11 filmes inspirados em games

Relembra os melhore (e os piores) filmes de games

De tempos em tempos, o cinema blockbuster resolve buscar inspiração em outras mídias, como games e música, seja para criar algo novo ou para fazer sua própria versão. E quando o assunto são games, os corações se dividem. Há quem ame, há quem odeie e há quem acredite que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

+ Os 50 filmes mais esperados de 2014
+ Veja 7 games que viraram filmes
+ 7 motivos explicam porque games são melhores que namorar

O fato é que a sétima arte vem há decadas inventando e reinventando games, que, cada vez mais, se parecem com filmes. Grandes produções como Silent Hill e Resident Evil, tem histórias tão recheadas de detalhes e tramas tão trabalhadas que faz todo sentido serem reinventadas dessa forma.

Bons ou ruins, os filmes de game dão o que falar, e, abaixo selecionamos os melhores (e os piores) para você relembrar:

Terror em Silent Hill

Um filme baseado num game que, por sua vez, foi baseado num lugar real. É isso mesmo? Sim. O game Silent Hill, que teve sua primeira edição lançada em 1999, é inspirada na cidade Centralia, na Pensilvânia. Tanto no longa, quanto no game, a história é de uma família com uma garotinha adotada, que tem pesadelos com Silent Hill.

Tentando ajudar a filha, a mãe sai com ela em busca desse lugar assombrado que não está nos mapas. Chegando lá a mocinha some e lá sai a mãe para buscá-la. Mas, de tempos em tempos, uma sirene toca e a cidade cinzenta se transforma em um pesadelo puro, cheio de criaturas terríveis, bichos assustadores e uma estética aterrorizante.

Centralia, a cidade original, vivia da exploração de carvão mineral em minas subterrâneas. Depois de um grande incêndio que começou debaixo da cidade, todos os moradores tiveram que ser realocados, já que, até hoje, há fogo nos subterrâneo e os gases tóxicos, além do perigo de desabamento, deixaram a cidade inabitável.

Mortal Kombat

Inspirado no game homônimo que, com certeza, você já jogou muito, o longa trabalha em cima do primeiro game da saga, e é de 1995.

No filme, três lutadores talentosos são atraídos para uma ilha misteriosa onde enfrentarão inimigos terríveis para salvar a humanidade no torneio milenar Mortal Kombat.

O filme foi um sucesso de bilheteria e é considerado até hoje uma das top 5 adaptações de games mais bem sucedidas.

Street Fighter

Se Mortal Kombat levou centenas de pessoas às salas de cinema, Street Fighter é conhecido pelo contrário...o longa foi super gongado. Inspirado no game homônimo que você também jogou até rachar, é de um ano antes de Mortal Kombat e tem como estrela Jean Claude Van Damme (que ficou mal falado por causa do filme).

Mesmo assim, todo mundo correu pro cinema ver o longa, que se passa em Shadaloo, onde uma guerra civil é comandada pelo General M. Bison. Quando ele sequestra 63 delegados das Nações Unidas, as coisas se complicam, e o Coronel Guile é encarregado de resgatar os reféns, com ajuda de Cammy e dois heróis aleatórios. Em 2009, o game ganhou outra adaptação para o cinema, chamada A Lenda de Chun-Li.

Hitman - Assasino 47

Baseado no game Hitman - Codename 47, o longa narra a história do agente 47, que foi criado para ser um exímio matador de aluguel. O número 47 é uma referência aos dois últimos dígitos do código de barras que tem tatuado em sua nuca (como todos os outros agentes desse tipo).

Depois de envolvido em um golpe político, e ser perseguido pela Interpol e militares russos pela Europa, ele tenta descobrir quem organizou este plano contra ele, ao mesmo tempo em que precisa lidar com uma garota que desperta lembranças estranhas nele. A crítica não é boa, mas a galera gostou, ambos pelo mesmo motivo: sangue, pancadaria e quase nenhuma fala.

Max Payne

O game homônimo, que ganhou também uma série, é considerado uma das melhores adaptações do gênero, ganhando também uma série, além do longa.

No filme, o policial Max Payne tem uma vida infeliz até que sua mulher e filho são assassinados por três homens em uma invasão a sua casa. O crime muda completamente a vida do coxa, que fica obcecado em encontrar o único assassino que conseguiu sair vivo do local.

Resident Evil

A saga de filmes adaptados do game Residente Evil, com Mila Jovovich no papel principal, fez tanto sucesso que ganhou não uma, mas cinco continuações, todas baseadas em alguma versão do game.

O longa acompanha Alice, uma garota que trabalha para a Umbrella Corporation, a maior empresa do mundo e responsável pela produção do mercado bélico. Quando ela acorda numa mansão sem lembrar de nada, o lugar é invadido por agentes, que explicam a situação: ela mora na "Colméia", que é o centro da inteligência da Umbrella, um gigantesco laboratório subterrâneo de pesquisa e desenvolvimento de doenças e curas. A Colméia é comandada por um sistema de inteligência artificial, chamado Rainha Vermelha, e, do dia pranoite, a Rainha prendeu todo mundo lá dentro e assassinou os pesquisadores. Alice e os agentes precisamachar e desativar a Rainha antes que ela se feche para sempre, e, no caminho, descobrem a causa da quarentena: o T Vírus, um podersoso vírus feito para ajudar na reconstrução de partes humanas em pessoas com doenças degenerativas, mas que, ainda em fase de teste, foi liberado acidentalmente, transformando todos em zumbis comedores de carne. Nos outros filmes, Alice parece ser uma das únicas pessoas cujo DNA consegue se adaptar ao do T Vírus, sendo usada, abusada e perseguida pela Umbrella.

Double Dragon

Double Dragon também é o nome do game no qual o longa foi inspirado, que retrata uma Los Angeles em 2007 (o filme foi lançado em 1994 e o game é de 1987), devastada por um terremoto.

Nas ruas, reina o caos, a violência e lutas de gangues. Os irmãos Jimmy e Billy Lee, especialistas em artes marciais recebem uma missão: proteger metade de um antigo medalhão chinês, com mais de 2 mil anos, que confere um grande poder a quem tiver as duas metades. 

A outra metade caiu nas mãos de Koga Shuko, um chefão do submundo do crime, que sonha em dominar todos. E, adivinha? Ele vai causar para conseguir a outra metade e dominar o mundo. 

Lara Corft: Tomb Raider

Se Angelina Jolie é um espetáculo como femme fatale sensual no cinema, na pele de Lara Croft, armada e perigosa, ela é de tirar o fôlego. Baseado no game, o longa acompanha Lara Croft, uma aventureira caçadora de artefatos perdidos, tesouros preciosos e marmanjos vilões à procura de uma boa surra.

Lara é filha de um arqueólogo que desapareceu. Um dia ela ouve o som de um relógio na sua mansão e o localiza em um compartimento secreto. Na verdade, este relógio é “O Olho Que Tudo Vê”, e começou a funcionar sozinho na primeira fase do alinhamento dos planetas, algo que só acontece a cada cinco mil anos.

Este “relógio” anda regressivamente e é a chave para se encontrar os dois pedaços do “Triângulo da Luz”, que, em virtude do seu imenso poder, foram escondidos em partes bem distintas do mundo (uma parte está no Camboja e a outra está na Islândia).

Se estes dois pedaços se unirem na hora do realinhamento, dará ao seu dono poder para controlar ou destruir o planeta. Um grupo chamado de “Illuminati” quer ter este poder, custe o que custar. Manfred Powell é o principal interessado em dominar o mundo, e por isto Lara decide enfrentar esta sociedade secreta.

Doom

Enquanto Angelina e Lara Croft deixaram todo mundo apaixonado, Doom teve o efeito contrário, sendo indicado para um Framboesa de Ouro (o "contrário" do Oscar, que premia os piores filmes em categorias).

O longa, que é baseado no game Doom, recebeu críticas como "Doom é tipo a criança chata que chega na sua casa, senta no seu PC não te deixa jogar" e outras do tipo. Em 2009, a Time elegeu Doom como pior filme de games.

O longa, estrelado por Dwayne Johnson, começa com um estranho acontecimento em uma estação espacial localizada em Marte. A tripulação local entrou em estado de quarentena antes da comunicação com a Terra ser bruscamente interrompida. Para investigar o caso, é enviada uma equipe especialmente treinada para resolver problemas inesperados, que exigem de seus integrantes ações rápidas. Só que desta vez, eles não têm a menor ideia de qual é o inimigo que precisam enfrentar. Filmão!

Bônus: Scot Pilgrim

 Se tem um filme que merece uma menção honrosa é Scot Pilgrim. O longa não é baseado em nenhum game em específico, e sim num quadrinho (Scott Pilgrim, criado por Bryan Lee O’Malley).

Mas não tem como deixá-lo de fora, porque ele inspirou um game. A história é de Scott, interpretado pelo atual rei do cinema indie, Michael Cera, um garoto de 23 anos que integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego, mora com um garoto gay e tem um namoro firme com uma moça boazinha.

Tudo muda quando ele conhece Ramona V. Flowers, uma garota cheia de personalidade, que muda a cor de cabelo toda semana e é bem marrentinha. Ele logo se apaixona perdidamente por ela, mas o que não sabe é que, para ficar com a gata, ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

Detona Ralph

O mais recente filme de games dessa lista, de 2012, buscou inspiração nos antigos fliperamas (lembra quando a gente comprava fichinha pra jogar fliper?).

No longa, Ralph é o vilão do jogo de arcade Conserta Felix Jr, no qual o herói conserta um edifício que Ralph destrói. Por mais de 30 anos, Ralph fez o mesmo trabalho e ficou cansado de ser o cara mau, nunca ser convidado para festas e viver sozinho.

Querendo provar que ele pode ser ser outra coisa, ele escala o cabo de força e acaba em vários jogos, num deles conhecendo a Sargento Calhoun, heroína de um jogo de tiro,  e vê nela a representação do que ele gostaria de ser. Mas ele logo acaba se encrencando e libertando sem querer um inimigo mortal que põe em risco todos os jogos do fliperama.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Julia Bueno
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3