Frankenstein em 10 filmes

Confira 10 filmes que homenageiam o monstro mais legal de todos os tempos

Todo mundo conhece a história: um médico obcecado que constrói um monstro em seu laboratório. Sim, estamos falando de Frankenstein, um dos maiores símbolos do terror mundial. O enredo foi criada por Mary Shelley, em 1816 em Genebra; a escritora, então com 19 anos, foi passar o verão na cidade com ninguém menos que Claire Clairmont e Lord Byron. Em volta de uma fogueira, divertindo-se com história de fantasmas, surgiu a ideia de um dos maiores clássicos da literatura. 

Confira uma seleção com 31 filmes de terror
8 filmes de terror inspirados em livros 
5 filmes de terror baseados em fatos reais

Não demorou, é claro, para que a história fosse parar nos cinemas. O primeiro filme inspirado em Frankenstein que se tem notícia data de 1910. A partir daí, adaptações e mais adaptações foram sendo gravadas. De sátiras a cults, confira 10 filmes sobre o monstro que valem a pena conferir! 

Frankenstein (1910) 

A primeira versão da história de Mary Shelley para as telonas vem dos primórdios do cinema. Trata-se de um curta de pouco mais de 10 minutos, dirigido por J. Searle Dawley. Se liga!

 

Frankenstein (1931) 

Vinte anos depois, foi a vez da Universal Studios adaptar a história para os cinemas. O clássico é considerado como o principal filme de Frankenstein e cunhou a figura do monstro com aquela cabeçona quadrada com parafusos. Imperdível! 


A Noiva de Frankenstein (1935)

Em 1935, o filme ganhou uma sequência, desta vez focando o roteiro na criação de uma companheira para o monstro. 

O Filho de Frankenstein (1939) 

“O Filho de Frankenstein” fecha a trilogia da Universal Studios. Nesta continuação, o filho do Dr. Frankenstein tenta ressusitar o monstro e transformá-lo numa criatura boa.  

Flesh for Frankenstein (1973)

Originalmente intitulado “Andy Warhol’s Frankenstein”, o filme ítalo-americano é uma adaptação bem modernosa do clássico, como o próprio nome sugere. A história se passa na Sérvia, e a concepção do monstro parte do princípio da construção de uma super raça a partir do Dr. Frankenstein, aqui chamdo Baron. 

O Jovem Frankenstein (1974) 

Uma das sátiras mais engraçadas em cima do clássico de Mary Shelley é “O Jovem Frankenstein”. Com o hilários Gene Wilder e Peter Boyle no elenco, o filme conta com um Dr. muito atrapalhado e um assistente ainda mais insano. Vale muito a pena! 

Frankenhooker (1990) 

A zoeira toma forma nesta adaptação cult/trash de Frankenstein. Após a acidental morte de sua noiva por um cortador de grama, um eletricista aspirante a cientista maluco decide restaurar o corpo dela - só que com partes de corpos de prostitutas. Hilário! 

Frankenstein  - O Monstro das Trevas (1990) 

O clima de fantasia e ficção científica toma conta desta adaptação de 1990. Num futuro distante, o cientista Joseph Buchanan é transportado para uma aldeia suíça do século 19. Lá, a população está apavorada por uma série de assassinatos. A solução do mistério só acontecerá quando Buchanan cruzar com o Dr. Frankenstein e sua terrível criação. 

Frankenstein de Mary Shelley (1994) 

Talvez um dos melhores filmes inspirados no livro, “Frankenstein de Mary Shelley” conta com um elenco de peso: Robert De Niro na pele do Monstro, Kenneth Branagh como o Dr. e Helena Bonham Carter no papel da jovem Elizabeth. Filme obrigatório não só para os fãs da história, como também para todos os apaixonados por filmes de terror. 


Frankenweenie (2012) 

Uma das adaptações mais inusitadas, entretanto, com certeza é a de Tim Burton. No fofo “Frankenweenie”, o Monstro é criado por um garoto a partir do cádaver de seu cachorrinho. O filme foi inspirado no curta, também de Burton, lançado em 1984. Se liga: 

Outras adaptações: 

Frankenstein Encontra o Lobisomem (1943),  A Mansão de Frankenstein (1944), A Alma de Frankenstein (1953),  A Maldição de Frankenstein (1957),  I Was a Teenage Frankenstein (1957), A Vingança de Frankenstein (1958),  Frankenstein Tem que Ser Destruído (1969),  O Horror de Frankenstein (1970),  Dracula Vs Frankenstein (1971),  Blackenstein (1973).

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3