10ª Mostra do Filme Livre chega a São Paulo

Mas também continua acontecendo no Rio

Entre os dias 11 e 31 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a 10ª Mostra do Filme Livre (MFL), evento que acontece pela primeira vez na capital paulista, depois de nove edições realizadas no Rio de Janeiro. Em paralelo, a Mostra também acontece no CCBB do Rio de Janeiro.

A mostra, dedicada a filmes independentes brasileiros, exibe ao todo 333 filmes, dos quais 121 foram selecionados e outros 212 foram convidados para sessões especiais e retrospectivas.

Na sessão de abertura paulistana, às 19h45 do dia 11 de março (sexta-feira), rola exibição de um resumo audiovisual das atrações do evento, produzido pelo artista Christian Caselli, além da pré-estreia de Um inferno sem lazer, de Nilson Primitivo e Paulo Duarte.

Sessões especiais A "Mundo Livre" exibe filmes feitos por brasileiros no exterior, a "Pílulas" tem filmes de até quatro minutos, a "Mostrinha Livre" é de curtas infantis, e a "Invisível" apresenta filmes rejeitados pela curadoria que passarão pelo crivo popular.

Raridades O programa ainda tem exibição, em 16mm, do raro longa-metragem O lobisomem - terror da meia noite, de Elyseu Visconti. Outro destaque é o filme Coronel Cabelinho vs Grajaú Soldiers, da produtora trash carioca PEPA Filmes. E a seleção também tem títulos como Deu pra ti, anos 70, longa em super-8, de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti.

Lançamentos de livros "Cinema de garagem", de Dellani Lima e Marcelo Ikeda, e "Filme Livre! Curando, mostrando e pensando filmes livres!", organizado por Marcelo Ikeda, vão ser lançados no dia 24 de março, às 19h45. No mesmo dia, rola uma mesa redonda com os curadores Christian Caselli, Guilherme Whitaker e Marcelo Ikeda, sobre o panorama da evolução da produção audiovisual independente no Brasil nos últimos 10 anos.

Serviço
10ª Mostra do Filme Livre (MFL)
Onde: CCBB-SP e CCBB-RJ
Quando: de 10 a 31 de março no Rio e de 11 a 31 de março em São Paulo (veja a programação completa no site oficial)
Quanto: Entrada franca, mediante a retirada de senha com uma hora de antecedência

Atualizado em 20 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3