Dia da Consciência Negra em SP

Shows gratuitos agitam a cidade no feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares

Na próxima quinta-feira, 20 de novembro de 2014, será celebrado o Dia da Consciência Negra, evento que enche as ruas de São Paulo com o melhor da cultura afro. A data marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, ícone da luta pelos direitos dos negros no país.

+ Ouça os 100 maiores músicos negros de todos os tempos
+ Os negros mais lindos da internet
+ Conheça 6 rappers que são crianças

+ 7 manias dos negros norte-americanos

A semana da Consciência Negra sempre traz uma programação especial para cidade e neste ano não será diferente. Shows, exposições, saraus... tem para todos os gostos e bolsos. Veja a programação que o ObaOba separou para você:

Diversos | Vale do Anhangabaú

A Secretária de Promoção da Igualdade Racial preparou um evento com diversos shows gratuitos no Vale do Anhangabaú. Entre as atrações estão grupos musicais brasileiros e internacionais, como Inner Circle, o nigeriano Keziah Jones (foto), DJ Hum, Lady Zu e Paulinho da Viola. No mesmo dia, também rola o show "Homenagem ao Buena Vista Social Club e a Ibrahim Ferrer" com a participação de Ibrahim Ferrer Junior, Fernando Ferrer e Marina de La Riva. A partir das 11h.

Chico César | Centro Cultural da Juventude

O cantor e compositor Chico César faz show gratuito de releitura do seu primeiro CD, Aos Vivos, lançado originalmente em 1995, no Centro Cultural da Juventude. Nesta apresentação, intitulada 'Aos Vivos Agora', o cantor mostra seus maiores sucessos, além de uma versão blues para "Dor Elegante", de Itamar Assumpção e Paulo Leminski, "Paula e Bebeto", de Caetano Veloso e Milton Nascimento, e "Fé Cega, Faca Amolada", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. A partir das 18h.

Orquestra Afro-Brasileira | Auditório Ibirapuera

Já a Orquestra Afro-Brasileira faz show gratuito no Auditório Ibirapuera. A orquestra, que nasceu em 1942 como um grupo voltado para a divulgação da arte e da cultura musical negra brasileira, apresenta um tributo a seu criador, o compositor e arranjador Abigail Moura, que esteve à frente do grupo por 30 anos. A partir das 11h.

Dom Paulinho Lima | Bourbon Street

O cantor Dom Paulinho Lima, semifinalista do programa The Voice Brasil, se apresenta no Bourbon Street Music Club. Acompanhado pela banda Soul Power, formada por Almir Marques, Kahuê Oliveira, Drê Alcântara e Veto Drum, o cantor mostra o seu repertório inspirado em grandes nomes da música negra, como Earth Wind & Fire, Al Green, Marvin Gaye e Tim Maia. A partir das 18h30.

Pagode da 27 | SESC Santo Amaro

O grupo Pagode da 27 faz show gratuito no SESC Santo Amaro. Para quem não conhece, o projeto nasceu em 2005 a partir da reunião de sambistas do Grajaú, na Rua 27 (Rua Manoel Guilherme dos Reis). O grupo é constituído atualmente por 10 músicos e toca diversos sambas autorais, além de releituras de grandes clássicos. A partir das 17h.

Zulumbi | SESC Consolação

A banda Zulumbi faz uma apresentação gratuita no SESC Consolação. Com uma mistura de batuques afro-brasileiros e hip hop, o trio formado por Lúcio Maia (Nação Zumbi), DJ PG (Elo Da Corrente) e o MC Rodrigo Brandão (Gorila Urbano) tem uma estética musical com influências da psicodelia e do mangue beat. A partir das 15h.

Balada Literária | SESC Pinheiros

A abertura da Balada Literária 2014 terá um show com a participação de Fabiana Cozza (foto), Luiza Dionísio, Tizumba, Gog, Tião Carvalho e Tiganá Santana no SESC Pinheiros. A Balada Literária é um evento idealizado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire que acontece todos os anos em São Paulo. A programação envolve debates sobre obras e expressões artísticas, recitais de poesia, exposições e apresentações musicais. A partir das 18h.

Bonga | SESC Vila Mariana

Nos dias 19 e 20 de novembro o cantor e compositor angolano Bonga se apresenta no SESC Vila Mariana. Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga Kuenda, é considerado o embaixador da música angolana, sendo responsável por divulgar a identidade nacional através do semba - um dos estilos musicais angolanos mais populares. O músico iniciou sua carreira em 1972 com o álbum Angola 72, que teve como foco a luta contra o colonialismo e a discriminação racial. Ao longo de sua carreira Bonga já lançou 32 álbuns e mais de 300 canções autorais, que já foram interpretadas por nomes consagrados, como Martinho da Vila, Alcione e Elza Soares. A partir das 18h.

Samba de Roda | SESC Pompeia

Na choperia do SESC Pompeia acontece uma apresentação gratuita de Samba de Roda com Kolombolo e Partido na Cozinha (foto). As duas rodas de samba formadas em São Paulo se juntam no palco para show comemorativo ao Dia da Consciência Negra com participações de João Borba e Jannu. A partir das 18h.

Atualizado em 17 Nov 2014.

Por Leonardo Paladino
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

8 produtos que vão te ajudar a fazer seu próprio spa day em casa

Pra um dia relaxante e cheio de cuidadinhos especiais, coisa que todos nós merecemos

10 fantasias do Carnaval 2017 que provam que o melhor do Brasil realmente é o brasileiro

Quanta criatividade, né gente?!

Mais de 16 produtos hilários que você vai querer comprar para o seu animal de estimação

Aquele agradinho que seu catioríneo, gatíneo ou qualquer que seja o animalzíneo merece!

7 dicas preciosas pra não entrar pra estatística do "fui roubado" neste Carnaval

Boas gambiarras pra não perder, além da dignidade, seus bens materiais

10 espaços urbanos que foram transformados em áreas de lazer em SP

São Paulo está cada vez mais sendo "ocupada" com esse propósito - e as festas e pontos de encontro passam a ser na rua!

8 livros interativos e criativos que vão chamar sua atenção logo de cara

Dicas para exercitar sua atividade, como programar seu dia de um jeito diferente e livro de descontos!