7 filmes teen baseados em clássicos da literatura

Patricinha de Beverly Hills, Ela é demais, 10 coisas que eu odeio em você e muito mais

Que "Harry Potter", "Senhor dos Anéis" e "Código Da Vinci" são inspirados em livros, todo mundo sabe. Agora e se você descobrir que, apesar de nunca ter lido uma linha, você ADORA Shakespeare e que tudo bem gostar de "As Patricinhas de Beverly Hills", ou "10 Coisas que Eu Odeio em Você", já que eles são inspirados em grandes clássicos da literatura?

+ Filmes para assitir embaixo do cobertor
+ Mais de 10 músicas inspiradas em personagens de filmes
+ Filmes para assistir com o coração partido 

Montamos uma lista com 10 filmes teen inspirados em clássicos, se liga:

1. Segundas Intenções (Cruel Intentions)

O filme foi inspirado no romance Les Liaisons Dangereuses (Ligações Perigosas)do escritor francês Choderlos de Laclos, que teve mais de 10 adaptações para o cinema.
Cruel Intentions se destacou, primeiro, pelos personagens totalmente sem escrúpulos de atitudes bizarras e questionáveis; depois, por contextualizar no Upper East Side (bairro riquinho e metido de NY) no fim da década de 90, uma trama do século XVII. O filme fez tanto sucesso que ganhou uma franquia, ainda mais absurda e sexy. Ponto positivo pra trilha sonora, escolhida a dedo.

Diretor: Roger Kumble l Ano: 1999

2. Ela É Demais (She's All That) 

Também do fim dos anos 90, o filme conta a história de Zack, o atleta, popular e bonitão, que aposta com os amigos que conseguiria fazer o impossível: transformar a garota nerd e feia da escola em uma linda. E é claro que nada de bom ia sair dessa história.
O filme foi inspirado em Pigmaleon, do autor George Bernard Shaw e ganhador do prêmio Nobel de literatura! E choque: My Fair Lady, com a Audrey Hepburn, também tirou sua trama do livro.

Diretor: Robert Iscove l Ano: 1999

3. As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) 

Mais um dos anos 90. O clássico da Sessão da Tarde, que inspiraria muitos outros filmes de patricinhas por vir (com Mean Girls), é baseado no livro Emma, de Jane Austen.
O clássico da literatura feminina passou por uma makeover e virou ícone da cultura pop norte-americana: a garota rica e bem intencionada (porém sem a menor noção do mundo real) que gosta de juntar casais.

Diretor: Amy Heckerling l Ano:1995

4. Volta por Cima (Get Over It)

Inspirado em nada mais nada menos que Sonho de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, conta a história de um quarteto amoroso. Na peça a culpa recai sobre elfos e fadas brincalhões, no filme, nada de magia. Mas a menção é nítida, especialmente quando os protagonistas encenam uma versão da peça de Shakespeare na escola.
Diretor: Tommy O’Haver l Ano:2001

5. A Mentira (Easy A) 

O filme teen, que conta com a atuação da linda da Emma Stone (que fez Homem Aranha, recentemente), se inspirou em A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne.
Além da trama, que gira em torno do desejo de ser popular e da mentirinha boba que toma proporções incríveis, o diretor do filme coloca o livro como leitura obrigatória na escola da protagonista. O livro também ganhou muitas outras adaptações para o cinema, mas essa versão ganha a simpatia de qualquer garota que já sofreu no colegial.

Diretor: Will Gluck l Ano: 2010 

6. Minhas adoráveis ex-namoradas (Ghost of Girlfriends Past)

Quem assistiu só pra ver o Matthew McConaughey pode não saber, mas o filme é uma adaptação moderna do clássico Um Conto de Natal, do Carles Dickens. Outro que ganhou milhares de adaptações para o cinema, até em animação 3D.

No original, Scrooge é um velho rico que afasta todo mundo à sua volta. Na noite de Natal, ele recebe a aparição de três fantasmas: o do passado, o do presente e o do futuro. Na adaptação, é o fotógrafo bem sucedido que, na véspera do casamento de seu irmão mais novo, recebe os fantasmas de três ex namoradas.
Diretor: Mark Waters l Ano: 2009 

7. 10 Coisas que Eu Odeio em Você

Todo mundo que já viu esse filme se apaixonou, mesmo que não admita, mesmo que só um pouquinho, pelo jeitão de bad boy de Patrick. O filme foi inspirado em outro clássico de Shakespeare, A Megera Domada.
As histórias são bem parecidas: o drama da filha mais nova que só pode namorar quando a mais velha (e nem um pouco interessada em relacionamento) arranjar um pretendente. E do mocinho que resolve tentar a sorte. E, para quem adora uma novela, se liga, O Cravo e a Rosa, da Globo, também foi inspirada no clássico.

Diretor: Gil Junger l Ano: 1999 

E você? Conhece algum outro filme teen inspirado em um livro clássico? Comenta, manda pra gente!

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Julia Bueno
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3