Veja quais são as cidades mais agitadas para curtir o Carnaval no Brasil

Algumas cidades arrastam multidões para folia nesta época do ano

O Carnaval é uma das grandes tradições da cultura brasileira. O país todo se mobiliza em torno desta festa que dura ao menos quatro dias. Algumas regiões e cidades se destacam quando o assunto é folia, arrastando multidões pelas ruas em festas que se tornam referência para quem quer festejar a data.

+ As melhores fantasias para improvisar no Carnaval
+ Guia de sobrevivência para o Carnaval
+ Ouça os 10 hits que prometem bombar no Carnaval 2015

Confira algumas destas cidades e suas principais características carnavalescas!

São Paulo

O Carnaval da capital paulista está ficando maior a cada ano com o aumento dos blocos de rua. A organização da folia paulistana começou em 2013 com a descriminalização dos blocos e a facilitação de licenças para os desfiles.

Desde então, a festa de São Paulo conta com o apoio da prefeitura, que disponibiliza banheiros químicos, postos médicos e ambulâncias, além de diversos profissionais  que coordenam os serviços de  limpeza, trânsito e segurança.

Aqui você pode conferir o roteiro dos bloquinhos de rua na cidade!

São Luiz do Paraitinga

A cidade é um município de São Paulo, com pouco mais de 10 mil habitantes, que tem um dos melhores e mais movimentados carnavais do país. A folia por lá é movida a base de marchinhas e de blocos carnavalescos tradicionais da cidade. Nada de axé, funk, pagode ou sertanejo, a festa é feita à moda antiga.

Além de hotéis e pousadas, muitas casas ficam disponíveis para aluguel durante a data para a recepção de milhares de pessoas, vindas de todos os lugares do país. Os blocos mais conhecidos são o Juca Teles, Bicho de Pé, Estrambelhados, Maricota, Pé na Cova, Barbosa, dentre muitos outros.

Veja aqui a programação dos blocos!

Votuporanga

A cidade tem um dos carnavais mais agitados do interior paulista. A maior atração da folia é o Bloco Oba, com diversas atrações divididas entre palco e trio elétrico, com axé, funk, eletrônico, samba e sertanejo.

Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Monobloco são algumas das atrações deste ano.Confira aqui a programação completa!

Ouro Preto

A cidade do interior de Minas Gerais também é famosa pelo Carnaval de rua. Ela abriga a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e possui diversas repúblicas e alojamentos estudantis, que ajudam a recepcionar o contingente de pessoas que visita a cidade nesta época do ano.

O município tem diversos blocos de rua, muitos deles organizados por estudantes, que sobem e descem as ladeiras da cidade histórica. Alguns dos blocos mais celebrados são o Bloco da Forca, Praia, Ourô Pirô, Bau da Xita, Mesclado, Caixão e Cabrobró.

Aqui você confere a programação e a oferta de pacote das repúblicas para o Carnaval deste ano.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem sabidamente um dos Carnavais mais famosos do país e do mundo por ter, além dos blocos de rua, o desfile das escolas de samba na Sapucaí. Mais de 300 blocos tomam conta da cidade maravilhosa.

Aqui você confere a programação dos blocos de rua!

Salvador

A capital baiana também é uma das mais tradicionais e procuradas quando o assunto é Carnaval. É referência para quem pular atrás do trio elétrico ao som de Claudinha Leite, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Chiclete com Banana, dentre muitos outros.

Os diversos blocos de rua como o tradicional Olodum o o desfile dos afoxés, como o Filhos de Gandhi, também são uma opção de folia baiana.

Confira a programação dos blocos de Salvador!

Olinda

A cidade pernambucana deu início aos festejos de carnaval no início do século passado. As tradições nordestinas do frevo, troça, bloco, maracatu, caboclinho e afoxé tomam conta da festa, que uma celebração bastante tradicional e ligada as raízes da cultura do Nordeste.

Um dos grandes diferenciais são os bonecos gigantes, que desfilam junto com as multidões entre os largos do Guadalupe e do Varadouro, na chamada Terça-Feira Gorda.

Recife

A capital do Pernambuco também faz parte do roteiro da folia pelo Brasil. A programação deste ano conta com diversas apresentações de artistas como Nação Zumbi, Monobloco, Sambô, Otto, Alceu Valença, Titãs, Gaby Amarantos, Jorge Aragão, Marcelo Jeneci, Elba Ramalho, dentre outros.

A cidade possui o bloco carnavalesco mais famoso do mundo, o Galo da Madrugada, que arrasta milhões de pessoas atrás do galo de 27 metros de altura e mais de uma tonelada ao som do frevo. Além de tudo isso, Recife também tem blocos e trio elétricos para todos os gostos.

Veja aqui a programação do carnaval de Recife!

 

Atualizado em 11 Fev 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Marca de cerveja promove exposições e festas em museu de SP

O projeto "The Art of Heineken" contará a história da marca dentro do Museu de Arte Contemporânea

8 festas imperdíveis para curtir o verão no litoral de São Paulo

Saiba onde vão rolar as festas mais badaladas da temporada pelas praias paulistanas

Festivais de música eletrônica e raves que acontecem no Brasil em 2017

Programação imperdível para os fãs do EDM que não perdem a chance de fritar!

9 festas para curtir o Réveillon 2017 no Rio de Janeiro

Saiba onde será o fervô na virada do ano na cidade maravilhosa!

De festa open bar a roda de samba: veja o que fazer em SP entre o Natal e o Ano-Novo se você não vai viajar

Neste ano, INFELIZMENTE, não tem emenda de feriado dessas datas festivas. Para você que vai ficar por aqui: confira o melhor da programação de SP entre o dia 26 e o dia 30!

Não vai viajar? Confira as festas de Réveillon 2017 que rolam em São Paulo

Você procura por balada? Algo mais sossegado? Música ao vivo? A programação completa está aqui: