Dia da Consciência Negra em SP

Shows gratuitos agitam a cidade no feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares

Emicida faz três shows gratuitos no feriado da consciência negra
Emicida faz três shows gratuitos no feriado da consciência negra (Créditos: Divulgação)

Na próxima quarta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra enche as ruas de São Paulo de cultura afro. A data marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no país.

+ Ouça os 100 maiores músicos negros de todos os tempos
+ Os negros mais lindos da internet
+ Conheça 6 rappers que são crianças

+ 7 manias dos negros norte-americanos

A semana da Consciência Negra sempre traz uma programação especial a São Paulo. E este ano não será diferente. Shows, exposições, saraus... tem para todos os gostos e bolsos. Veja a programação que o ObaOba separou para você:

Obá | NossaCasa – Confraria das Ideias

foto da festa Obá

Nesta terça-feira, 19 de novembro, acontece a festa Obá, conhecida por reunir um mix de ritmos brasileiros e africanos em homenagem a cultura negra, na NossaCasa. No som rolam sets recheados de músicas nacionais, como clássicos de Caetano Veloso, Maria Bethania e Chico Buarque. Além de toda a temática africana e brasileira, a festa também conta com acarajés e Aluá, bebida típica do norte feita à base de milho. A partir das 23h.

Back2Black | HSBC Brasil

Foto de Bobby Womack

Na terça-feira também rola o festival Back2Black, dedicado à cultura negra, no HSBC Brasil. Esse ano, o evento conta com os shows do cantor norte-americano Bobby Womack e do rapper brasileiro Emicida, além de apresentações de DJs no intervalo. A partir das 22h.

Mestres da Soul | Praça das Artes

imagem do Tony Tornado 

Nos dias 19 e 20, acontece o festival Mestres da Soul, na Praça das Artes. O evento gratuito, que terá a banda Black Rio como base, leva ao palco nomes celebrados da soul music brasileira, como Di Melo, Tony Tornado, Hyldon e Gerson King Combo. A partir das 18h.

Galeria Olido

foto do Z'África Brasil

O espaço localizado no centro recebe shows gratuitos durante todo mês. As terças-feiras, a tradicional roda de samba Pagode da 27, criada no Grajaú (zona sul), se apresenta na galeria. Já nas quartas, é a vez do grupo Z'África Brasil levar ao público o show "O Rap É Grande", às 19h.

Dia da Consciência Negra | Vale do Anhangabaú

foto de Keith Sweat

Nos dias 19 e 20 de novembro acontece o Dia da Consciência Negra, no Vale do Anhangabaú. O evento gratuito reúne vertentes da música negra, uma feira gastronômica e outras atividades, como saraus e oficinas. Artistas como Izzy Gordon, Rappin Hood, Lurdez da Luz, Arlindo Cruz, Turma do Pagode, Dexter, Emicida e o norte-americano Keith Sweat se apresentam no local.

Auditório Ibirapuera

foto de Itamar Assumpção

Na quarta-feira, 20 de novembro, a cantora Zélia Duncan faz um show gratuito para a plateia externa do Auditório Ibirapuera em homenagem ao músico Itamar Assumpção. A apresentação conta com a participação especial de Tulipa Ruiz e Anelis Assumpção, filha do músico. A partir das 11h.

Leonardo Paladino redator(a)

Comentários