São Paulo > Comportamento > Os efeitos da Lei Seca no Brasil

Os efeitos da Lei Seca no Brasil

Última Publicação 19/05/2014

A "Lei Seca" tem sido um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas. A pena para os motoristas alcoolizados se tornou uma grande ameaça para quem pensa em ir sair de casa de carro para baladas, bares etc.

O rigor da lei surpreendeu quem não estava preparado para o limite-zero. Mas, paralela à temência da maioria dos motoristas - que preferem ficar no refrigerante, ao tomar multa alta e ter o veículo apreendido - surgiu a prática da "corrente do goró". Trata-se de um grupo de pessoas que se comunicam por meio de mensagens de celular, alertando aos amigos sobre locais de blitze na cidade. Tudo para escapar da fiscalização. Além de informar os locais, os membros da "corrente" também pedem para que o receptor da mensagem encaminhe-a para outras pessoas.

O Detran afirmou ao jornal brasiliense Tribuna do Brasil que já tem conhecimento da "corrente do goró", e já estão sendo tomadas as medidas para neutralizar seus efeitos. O departamento garante que os locais de blitze não serão informados com antecedência.

Outra novidade decorrente da Lei Seca foi o aumento considerável na venda de bafômetros. De acordo com o Último Segundo, há uma fila de espera para a compra do aparelho. Entre os compradores estão os donos de bares, restaurantes, casas noturnas e farmácias que procuram prevenir os clientes de uma possível apreensão. O preço médio do bafômetro fica entre R$300 e R$10 mil.

Comentários

DESTAQUES DO OBAOBA