Os melhores filmes de 2013

Saiba quais foram os preferidos do ObaOba nas telonas

2013 foi um ano e tanto no cinema, e escolher quais foram os melhores durante esses 12 meses não foi tarefa fácil. Depois de frequentar festivais, mostras e salas de exibição como cinéfilos loucos, elegemos os nossos 16 favoritos e o resultado você confere abaixo (em ordem alfabética). Boa sessão! 

+ Os 10 filmes mais esperados de 2014 
+ Conheça o canal de Cultura do ObaOba
+ 10 filmes indie para assistir nas férias

Amor 

A mais recente obra prima do mestre Michael Haneke chegou por aqui no começo do ano, em janeiro, mas não fica de fora dos nossos favoritos. A história de amor e cumplicidade levou o Oscar de melhor filme estrangeiro. 

Azul é a Cor Mais Quente

Desejo, descoberta e sexualidade pautam o drama que saiu de Cannes com os prêmios de melhor filme e atriz nas costas. O filme trata da vida de Adèle, uma jovem que descobre o amor nos cabelos azuis de Emma.  

Blue Jasmine 

Woody Allen volta para os EUA para contar a história de uma socialite arruinada, que passa a morar no subúrbio de San Francisco com a irmã. Ao juntar esses dois mundos, Allen atinge o ápice do seu humor nesta divertidíssima, porém não menos densa, sitcom. 

Django Livre

Com o Oscar de roteiro original para Quentin Tarantino, "Django Livre" não poderia ficar de fora. O cineasta mostra que continua sendo um dos melhores da atualidade com essa saga inspirada nos western spaghetti italianos

Elena

Este belo documentário brasileiro merece um espaço por aqui. Misturando realidade e ficção, Petra Costa emocionou meio Brasil, graças a ajuda de um time de atores para a divulgação do filme. 

Frances Ha

O mais recente filme de Noah Baumbach (de A Lula e a Baleia) é uma pérola que merece ser assistida por todos. Com a sua usual irreverência, o diretor conta as desventuras da jovem Frances sem deixar de abusar de boas doses de sarcasmo.  

Gravidade

Um dos preferidos ao próximo Oscar, "Gravidade" é, sem dúvidas, um dos grandes sucessos do ano. Alfonso Cuarón vai até o espaço para contar a angustiante história de Ryan Stone, uma engenheira que fica presa nas alturas após um acidente em sua estação espacial. 

Invocação do Mal

Mesmo seguindo o roteiro da maioria dos filmes de terror (família se muda para casa mal-assombrada e blá), Invocação do Mal foge do clichê e arranca bons sustos. Saber que a história é baseada em fatos reais deixa tudo mais apavorante.  

O Abismo Prateado

Baseado na canção de Chico Buarque, Olhos nos Olhos, "O Abismo Prateado" é mais um ótimo filme brasileiro na nossa lista. É uma história de rejeição e superação e traz  Alessandra Negrini no papel de uma mulher rejeitada pelo marido. 

Os Miseráveis

Um dos destaques do Oscar esse ano, "Os Miseráveis" é um grande filme sobre uma grande história. O clássico de Victor Hugo ganha vida nas telonas mais uma vez, com interpretações impecáveis. 

O Som ao Redor

Aclamado em festivais nacionais e internacionais, "O Som ao Redor" apresenta tensões cotidianas em uma verdadeira crônica da vida em Recife. Cleber Mendonça Filho explora o som e o silêncio como linguagens cinematográficas. 

Somos O Que Somos

Intrigante e instigador, "Somos O Que Somos" não é um filme de terror sanguinário como esses que vemos por aí. Chamou atenção, justamente, pela sutilidade com que constrói a sua trama, entrando na lista dos mais queridinhos do ano. 

The Bling Ring

Em "The Bling Ring", o culto às celebridades é levado ao extremo pelas lentes de Sofia Coppola, em um filme mais descontraído, porém sem deixar a crítica de lado. A diretora também acerta no elenco, tendo Emma Watson como cereja do bolo. 

Tatuagem 

Destaque na 37ª Mostra Internacional de Cinema e do Festival Mix Brasil, "Tatuagem" banca, do começo ao fim, todo esse prestígio. De um lado um soldado do exército e do outro uma trupe de artistas anárquicos. É desse encontro que nasce o enredo (e a beleza) do filme.  

Tom na Fazenda

O jovem Xavier Dolan continua a explorar o universo homossexual e com seu "Tom na Fazenda" acerta mais uma vez. Desejo em repressão entram em jogo nessa intrigante e perturbadora trama. 

Um Estranho no Lago 

Desejo e tensão se encontram neste que é, sem dúvida, um dos filmes mais sexies do ano. Um lago escondido é ponto para homens se encontram e é lá que Franck se envolve com o sedutor e perigoso Michel. Mesmo sabendo dessa condição, ele ignora o risco para viver essa ameaçadora paixão. 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3