Onde curtir uma boa roda de samba no Rio de Janeiro

Se o samba nasceu aqui, descubra onde rola uma batucada de bamba

É impossível não associar o Rio de Janeiro ao samba. A história do ritmo se confunde com a própria história da Cidade Maravilhosa e se tornou a cara do Brasil. Quem não gosta de um bom partido alto?

+ 7 bares mais badalados de Copacabana
+ Veja as festas imperdíveis do fim de semana no Rio
+ Karaokê no Rio de Janeiro: o guia definitivo 

O ObaOba selecionou algumas das melhores rodas de samba que acontecem pela cidade, espalhadas por diversos bairros. Algumas são bem tradicionais e só não vai quem é ruim da cabeça mesmo. 

Confira:

Trapiche Gamboa

A casa fica na Saúde, na revitalizada Zona Portuária. Tem aquele pé direito alto, aquele ar vintage e cheio de ancestralidade. Tem uma programação diária que vai do samba ao jongo, passando pela ciranda. Às terças, roda de samba e choro com Paulão 7Cordas e às quintas, o grupo Razões Africanas é impressionante, misturando jongo, ijexá, maracatu e outras belezas.

Onde: Rua Sacadura Cabral, 155 - Saúde

Clube Renascença

No subúrbio carioca, toda segunda-feira entre 17h e 23h rola o famoso Samba do Trabalhador. Comandada pelo grande Moacyr Luz, parceiro de gente como Zeca Pagodinho, Wilson das Neves e Aldir Blanc, a roda costuma receber outros gigantes semanalmente.

Onde: Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí

Samba Luzia

O antigo Clube Santa Luzia, no Centro do Rio, é um reduto de bambas. Sua programação inclui clássicos como Martinho da Vila e Fundo de Quintal, mas também tem espaço para nomes em ascenção, como Moyseis Marques, Aline Calixto e o Grupo Arruda.

Onde: Av. Almirante Silvio Noronha, 300 - Centro

Samba do Ouvidor

Cercado por prédios antigos, na esquina da rua do Ouvidor com a do Mercado, acontece em dois sábados por mês essa roda de samba que já é tradicional. O Centro do Rio se transforma, quando os ternos e sapatos dão lugares às camisetas e chinelos, com muita cerveja gelada entre 15h e 22h.

Onde: Rua do Ouvir com Rua do Mercado, em frente à Bolsa de Valores do Rio - Centro

Pedra do Sal

Este é o lugar onde, de fato, nasceu o samba. A região era habitada por nomes como Heitor dos Prazeres e João da Baiana, precursores do ritmo mais carioca que existe. Todas as segundas, a partir das 19h, rola a tradicional roda de samba, no meio da rua, no meio do povo.

Onde: Rua Argemiro Bulcão, 1 - Saúde

Feira das Yabás

Oswaldo Cruz é um bairro com uma tradição enorme em samba, não à toa é onde fica a sede da Portela. Com roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o evento que acontece um domingo por mês, também abre espaço para a gastronomia popular, servida pelas tias da escola de samba local.

Onde: Praça Paulo da Portela - Oswaldo Cruz

Cacique de Ramos

O Cacique é patrimônio do Rio, responsável por revelar artistas como Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal, de onde saíram gigantes como Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Sombrinha. A roda de samba acontece todos os domingos, às 17h. No terceiro domingo de cada mês, ainda tem feijoada.

Onde: Rua Uranos, 1326 - Olaria

Imperator

A Velha Guarda Musical de Vila Isabel comanda a roda de samba mensalmente, toda última quinta do mês, a partir das 20h. O convidado de abril é Toninho Geraes, autor de grandes sucessos gravados por gigantes do samba como Beth Carvalho ("Se a fila andar"), Martinho da Vila ("Mulheres") e Zeca Pagodinho, além de seu hit “Alma Boêmia”.

Onde: Rua Dias da Cruz, 170 - Méier

Pagode da Tia Doca

Hoje também conhecida como Roda de Samba do Nem, o pagode acontece em Madureira desde 1975 e já recebeu bambas como Candeia, Mano Décio da Viola, Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, D. Ivone Lara e João Nogueira. Acontece aos domingos, a partir das 19h, com direito a macarronada liberada!

Onde: Rua João Vicente, 219 - Madureira 

Atualizado em 20 Abr 2016.

Por Marco Sá
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Do punk ao pagode: conheça 11 blocos diferentões que vão desfilar no Carnaval de rua 2017 em SP

Tem bloco de Carnaval para todos os gostos: de pagode, de eletrônico, de sertanejo e até bloco punk!

Marca de cerveja promove exposições e festas em museu de SP

O projeto "The Art of Heineken" contará a história da marca dentro do Museu de Arte Contemporânea

8 festas imperdíveis para curtir o verão no litoral de São Paulo

Saiba onde vão rolar as festas mais badaladas da temporada pelas praias paulistanas

Festivais de música eletrônica e raves que acontecem no Brasil em 2017

Programação imperdível para os fãs do EDM que não perdem a chance de fritar!

9 festas para curtir o Réveillon 2017 no Rio de Janeiro

Saiba onde será o fervô na virada do ano na cidade maravilhosa!

De festa open bar a roda de samba: veja o que fazer em SP entre o Natal e o Ano-Novo se você não vai viajar

Neste ano, INFELIZMENTE, não tem emenda de feriado dessas datas festivas. Para você que vai ficar por aqui: confira o melhor da programação de SP entre o dia 26 e o dia 30!