Irã proíbe veiculação de músicas e filmes ocidentais no país

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad baniu a transmissão de músicas ocidentais nas emissoras de rádio e televisão do país, reativando um dos decretos culturais mais radicais da história, datado da Revolução Islâmica de 1979.

Canções como ´Careless Whisper´ de George Michael, ´Rush´ de Eric Clapton, ou ´Hotel California´ dos Eagles, são algumas das "indecências ocidentais" que foram banidas.

O comunicado do Supremo Conselho Revolucionário da Cultura no Irã o conteúdo de filmes, seriados e séries serão supervisionados de forma que "promova o cinema espiritual e elimine a violência".

A decisão de Mahmoud obriga o Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB) a executar o decreto e preparar um relatório sobre a sua implantação dentro dos próximos seis meses.

A música ocidental foi originalmente considerada não-islâmica pelo Ayatollah Ruhollah Khomeini, pouco depois da revolução iraniana, mas começou a ser lentamente introduzida no país no final dos anos 80.

Atualmente, além da música e do cinema ocidentais estarem ao alcance de qualquer cidadão iraniano, o hip-hop tem obtido grande popularidade nas ruas de Teerã, com suas letras que falam de sexo, drogas e violência.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3