Guia da Semana

Stranger Things, série original da Netflix recém-lançada, está bombando e não é pra menos. O seriado de ficção científica tem como inspiração várias referências dos anos 70 e 80, ou seja, sucesso garantido entre o público mais velho. Nostalgia total, né <3

+ 5 seriados britânicos que você tem que assistir
+ Melhores seriados sobre sexo que você tem que assistir
+ Os 8 seriados adolescentes mais legais para passar o tempo

Os 8 episódios do seriado já estão disponíveis na Netflix. Se você ainda não assistiu, reunimos mais de 45 referências de filmes anos 80, como E.T, Poltergeist e Os Goonies. Se você já assistiu e não conseguiu perceber essas referências, vem ver aqui:

E.T - O Extraterrestre

O filme E.T - O Extraterrestre é um dos mais lembrados ao decorrer dos episódios da série. Além de comparar Onze, uma das personagens principais, com o E.T, o grupo de amigos ainda é referência ao filme lançado em 82. Cenas como o extraterrestre se disfarçando de humano e fazendo objetos voarem também são usados como inspiração.

Alien

Outra grande referência à outra dimensão criada no seriado é o filme Alien, a descoberta da passagem e toda a parte onde o grupo de pesquisadores explora o ambiente são muito parecidas com as cenas do filme de 79, inclusive as roupas e uma das cenas finais do seriado.

Os Goonies

Além de algumas cenas inspiradas no filme Os Goonies, as maiores referências estão em relação aos personagens. Dustin, por exemplo, um dos meninos do grupo de Stranger Things, é uma cópia quase perfeita de Gordo, personagem do filme. Bárbara, que também faz parte do seriado, é referência de Stef Steinbrenner.

Poltergeist

Steven Spielberg também entra para o conjunto de referências com o filme Poltergeist. A obra é lembrada na cena onde os personagens estão em contato com o portal, que leva para a outra dimensão.

O Iluminado

Kubrick entra como referência com seu filme O Iluminado. O machado aparece em ambas as obras em cenas onde os personagens estão tomados pelo desespero.

A Hora do Pesadelo

O macabro filme de terror A Hora do Pesadelo é sitado em um dos últimos episódios da série, ambos remetem às criaturas sobrenaturais.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

O quarto filme mais citado no seriado Stranger Things é outra obra do diretor Steven Spielberg. As relações são bem óbvias como comparadas nas imagens abaixo.

Conta Comigo

A obra dos anos 80 é mencionada em apenas uma cena, mas pode-se perceber a referência claramente. O filme dramático de Rob Reiner é um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde, sabia?

Chamas da Vingança

Outro autor muito bem citado no seriado é um dos nomes mais conhecidos na categoria suspense literário, o renomado Stephen King. No filme inspirado em uma das obras do autor, o clássico Chamas da Vingança, a personagem Onze de Stranger Things é comparada à Charlene.

As imagens acima foram retiradas do vídeo feito pelo jornalista Ulysse Thevenon, você pode conferir as 49 referências citadas logo abaixo:

Por Juliane Romanini

Atualizado em 28 Jul 2016.