10 filmes para você conhecer melhor Cuba

Obras que retratam a realidade do país comunista da América Central

Com a polêmica envolvendo a chegada dos médicos cubanos que estão vindo para o Brasil trabalhar em cerca de 700 municípios brasileiros, o ObaOba resolveu fazer uma viagem cultural e listou dez filmes que retratam um pouco da realidade do país comunista da América Central. A intenção é mostrar que lá não tem só charutos e casinos ilegais.

+ 10 títulos de filmes com traduções bizarras
+ 8 filmes inspiradores e com lições de vida
+ 7 filmes independentes para você conhecer
 

Se liga em 10 filmes que retratam a realidade cubana:

“Uma Noite”, de Lucy Mulloy

Um filme que retrata a juventude cubana nos dias de hoje. Mostra a vida de Raul e Elio, dois adolescentes que sonham em fugir de Cuba e começar uma vida nova em Miami, nos Estados Unidos. Raul é acusado de agredir um estrangeiro e precisa escapar imediatamente. Já, Elio tem que decidir se parte com o amigo, ou se continua no país com sua irmã gêmea Lila.

“Havana”, de Sydney Pollack

O filme é um romance, que mostra a relação entre um norte-americano jogador de pôquer que se apaixona por uma bela ativista política, esposa de um revolucionário cubano. A trama se passa na Havana de 1958.

“Scarface”, de Brian de Palma

O clássico filme com Al Pacino retrata a vida de um imigrante cubano que tenta formar um império de tráfico de drogas em Miami. “Scarface” é um dos filmes mais violentos já feitos, sendo um remake de outro filme de 1932 realizado por Howard Hawks e produzido por Howard Hughes.

“Morte de um Burocrata”, de Tomás Gutiérrez Alea

O filme retrata os absurdos causados pela burocracia cubana ao contar o drama de um jovem que sofre para conseguir o direito de pensão para sua tia, após a morte acidental de um trabalhador que é enterrado com a sua carteira de trabalho.

“Morango e Chocolate”, de Juan Carlos Tabío e Tomás Gutiérrez Alea

Vencedor de inúmeros prêmios internacionais e o primeiro filme cubano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Morango e Chocolate aborda temas como tolerância, discriminação e preconceitos da sociedade e do regime cubano ao mostrar a amizade entre David, um jovem universitário e militante comunista, e Diego, um professor homossexual.

“Memórias do Subdesenvolvimento”, de Tomas Guiérrez Alea

Uma ficção baseada na novela de Edmondo Desnoes que revela a crise existencial do homem burguês diante das gigantescas transformações políticas da revolução popular cubana.

“Soy Cuba”, de Mikail Kalotosov

Produção soviética em colaboração com cineastas cubanos, narra as histórias de camponeses, estudantes e trabalhadores que protagonizaram a derrubada da ditadura cubana.

“7 Dias em Havana”

Sete diretores (Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabio e Laurent Cantet) um para cada dia da semana dirigiram o filme, composto por sete curtas de aproximadamente 15 minutos cada, que retratam a imagem da cidade de Havana e suas singularidades.

"A Cidade Perdida", de Andy Garcia

Filme do ator e diretor cubano Andy Garcia retrata a vida das poucas pessoas que conseguem ter prazer e diversão na Havana de 1958, enquanto as outras estão descontentes por viverem sob a ditadura de Fulgencio Batista, até as forças revolucionárias de Fidel Castro e Ernesto 'Che' Guevara tomarem a cidade.

“Viva Cuba”, de Juan Carlos Cremata

O filme mostra a realidade cubana tendo como pano de fundo a história de amor inocente entre duas crianças, Malú e Jorgito, apesar do fato de que suas famílias se detestam.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Leonardo Paladino
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3