Guia da Semana

O cenário eletrônico já passou por muitas fases, e com um histórico cultural tão amplo, é preciso investir em filmes e documentários que mostrem as diversas facetas do eletrônico, seja ele o estilo techno, house, EDM, trap, etc.

+ Festivais de música eletrônica e raves que acontecem no Brasil em 2016
+ Sunset parties para curtir a estação do calor em São Paulo
+ 8 baladas que abriram e outras que fecharam em São Paulo em 2015

Caso você queira saber mais sobre produção musical, festivais ou a cena urbana, temos boas dicas pra quem adora eletrônico, muito além das pistas de balada:

FILMES

Música, Amigos e Festa

Zac Efron interpreta Cole, um jovem de 23 anos que sonha em se tornar um DJ de sucesso. Ao ser apadrinhado por James, experiente e renomado profissional da área, ele começa a crescer e consegue ir aos poucos ganhando destaque no cenário eletrônico. Por mais clichê que o filme possa ser, a história no geral mostra bem como é a vida de um DJ e não gourmetiza tanto o assunto.

Assista ao trailer:

Human Traffic

O filme retrata a época dos anos 90 e a cultura dos clubes que gloriavam a música eletrônica. Um tanto quanto cômico, o foco segue em um grupo de jovens que vivem para festas durante os fins de semana. Buscando algo além da rotina chata e tediante de suas vidas normais, o grupo procura conforto nas músicas, drogas, clubes e outras ferramentas que os tirem do mundo pacato.

Assista ao documentário completo:

It's All Gone Pete Tong

Lançado em 2004, o longa conta sobre a vida de Frankie Wilde, um dos DJs mais requisitados de sua época e que acabou ficando surdo por seus excessos com drogas. O filme é um prato cheio de emoções fortes e não faltam cenas que mostram a luta e garra do DJ para superar seus problemas auditivos. Com depoimentos de DJs e produtores famosos, por exemplo, Tiësto e Carl Cox.

Assista ao trailer:

What Difference Dois it Make: A Film About Making Music

Por mais de 15 anos, o Red Bull Music Academy vem buscando por sons inovadores no cenário musical e este documentário fala um pouco sobre o que há por trás da equipe do projeto. Conheça toda a trajetória e o que inspira a equipe a encontrar novos artistas ao redor do mundo.

Assista completo aqui:

DOCUMENTÁRIOS

O que é Nosso: Reclaiming the Jungle

Centrado na cultura paulistana, o domentário abre a visão sobre as festas gratuitas que acontecem na capital além de apresentar artistas que apoiam e organizam os eventos. O movimento vem mudando São Paulo e deixando a cultura cada vez mais acessível.

Assista completo aqui:

Real Scenes: Paris

Publicado pelo Resident Advisor, o mini documentário aborda o cenário dos clubes em Paris em uma época onde jornais como o The New York Times e Le Monde perderam a fé no cenário eletrônico francês. Mas ao mesmo tempo, as coisas estavam mudando culturamente e muitos produtores da época estavam em busca de alternativas para ressurgir das cinzas.

Assista ao documentário completo:

Daft Punk Unchained

Dirigido por Hervé Martin Delpierre, o documentário do duo Daft Punk é uma soma de entrevistas com depoimentos de artistas que já colaboraram com eles, por exemplo, Pharrell Williams, Kanye West e Giorgio Moroder. O Daft Punk é formado pelo luso-francês Guy-Manuel e pelo francês Thomas Bangalter.

Contando um pouco da trajetória de mais de duas décadas do duo, que se tornou uma febre na França lá pelos anos 90, o projeto explora as criações antigas até as mais recentes do Daft Punk; e explica um pouco sobre como eles se tornaram um dos nomes mais conceituados dentro do cenário eletrônico.

Baixe o documentário AQUI.

Under the Electric Sky

A produtora Insomniac mostrou com exclusividade os bastidores de um dos maiores festivais de cena eletrônica americana, o Electric Daisy Carnival. Mergulhando em uma produção 3D, o documentário explora a estrutura do festival além de mostrar um pouco sobre os diversos DJs que se apresentam durante o evento.

O próprio dono da produtora, Pasquale Rotella, aparece nas filmagens tomando algumas decisões importantes e explicando um pouco sobre como fazer o festival acontecer. O EDC Las Vegas é responsável por juntar mais de 300 mil pessoas e sua estrutura psicodélica é conhecida mundo afora.

Assista ao trailer:

Compre na Amazon AQUI.

Too Old to be New Too New to be Classic

A independência da gravadora DFA foi transformada em um mini documentário feito pelo Red Bull Music Academy. Especializada por um estilo mais dance-punk, a gravadora já apostou e bombou com nomes como YACHT, LCD Soundsystem e Hot Chip.

Assista completo AQUI:

Por Juliane Romanini

Atualizado em 5 Abr 2016.