6 filmes sobre o universo das drag queens que você tem que assistir

Muito glamour, purpurina e maquiagem em longas que podem te abrir as portas para um novo mundo

Elas são o glamour em pessoa e purpurina. As drag queens são artistas performáticos que se travestem exageradamente, abusando de roupas, maquiagens, acessórios e penteados femininos. Estas divas se apresentam nos mais diversos locais, de boates e bares à casamentos e formaturas. 

Conheça os points favoritos das Drag Queens em São Paulo
10 atitudes masculinas na balada que as mulheres odeiam
Confira um roteiro gay em São Paulo dividido por região

Ser drag queen, diferente daquilo que muitos pensam, não está diretamente relacionado a orientação sexual. Uma drag tanto pode ser gay ou bissexual, quanto heterossexual. O importante é não se ater em pensamentos pré concebidos e preconceitos na hora de lidar com a diversidade.

Para você entender um pouco mais sobre esse universo cheio glamour e beleza, nós separamos alguns filmes que tratam do mundo das drag queens. ALém disso, nós também conversamos com a drag queen Penelopy Jean para saber o que ela pensa sobre os os longas que abordam a temática.

O que é ser drag queen?
Ser drag queen é maravilhoso! É  transformar todas as referências que se tem de beleza e feminilidade em arte através de um alter-ego que você constrói com muita maquiagem e exageros.

O universo drag é bem representado no cinema?
Eu creio que já tenha visto a maioria dos filmes que tratam do assunto, mas acho que a temática poderia ser mais bem explorada, pois há um universo incrível a ser descoberto.

Quais filmes tratam melhor do assunto?
O clássico Priscilla a Rainha do Deserto, o recente Kinky Boots, Para Wong Foo, Paris is Burning, Wigstock, dentre outros.

Quais são os preconceitos e confusões mais comuns nos filmes?
Eu amo desde criança o filme Para Wong Foo, mas o engraçado dele é que as drag queens (e realmente são drag queens, não transexuais ou travestis) vivem montadas 24 horas por dia, algo que não ocorre na vida real. Mas creio que fizeram isso pra deixar mais engraçado e realmente ficou.

Confira 6 filmes que retratam o universo das drags queens: 

Priscila Rainha do Deserto

O filme dirigido por Stephan Elliott, lançado em 1994, é um dos clássicos como já disse Penelopy Jean. Ele trata das drag queens Anthony e Adam e da transexual Bernadette que são contratadas para um show em uma cidade no interior do deserto australiano. O trio parte da capital, Sydiney, em um ônibus chamado Priscila e mais tarde descobrem que foi a esposa de Anthony quem contratou a apresentação. 

Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar

O longa de Beeban Kidron, lançado em 1995, traz Wesley Snipes, John Leguizamo e Patrick Swayze na pele de três drag queens. Na comédia, elas viajam de carro pelos EUA, são presas em uma cidade pacata do interior e acabam revolucionando o local e a vida dos moradores. 

The Birdcage – A Gaiola das Loucas

Lançado em 1996, o filme traz Robie Williams como o dono de um drag nightclub e namorado de uma das estrelas da casa. Quando seu filho decide se casar com a filha de um senador ultraconservador, que quer conhecer a família do noivo, ele fica sem saber o que fazer.

Kinky Boots – A Fábrica de Sonhos

No filme de 2005, dirigido por Julian Jarrold, uma família que há muito tempo produz sapatos tradicionais, da melhor qualidade, vê suas vendas diminuirem muito. À beira da falência, o dono da fábrica contrata a drag queen Lola, vivida por Chiwetel Ejiofor, como consultora criativa e ela acaba revolucionando a marca.

Flawless

Neste filme, de 1999, o ator Robert De Niro é um ex-segurança ultraconservador. Ao receber uma pancada, De Niro fica com uma paralisia parcial do corpo. Para se reabilitar, o ex-segurança começa a ter aulas de canto com a drag queen Rusty, interpretada por Philip Seymour Hoffman.

Pink Flamingos

Este longa de baixo orçamento, lançado em 1972 no circuito underground americano, narra a competição da drag queen Divane e sua família pelo título de “pessoas mais sórdidas do mundo”.

 

Atualizado em 30 Jan 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3