Os melhores filmes indie de 2013

Confira quais filmes fizeram a cabeça dos moderninhos neste ano

Final de ano é época de lembrar as coisas boas que aconteceram nesses últimos meses. E quando o assunto é cinema, a gente se pergunta: você assistiu a todos os filmes que queria ter assistido? Se não, ainda dá tempo. 

Então corre para ver o nosso #top10 de melhores filmes indie de 2013 e risque a sua listinha! 

+ Conheça o canal de Cultura do ObaOba 
+ Os filmes mais esperados de 2014 
+ Filmes que estreiam no verão 

1. Frances Ha

Frances Ha é um retrato sincero e bem humorado da nossa geração. A personagem título tem vinte e poucos anos, quer ser bailarina, não tem onde morar e ainda tem que lidar com o afastamento da melhor amiga. Com boa dose de sarcasmo e diálogos inteligentes, Frances Ha merece ser visto por todos os jovens. 

2. Somos o que somos 

O filme estreiou no Festival de Sundance e foi exibido por aqui também, na 37º Mostra Internacional de Cinema, onde foi muito bem recebido pelo público. Trata-se de um remake de um trash mexicano de 2010, que traz a história de uma misteriosa família e o terrível segredo que eles escondem.  

 

3. Fruitvale Station 

Premiado pelos júris oficial e popular do Festival de Sundance e escolhido como melhor diretor estreante na mostra Un Certain Regard, de Cannes, “Fruitvale Station” traz críticas em relação a questões sociais - sem se deixar cair nos clichês do tema. O longa reconstitui o assassinato de Oscar Grant, um rapaz negro de 22 anos morto a tiros por um policial na Califórnia, em 1º de janeiro de 2009.

4. The Spectacular Now 

Baseado no romance homônimo de Tim Tharp, o filme levou o prêmio especial de júri no Festival de Sundance deste ano. O roteiro, dos mesmos criadores de 500 Dias Com Ela, traz a história de um adolescente alcoólatra, popular e hedonista. Até o dia em que conhece Aimee, uma garota nerd que talvez tenha uma coisa ou outra a ensinar a ele.

5. Azul é a cor mais quente 

Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. 

6. Prince Avalanche 

Dois trabalhadores da rodovia vão passar o verão de 1988 longe da cidade em que vivem. A paisagem isolada torna-se um lugar de desgraça já que os homens encontram-se em desacordo um com o outro e com as mulheres que deixaram para trás.

 

7. The kings of summer  

Joe Toy é um adolescente que não aguenta mais viver com o pai autoritário. Quando seu amigo Patrick também briga com os pais, os dois decidem se mudar para a floresta, junto de um garoto estranho que os segue, e viverem sozinhos, longe da presença de adultos. 

8. Tom na fazenda   

Após a morte de seu namorado, Tom viaja até o interior para o funeral de seu amante. Chegando lá, ele descobre que a mãe sequer sabia de sua existência e da sexualidade do filho. Seu irmão, entretanto, não só sabe da verdade, como fará de tudo para mantê-la em segredo. 

9. Elena  

Este belo documentário brasileiro chamou atenção pelo seu lirismo e pela mistura de ficção e realidade. Petra Costa conta a história real de sua irmã, que se matou quando ela era ainda uma criança. Ao chegar na idade de Elena, Petra vai até Nova York buscar qualquer vestígio que possa trazer de volta à memória de sua irmã. 

10. 12 years a slave 

Após sucesso de crítica com Hunger e Shame, Steve McQueen leva desta vez às telonas, a história de Solomon Northup, um homem livre que foi enganado e se tornou escravo por doze anos.

11. Don Jon   

O primeiro filme do fofo Joseph Gordon-Levitt é também estrelado por ele e traz a história de um homem narcisista e viciado em pornografia, que vê os seus valores abalados ao se apaixonar pela bela Barbara, vivida por Scarlett Johansson.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3