8 filmes de luta contra o poder

Em clima de manifestações, confira filmes que falam sobre luta ao poder

Ainda em clima de manifestações e mudança política, o Brasil e outros países do mundo lutam, cada qual a sua maneira, contra ou favor de um ideal.

+ 11 filmes sobre protesto
+ Ouça 15 filmes sobre protesto

O cinema brasileiro é conhecido especialmente por seus filmes de crítica social e política, como Tropa de Elite, Capitães de Areia (da obra de Jorge Amado), Carandiru. Conheça alguns dos longas que tratam do clima de luta contra o poder em suas mais variadas formas:

O Dia Que Durou 21 Anos - Camilo Tavares

Em forma de documentário, o filme fala da relação Norte Americana com o Golpe de 64 no Brasil. Conversas por telefone gravadas da sala da presidência da Casa Branca com as vozes dos presidentes Kennedy e depois do Lyndon Jonson articulando e dando as ordens para a efetivação do Golpe são de arrepiar. Toda a documentação e áudios exibidos no filme são originais e inéditos, que mostram um processo de convencimento, desde 62, da opinião pública, de que a figura do então vice presidente João Goulart era perigosa e daninha.

400 Contra 1 - Caco Souza

Contando a história da formação do Comando Vermelho no Rio de Janeiro, o filme narra a luta dos presidiários para ter os mesmos direitos dos presos políticos de Ilha Grande, os abusos carcerários, a fuga da prisão e a resistência. Emocionante, apesar do conteúdo pesado e denso, o filme prende pela adrenalina e pela lição de amizade dos companheiros, que fazia com que foragidos retornassem à ilha para libertar uns aos outros.

No Olho da Rua - Rogério Corrêa

O longa narra a história de Oton (Murilo Rosa), um metalúrgico, casado com Camila (Gabriela Flores), que é demitido da empresa em que trabalha há vinte anos. Para sustentar a família, faz carretos com sua pick-up. Mas, ao ter seu carro roubado, é abandonado pela mulher, que leva os dois filhos. Sem casa, emprego e família resolve voltar à fábrica para exigir seu emprego de volta. Um tipo diferente de luta ao poder.

Em Teu Nome - Paulo Nascimento

O início dos anos 70 no Brasil foi marcado pelo endurecimento da ditadura militar, e da resistência da sociedade, inclusive por meio da luta armada. O filme conta a história de Boni (Leonardo Machado), um estudante de engenharia de origem humilde, que adere a luta armada, mas carrega dúvidas e medos sobre ser esta a melhor escolha, teme pela família, pela namorada e pelo futuro, que parece mais incerto a cada dia. É preso, torturado e exilado ao ser trocado por um embaixador suíço. No Chile, ao lado da companheira Cecília (Fernanda Moro), muda sua compreensão sobre a cidade, começa a se integrar na sociedade chilena e nota que “para mudar a realidade é preciso primeiro entendê-la”. O golpe militar derruba Allende, ele vai para Argélia, em seguida para Paris onde é escolhido presidente do Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia. Nove anos depois, ao voltar para o Brasil sua concepção da vida, da sociedade e de tudo que viveu é outra.

Zuzu Angel - Sérgio Rezende

O longa fala da trajetória de Zuzu Angel (Patrícia Pillar), a estilista de sucesso que lutou contra tudo e contra todos para recuperar o filho desparecido duante a ditadura. Nos anos 70, enquanto a carreia de Zuzu deslanchava, seu filho Stuart (Daniel De Oliveira) ingressava no movimento estudantil, contrário à ditadura militar. É preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político. Zuzu então começa sua cruzada, denunciando as torturas e morte de seu filho. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda.

 Salve Geral - Sérgio Rezende

Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela fica amiga de Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando Vermelho. O Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, uma ordem é enviada para que seus integrantes realizaem saques na cidade toda em pleno Dia das Mães. Destaque para a luta interna pelo poder e pela luta contra o poder carcerário.

Topa de Elite2  - José Padilha

O aclamado longa fala sobre violência urbanana nRio de Janeiro e as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O primeiro da sequência bombou pelo conteúdo polêmico, pela atuação especial de Wagner Moura e por ter vazado na net antes do lançamento oficial. Roberto Nascimento é um policial do BOPE que é escalado para montar e chefiar uma de suas equipes na missão de “apaziguar” o morro do Turano. Enquanto isso ele procura um substitudo já que sua mulher, que está para dar luz pede que ele saia da linha de frente do batalhão.

Na sequência do filme, em uma ação dentro de um presídio, o BOPE gera polêmica ao assassinar um presidiário numa revolta. A opinião pública está do lado do Capitão, mas o governo teme pelos "direitos humanos" e coloca-o em um cargo administrativo. Dali, Nascimento se dá conta de que a corrupção é muito maior do que ele imagina e luta com as armas que tem para trazer alguma justiça ao morro, à sua cidade e ao que ele acredita. Luta contra o poder de dentro do poder. 

Uma História de Amor e Fúria - Luiz Bolognesi

A animação brasileira com Selton Melo e Camila Pitanga de 2012 ganhou destaque fora do Brasil e foi a um festival Francês ano passado. O filme conta a história de amor entre um herói imortal de 600 anos e Janaína, mulher porque quem é apaixonado. No longa, quatro fases da história do país em guerra são retratadas: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Julia Bueno
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3