Guia de Profissões: Publicidade e Propaganda

A profissão é diretamente ligada a criatividade

Mais do que vender um produto ou serviço, a arte da publicidade é a de vender uma ideia. A carreira é muito associada ao uso da criatividade e por isso é uma das mais procuradas pelos jovens. Muitos também idealizam a profissão como glamurosa.

 Porém, vale lembrar que o dia-a-dia da profissão não é assim tão belo, já que não costuma haver tempo para inspiração: a criatividade tem que se ajustar ao tempo de trabalho. A rotina também pode incluir extensas horas de trabalho, que podem não ser tão bem recompensadas no começo da carreira. Pelo menos não para aqueles que escolhem trabalhar em agência. Aqueles que optam ir para o Marketing de uma empresa podem sair da faculdade com um piso de R$3000 e logo já são efetivados. Os horários também são mais regrados, mas as responsabilidades são maiores.
Outro ponto a ser levado em conta é que o mercado é muito concorrido. Domingos Octaviano, ex-aluno do curso da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing conta que estudar em uma das faculdades mais conceituadas do país o ajudou a entrar no mercado: “O curso tem professores que atuam no mercado de trabalho isso ajuda o aluno a ingressar. É um mercado concorrido e a indicação para uma vaga representa 90% da chance de ingressar em uma agência.”
A faculdade de Publicidade e Propaganda tem duração de quatro anos, sendo que o primeiro ano costuma ser mais geral, com as mesmas aulas de outros cursos de comunicação, como Jornalismo e Relações Públicas. “A rotina do curso é bem diversificada, não teve nada que me deixasse entediado”, conta Domingos. Por volta do 5º semestre, os alunos podem escolher entre suas áreas de interesse, como marcas, comunicação integrada, criação e varejo.

 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

14 rolês noturnos que todo paulistano precisa fazer pelo menos uma vez na vida

Experimentar a sala Drive-In da Caixa Belas Artes, cantar em um karaokê da Liberdade, aproveitar um happy hour na Vila Madá e por aí vai

8 produtos que vão te ajudar a fazer seu próprio spa day em casa

Pra um dia relaxante e cheio de cuidadinhos especiais, coisa que todos nós merecemos

10 fantasias do Carnaval 2017 que provam que o melhor do Brasil realmente é o brasileiro

Quanta criatividade, né gente?!

Mais de 16 produtos hilários que você vai querer comprar para o seu animal de estimação

Aquele agradinho que seu catioríneo, gatíneo ou qualquer que seja o animalzíneo merece!

7 dicas preciosas pra não entrar pra estatística do "fui roubado" neste Carnaval

Boas gambiarras pra não perder, além da dignidade, seus bens materiais

10 espaços urbanos que foram transformados em áreas de lazer em SP

São Paulo está cada vez mais sendo "ocupada" com esse propósito - e as festas e pontos de encontro passam a ser na rua!