Onde curtir uma boa roda de samba no Rio de Janeiro

Se o samba nasceu aqui, descubra onde rola uma batucada de bamba

É impossível não associar o Rio de Janeiro ao samba. A história do ritmo se confunde com a própria história da Cidade Maravilhosa e se tornou a cara do Brasil. Quem não gosta de um bom partido alto?

+ 7 bares mais badalados de Copacabana
+ Veja as festas imperdíveis do fim de semana no Rio
+ Karaokê no Rio de Janeiro: o guia definitivo 

O ObaOba selecionou algumas das melhores rodas de samba que acontecem pela cidade, espalhadas por diversos bairros. Algumas são bem tradicionais e só não vai quem é ruim da cabeça mesmo. 

Confira:

Trapiche Gamboa

A casa fica na Saúde, na revitalizada Zona Portuária. Tem aquele pé direito alto, aquele ar vintage e cheio de ancestralidade. Tem uma programação diária que vai do samba ao jongo, passando pela ciranda. Às terças, roda de samba e choro com Paulão 7Cordas e às quintas, o grupo Razões Africanas é impressionante, misturando jongo, ijexá, maracatu e outras belezas.

Onde: Rua Sacadura Cabral, 155 - Saúde

Clube Renascença

No subúrbio carioca, toda segunda-feira entre 17h e 23h rola o famoso Samba do Trabalhador. Comandada pelo grande Moacyr Luz, parceiro de gente como Zeca Pagodinho, Wilson das Neves e Aldir Blanc, a roda costuma receber outros gigantes semanalmente.

Onde: Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí

Samba Luzia

O antigo Clube Santa Luzia, no Centro do Rio, é um reduto de bambas. Sua programação inclui clássicos como Martinho da Vila e Fundo de Quintal, mas também tem espaço para nomes em ascenção, como Moyseis Marques, Aline Calixto e o Grupo Arruda.

Onde: Av. Almirante Silvio Noronha, 300 - Centro

Samba do Ouvidor

Cercado por prédios antigos, na esquina da rua do Ouvidor com a do Mercado, acontece em dois sábados por mês essa roda de samba que já é tradicional. O Centro do Rio se transforma, quando os ternos e sapatos dão lugares às camisetas e chinelos, com muita cerveja gelada entre 15h e 22h.

Onde: Rua do Ouvir com Rua do Mercado, em frente à Bolsa de Valores do Rio - Centro

Pedra do Sal

Este é o lugar onde, de fato, nasceu o samba. A região era habitada por nomes como Heitor dos Prazeres e João da Baiana, precursores do ritmo mais carioca que existe. Todas as segundas, a partir das 19h, rola a tradicional roda de samba, no meio da rua, no meio do povo.

Onde: Rua Argemiro Bulcão, 1 - Saúde

Feira das Yabás

Oswaldo Cruz é um bairro com uma tradição enorme em samba, não à toa é onde fica a sede da Portela. Com roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o evento que acontece um domingo por mês, também abre espaço para a gastronomia popular, servida pelas tias da escola de samba local.

Onde: Praça Paulo da Portela - Oswaldo Cruz

Cacique de Ramos

O Cacique é patrimônio do Rio, responsável por revelar artistas como Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal, de onde saíram gigantes como Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Sombrinha. A roda de samba acontece todos os domingos, às 17h. No terceiro domingo de cada mês, ainda tem feijoada.

Onde: Rua Uranos, 1326 - Olaria

Imperator

A Velha Guarda Musical de Vila Isabel comanda a roda de samba mensalmente, toda última quinta do mês, a partir das 20h. O convidado de abril é Toninho Geraes, autor de grandes sucessos gravados por gigantes do samba como Beth Carvalho ("Se a fila andar"), Martinho da Vila ("Mulheres") e Zeca Pagodinho, além de seu hit “Alma Boêmia”.

Onde: Rua Dias da Cruz, 170 - Méier

Pagode da Tia Doca

Hoje também conhecida como Roda de Samba do Nem, o pagode acontece em Madureira desde 1975 e já recebeu bambas como Candeia, Mano Décio da Viola, Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, D. Ivone Lara e João Nogueira. Acontece aos domingos, a partir das 19h, com direito a macarronada liberada!

Onde: Rua João Vicente, 219 - Madureira 

Atualizado em 20 Abr 2016.

Por Marco Sá
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Não vai viajar? Confira as festas de Réveillon 2017 que acontecem em São Paulo

Você procura por balada? Algo mais sossegado? Música ao vivo? A programação completa está aqui:

Festas agitam madrugada de Natal em São Paulo; confira

Uma listinha amiga com todos os rolês imperdíveis do dia 24 de dezembro!

Confira a programação completa dos ensaios das escolas de samba de SP para o Carnaval 2017

Ansioso para o Carnaval? Então não perca os ensaios das escolas de samba - oportunidade única de chegar mais perto dessa folia!

Esquenta para o Carnaval: 6 festas com bloquinhos para antecipar a folia em São Paulo

Ainda podem faltar alguns meses para o Carnaval 2017, mas os ensaios dos blocos carnavalescos já estão acontecendo a todo vapor!

Confira as festas para curtir o feriado prolongado de 15 de novembro em São Paulo

Eaí, partiu beber, cair e levantar? São muitos dias pra farrear!

8 baladas insanas pelo Brasil que você precisa ir pelo menos uma vez na vida

Acha que só na gringa tem aquelas baladas incríveis? Então você precisa conhecer mais das nights do seu país!