8 filmes com jovens gênios

Esses caras criaram grandes sites, dominaram grandes sistemas e conseguiram o que todo mundo queria: causar de um jeito inteligente.

Quem nunca quis ter uma mente genial e sem limites? Imagina poder ser o que quiser, hackear sistemas milionários, ganhar muito dinheiro em pouco tempo e ter uma vida cheia de aventura e suspense?

+ 50 filmes mais esperados de 2014
+ 13 filmes perturbadores para você (não) assistir

O cinema está cheio de histórias de jovens prodígios que do dia pra noite saem da suas pacatas vidinhas para temporadas de emoção em cassinos, na internet e se dando bem em cima de grandes corporações. É o caso de filmes como Quebrando a Banca, Prenda-me Se For Capaz e Underground. Saiba mais sobre essas histórias de jovens gênios:

Quebrando a Banca

Esse longa inspirado em uma história real deixa qualquer jovem com o coração palpitando. Quem não queria ser um gênio da matemática, que tendo um professor do MIT como tutor ganha centenas de milhares de reais contando cartas no 21? Mesmo com uma lição boazinha no fim sobre lutar e ralar pelo que você quer, o filme ainda chama atenção por brincar com o desejo de qualquer um de fama rápida e uma vida emocionante. O filme foi feito em cima da história de um grupo de jovens dos anos 90, sendo a personagem principal Jeffrey Ma, e o cara, aos 25 anos, teria levado 5 milhões de dólares. Uau!

Prenda-me Se For Capaz

Outro filmão baseado em história real, que acompanha a vida do gênio Frank Abgnale Jr. Ele se passa na década de 60, e Frank, desde a infância, aplicava golpes de todos os tipos. Ele falsificava cheques, dinheiro, fingiu ser piloto da Pan Am, que na época era a maior e mais legal companhia de vôos dos Estados Unidos, passou no exame da OAB sem nunca ter pisado numa faculdade de direito e mais. Quando finalmente foi preso, anos depois, virou "ajudante do FBI", e foi essencial para pegar outros criminosos como ele.  

A Rede Social

O recente longa sobre a criação do Facebook e todos os perrengues passados tanto por Mark Zuckerberg quanto por seus amigos e colegas no processo, é bem irônico. Mark era nada mais nada menos que um adolescente genial, que levou um pé na bunda da namorada e quis se vingar. Mal sabia que ele que isso ia virar uma das maiores redes sociais do mundo, se não a maior. Mas ele não é só bonzinho, não. Depois que o site começou a fazer sucesso, ele passou por cima de amigos e colegas e fez uns papelões clássicos de quem cresce demais antes da hora. Mas a gente perdoa, viu?! Só não nos deixe sem o chat.

Mentes Que Brilham

Jodie Foster tanto atua como dirige esse filme sobre um menino prodígio que, com um ano de idade, já sabia ler, aos quatro escrevia poesias e, no momento do filme, aos 7, pintava e resolvia equações complicadas de matemática. De 1991, o longa mostra a indecisão do menino entre ter sua infância e ficar com sua carinhosa mãe ou dedicar-se totalmente a uma tutora determinada a desenvolver seus talentos ao máximo.

Piratas do Vale do Silício

O filme, dirigido por Martyn Burke, conta a história da Apple e da Microsoft, e é baseado em um livro. Oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, a rivalidade entre a Apple Inc. e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows. Apesar de contar as histórias separado, o longa mostra como elas se cruzam.

Gênio Indomável

De 1997, o longa, escrito e estrelado por Matt Damon e Ben Affleck, levou 2 Oscars para casa. Ele acompanha um jovem de 20 anos gênio e autodidata com memória aidética (lembra de tudo que vê). Mas uma mente genial é sempre meio conturbada, e Will, o protagonista, é preso algumas vezes, uma delas por agredir um garoto na escola. Depois da prisão, ele recebe tratamento de Sean, um psicólogo que consegue romper as barreiras de Will e dali nasce um relacionamento super legal de confiança. Enquanto isso, Will luta com sua genialidade, seus acessos e outros problemas de quem é inteligente demais num mundo bem burrinho. 

Pi 

Não muito conhecido, esse filme de 1998 conta a história de um gênio que sofre de enxaquecas terríveis e vive dentro de um quarto escondido de tudo, todos e, especialmente, da luz. Max, nosso protagonista, passa o dia no computador mexendo com códigos e descobre um padrão universal em suas pesquisas lidando com a bolsa de valores. Enquanto de um lado Wall Street quer ganhar dinheiro com sua descoberta, um grupo de judeus acha que o que Max encontrou foi na verdade um padrão no Torá. O filme traz uma discussão bem legal de política, tecnologia e religião.

Underground: The Julian Assange Story

Outro filme pouco conhecido, australiano e com baixo orçamento, que acompanha a história de Julian Assange (fundador do Wikileaks) no começo de sua juventude, como hacker sob o codinome de "Mendax". O filme é super divertido e tem um tom parecido com o de "Prenda-me Se For Capaz", em uma Austrália que tinha pouquíssimos computadores.

Atualizado em 7 Mar 2014.

Por Julia Bueno
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3