Guia da Semana

Você nasceu no comecinho dos anos 1990, pegou bons anos da MTV, ouviu os grandes momentos da 89 – A Rádio Rock, teve o prazer de comprar CDs e revistas de cifra e traduções de letras. Esse tempo passou, mas algumas bandas ficaram, marcando a nossa infância/adolescência.

+ Conheça os 6 duos mais legais do momento
+ 6 bandas brasileiras de som próprio
+ 9 bandas para você conhecer

Você se encaixa com este perfil acima? Então veja abaixo as bandas que marcaram época enquanto você crescia:

GRINGOS

Foo Fighters

Após o fim do Nirvana ter sido anunciado com uma tragédia, Dave Grohl, baterista do trio de Seattle reuniu suas forças em um novo projeto. Nascia aí o Foo Fighters, que tem uma das mais brilhantes carreiras entre todas as bandas nos últimos 20 anos.

Daft Punk

Não era todo mundo que tinha acesso ao Daft Punk em 2000, mas o clipe de “One More Time” mudou esta relação entre público e dupla. Os robôs, que hoje emplacam seus hits de maneira fácil, na época do lançamento não eram tão conhecidos entre os garotos de pouco mais de 10 anos. Uma grande surpresa, sem sombra de dúvidas.

Red Hot Chilli Peppers

Eles já eram populares, mas foi em 1999 que o Red Hot Chilli Peppers entrou de vez na mente da garotada, principalmente por contar com cenários virtuais no clipe que poderia muito bem ser um jogo. Estamos falando de “Californication”, vai dizer que você nunca quis “jogar” aquele clipe?

Linkin Park

O nu metal ainda tinha alguma força quando o Linkin Park surgiu. “Crawling” era forte, tinha scratches e gritos, além de uma boa linha de baixo e guitarras pesadas. Quer receita melhor para conquistar um adolescente cheio de açúcar no sangue?

Placebo

Quando as espinhas saltavam loucamente no seu rosto e seu guarda-roupas começava a ficar mais escuro, bandas estranhas passavam a fazer parte do seu gosto, e é aí que o Placebo entra. Brian Molko ditou tendências, mostrou que tomar remédio, reclamar da vida e ser deprê podia ser legal. Embora ser um alterna-deprê já fosse moda em outras épocas, eles foram os responsáveis por ligar a chave da nossa geração.

NACIONAIS

O Rappa

Pra quem tem quase 30, curtir o som d’O Rappa foi algo sensacional em 1995, mas para os jovens como nós, de 20 e pouquinhos, vimos em 1999 e descobrimos uma grande banda com um clipe chocante. “Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)”. Quem lembra?

CPM 22

Ter uns 10 anos, gostar de Tony Hawk e hard core parece algo comum para você? Para nós era, e o CPM 22 foi uma das bandas responsáveis por libertar este espírito em nossos corpos. Embora eles já fossem deveras conhecidos desde 1998, foi em 2000 e com o hit “Regina Let’s Go” que eles emplacaram. E foram longe.

Mamonas Assassinas

Ninguém sabia muito bem se rock era algo legal aos seis ou sete anos, mas os Mamonas Assassinas deram a letra e nós aprendemos direitinho. Com palavrões e letras engraçadas, eles conquistaram as crianças e foram embora cedo, deixando um sorriso sincero nos nossos rostos.

Charlie Brown Jr.

Em 1997, enquanto a TV CRUJ nos aquietava às 18h, uma banda mostrava que skate e rock eram muito mais legais que os pagodes que tocavam na época. O Charlie Brown Jr. chegou com “O Coro Vai Cumê” avisando que eles já tinham invadido a cidade. A banda permaneceu no topo por 10 anos, e após muitas polêmicas, se desfez com a morte de Chorão e Champignon.

Raimundos

Forrock? Esse termo não existe, mas o Raimundos conseguiu implantá-lo nas nossas mentes ao enfiar elementos do ritmo nordestino entre as guitarras pesadas de suas músicas, com Rodolfo, Canisso, Digão e Fred, a banda conquistou o Brasil de vez no final da década de 1990, com o hit inesquecível “Mulher de Fases”.

Por Redação ObaOba

Atualizado em 23 Out 2014.