Veja quais são as cidades mais agitadas para curtir o Carnaval no Brasil

Algumas cidades arrastam multidões para folia nesta época do ano

O Carnaval é uma das grandes tradições da cultura brasileira. O país todo se mobiliza em torno desta festa que dura ao menos quatro dias. Algumas regiões e cidades se destacam quando o assunto é folia, arrastando multidões pelas ruas em festas que se tornam referência para quem quer festejar a data.

+ As melhores fantasias para improvisar no Carnaval
+ Guia de sobrevivência para o Carnaval
+ Ouça os 10 hits que prometem bombar no Carnaval 2015

Confira algumas destas cidades e suas principais características carnavalescas!

São Paulo

O Carnaval da capital paulista está ficando maior a cada ano com o aumento dos blocos de rua. A organização da folia paulistana começou em 2013 com a descriminalização dos blocos e a facilitação de licenças para os desfiles.

Desde então, a festa de São Paulo conta com o apoio da prefeitura, que disponibiliza banheiros químicos, postos médicos e ambulâncias, além de diversos profissionais  que coordenam os serviços de  limpeza, trânsito e segurança.

Aqui você pode conferir o roteiro dos bloquinhos de rua na cidade!

São Luiz do Paraitinga

A cidade é um município de São Paulo, com pouco mais de 10 mil habitantes, que tem um dos melhores e mais movimentados carnavais do país. A folia por lá é movida a base de marchinhas e de blocos carnavalescos tradicionais da cidade. Nada de axé, funk, pagode ou sertanejo, a festa é feita à moda antiga.

Além de hotéis e pousadas, muitas casas ficam disponíveis para aluguel durante a data para a recepção de milhares de pessoas, vindas de todos os lugares do país. Os blocos mais conhecidos são o Juca Teles, Bicho de Pé, Estrambelhados, Maricota, Pé na Cova, Barbosa, dentre muitos outros.

Veja aqui a programação dos blocos!

Votuporanga

A cidade tem um dos carnavais mais agitados do interior paulista. A maior atração da folia é o Bloco Oba, com diversas atrações divididas entre palco e trio elétrico, com axé, funk, eletrônico, samba e sertanejo.

Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Monobloco são algumas das atrações deste ano.Confira aqui a programação completa!

Ouro Preto

A cidade do interior de Minas Gerais também é famosa pelo Carnaval de rua. Ela abriga a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e possui diversas repúblicas e alojamentos estudantis, que ajudam a recepcionar o contingente de pessoas que visita a cidade nesta época do ano.

O município tem diversos blocos de rua, muitos deles organizados por estudantes, que sobem e descem as ladeiras da cidade histórica. Alguns dos blocos mais celebrados são o Bloco da Forca, Praia, Ourô Pirô, Bau da Xita, Mesclado, Caixão e Cabrobró.

Aqui você confere a programação e a oferta de pacote das repúblicas para o Carnaval deste ano.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem sabidamente um dos Carnavais mais famosos do país e do mundo por ter, além dos blocos de rua, o desfile das escolas de samba na Sapucaí. Mais de 300 blocos tomam conta da cidade maravilhosa.

Aqui você confere a programação dos blocos de rua!

Salvador

A capital baiana também é uma das mais tradicionais e procuradas quando o assunto é Carnaval. É referência para quem pular atrás do trio elétrico ao som de Claudinha Leite, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Chiclete com Banana, dentre muitos outros.

Os diversos blocos de rua como o tradicional Olodum o o desfile dos afoxés, como o Filhos de Gandhi, também são uma opção de folia baiana.

Confira a programação dos blocos de Salvador!

Olinda

A cidade pernambucana deu início aos festejos de carnaval no início do século passado. As tradições nordestinas do frevo, troça, bloco, maracatu, caboclinho e afoxé tomam conta da festa, que uma celebração bastante tradicional e ligada as raízes da cultura do Nordeste.

Um dos grandes diferenciais são os bonecos gigantes, que desfilam junto com as multidões entre os largos do Guadalupe e do Varadouro, na chamada Terça-Feira Gorda.

Recife

A capital do Pernambuco também faz parte do roteiro da folia pelo Brasil. A programação deste ano conta com diversas apresentações de artistas como Nação Zumbi, Monobloco, Sambô, Otto, Alceu Valença, Titãs, Gaby Amarantos, Jorge Aragão, Marcelo Jeneci, Elba Ramalho, dentre outros.

A cidade possui o bloco carnavalesco mais famoso do mundo, o Galo da Madrugada, que arrasta milhões de pessoas atrás do galo de 27 metros de altura e mais de uma tonelada ao som do frevo. Além de tudo isso, Recife também tem blocos e trio elétricos para todos os gostos.

Veja aqui a programação do carnaval de Recife!

 

Atualizado em 11 Fev 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação completa dos ensaios das escolas de samba de SP para o Carnaval 2017

Ansioso para o Carnaval? Então não perca os ensaios das escolas de samba - oportunidade única de chegar mais perto dessa folia!

Não perca: 8 festas com bloquinhos para antecipar a folia de Carnaval em SP

Ainda podem faltar alguns meses para o Carnaval 2017, mas os ensaios das baterias carnavalescas já estão acontecendo a todo vapor!

Confira as festas para curtir o feriado prolongado de 15 de novembro em São Paulo

Eaí, partiu beber, cair e levantar? São muitos dias pra farrear!

8 baladas insanas pelo Brasil que você precisa ir pelo menos uma vez na vida

Acha que só na gringa tem aquelas baladas incríveis? Então você precisa conhecer mais das nights do seu país!

Confira as festas em São Paulo para aproveitar o feriado de 2 de novembro

Tem balada open bar, especial Halloween, pop, indie e mais <3

6 baladas em São Paulo que servem comida para acabar com a sua larica da madrugada

Saiba os lugares que oferecem de lanches até porções e sobremesas durante a noite <3