São Paulo > Comportamento > Halloween 2005: saiba onde comemorar esta data sombria

Halloween 2005: saiba onde comemorar esta data sombria

Quando pensamos no dia das bruxas, a primeira imagem que nos vem à cabeça são aquelas criancinhas fantasiadas de bruxa, drácula ou Frankstein, pedindo doces de porta em porta, ou aquelas abóboras decoradas com velas. E o mais engraçado é que essas são cenas dos filmes americanos. Mais engraçado ainda é saber como surgiu o dia das bruxas e descobrir que sua origem não tem nada de americano e sim, de Celta.

Isso mesmo, faça uma forcinha e lembre-se daquelas aulas de história onde a professora falava das primeiras civilizações. Bingo! A civilização Celta é uma delas. Originária da Europa, tem mais de 2000 anos, e concentrou-se principalmente na região da Irlanda. Essa civilização não conhecia a tecnologia, e, ao contrário da nossa, tinha a sabedoria da natureza como principal aliada. Este elo com os fenômenos naturais era percebido em todas as suas atividades: colheitas, rituais e principalmente na religião.

Os celtas também eram chamados de druidas, e acreditavam que o Shamhaine (palavra que originou o termo Halloween), era o fim de um ciclo - fim do inverno, começo da primavera - iniciado em 31 de outubro (dia em que se comemora o dia das bruxas) e finalizado em 02 de novembro. Durante esses dias, um portal entre o mundo dos vivos e dos mortos era aberto, e fenômenos ocultos eram comuns nesse período.

Sem dúvida, as comemorações do Halloween são mais intensas em países da Europa e nos EUA. Isso é natural, na medida em que esses locais têm uma grande tradição com relação à data.

Mas o dia das bruxas se propagou pelo mundo e é comemorado em diversos países, inclusive no Brasil. Enquanto as crianças americanas e européias saem todo dia 31 de outubro batendo nas portas das casas da vizinhança e perguntando "Trick or Treat?", as crianças brasileiras traduziram a pergunta para "Doce ou Travessura?". Mas, tanto no Brasil como no exterior, se a pessoa não der doces para as crianças, rola alguma travessura na certa.

A abóbora, principal símbolo do Halloween, é uma tradição do folclore da Irlanda, e ressalta que o dia das bruxas é uma data que tem relação com elementos folclóricos. E em termos de folclore o Brasil é um país muito rico, principalmente no que diz respeito a personagens místicos.

Todo ano, o Halloween serve de inspiração para várias festas. Muitas casas criam baladas especiais no final do mês de outubro para comemorar esta data sombria. E opções não faltam para quem quer curtir o dia das bruxas se divertindo. Seja numa festa a fantasia ou numa simples balada com decoração de terror, há opções para todos os gostos.

Agora que você conheceu um pouco da história do dia das bruxas, confira nosso roteiro de festas inspiradas pela data e entre no espírito do Halloween!

Comentários

DESTAQUES DO OBAOBA