Melhores filmes dos países da América do Sul da Copa do Mundo de 2014

Confira um filme para cada país que representa a América do Sul na Copa do Mundo 2014

A Copa do Mundo está chegando, e nada melhor para saber um pouco mais sobre os países participantes do que conhecer o seu cinema. Por isso, o ObaOba inicia uma série de matérias indicando um filme para cada país que jogará na Copa. Para começar, escolhemos a América do Sul. Então, se liga nos filmes que selecionamos para a Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai e Brasil: 

+ Confira o especial da Copa do Mundo no Portal ObaOba
+ Confira o canal de Cultura do Portal ObaOba 
+ Volta ao mundo em 15 filmes 

Então, se liga nos filmes que selecionamos para a Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai e Brasil: 

ARGENTINA

Para representar o cinema argentino, escolhemos um trabalho do diretor Juan José Campanella. Nascido em Buenos Aires, ele escreveu e dirigiu filmes como "O Segredo dos Seus Olhos" (2009), "O Filho da Noiva" (2001) e "Clube da Lua" (2004). 

O Segredo dos Seus Olhos
(dir. Juan José Campanella, 129'', thriller)

Após se aposentar de uma longa vida de trabalho num Tribunal Penal, Benjamín Espósito (Ricardo Darín) resolve escrever um romance baseado nas experiências que viveu por lá. Ao escavar velhos traumas, ele confronta decisões e equívocos do passado. 

 

COLÔMBIA 

Apesar de dirigido por um diretor americano, Joshua Marston, "Maria Cheia de Graça" (2004) é um dos filmes mais representativos do cinema colombiano. Grávida e decidida a mudar de vida, aos 17, a jovem Maria aceita uma perigosa proposta de emprego: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago. 

Maria Cheia De Graça
(dir. Joshua Marston, 101", crime) 

CHILE

Parte da nova leva do cinema chileno, Sebastián Silva, nasceu em Santiago e é conhecido pelos premiados "A Criada" (2009) e "Crystal Fairy & the Magical Cactus and 2012" (2013). "Viagem sem Volta" (2013) também merece ser conferido. 

A Criada
(dir. Sebastián Silva, 95", comédia/drama)

A história é centrada na vida de uma empregada doméstica, que trabalha para uma família há 23 anos. Apesar de ser considerada como parte da casa, ela ainda mora em um quarto nos fundos e faz as suas refeições separadas dos moradores. Quando uma outra ajudante é contrada, Raquel (Catalina Saavedra) faz de tudo para se impor contra a novata. 

EQUADOR

Nascido em Quito, Sebastián Cordero é um dos mais conhecidos cineastas equatorianos. Além de "Crónicas" (2004), dirigiu o si-fi "Viagem à Lua de Júpter" (2013) e o drama "Rata, Ratonas, Rateros" (1999). 

Crónicas
(dir. Sebastián Cordero, 108", crime) 

É a saga de um repórter de Miami que vai até o Equador em busca de um serial killer, conhecido como "O Moinstro de Babahoyo". 

URUGUAI

Álvaro Brechner representa o cinema uruguaio com os importantes filmes, "Mau Dia Para Pescar(2009), "Segundo Aniversário" (2007) e "The Nine Mile Walk(2003).

Mau Dia Para Pescar 
(dir. Álvaro Brechner, 100", comédia/drama)  

Adaptação de um conto de Juan Carlos Onetti, o filme conta a história do malandro Príncipe Orsini, um homem de muita lábia que ganha a vida viajando por pequenas cidadezinhas da América Latina promovendo espetáculos de luta livre e confrontos (combinados) com Jacob Van Oppen, um decadente campeão da Alemanha Oriental.

BRASIL 

Apesar de o cinema brasileiro ser muito bem representado por nomes como Eduardo Coutinho e Walter Salles, nossa escolha foi Kleber Mendonça Filho, já que "O Som Ao Redor" (2012) foi considerado pela New York Times como o melhor filme brasileiro de todos os tempos. 

O Som Ao Redor
(dir. Kleber Mendonça Filho, 131", drama)

Aclamado em festivais nacionais e internacionais, "O Som ao Redor" apresenta tensões cotidianas em uma verdadeira crônica da vida em Recife. Cleber Mendonça Filho explora o som e o silêncio como linguagens cinematográficas. 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3