Tudo o que você precisa saber sobre Darren Aronofsky antes de assistir ao filme Noé

Prestes a lançar Noé, confira um pouco mais sobre a diversificada carreira do diretor

Enquanto alguns cineastas ficam presos a seus lugares comuns, sem muita novidade estética ou narrativa, outros saem a frente encarando desafios e mostrando novidade filme após filme. Sem dúvidas, um grande exemplo disso é Darren Aronofsky, que após dirigir "Pi", "O Lutador" e "Cisne Negro", se arrisca no épico-bíblico-blockbuster Noé.

+ Tudo o que você precisa saber sobre Wes Anderson
+ Tudo o que você precisa saber sobre Karim Aïnouz  
+ Confira o canal de Cultura do Portal ObaOba

Assista ao trailer:

 

O filme chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta, 3 de abril, e é claro que o ObaOba vai conferir e te contar tudo sobre esse instigante projeto. Antes, a gente faz uma retrospectiva do multifacetado cineasta. Se liga!

//HIP-HOP KID

"Brooklyn hip-hop kid". É assim que Aronofsky descreve a sua juventude no bairro americano onde foi criado. Entre grafites no metrô e filmes amadores na Times Square, chegou à Harvard, onde estudou cinema. Concluiu o curso com o curta Supermarket Sweep, em 1991, que, além de reconhecimento internacional, lhe garantiu também uma pós-graduação em Belas Artes no American Film Institute.

Não demorou para que seu primeiro longa fosse gravado. Em 1998, lançou Pi, sucesso de público e crítica - os prêmios em Sundance e no Independent Spirit Awards estão aí para comprovar a tese. Mas foi dois anos depois, em 2000, que chegou ao mainstream com o ótimo e cultuado Réquiem Para Um Sonho.

Desde então, seu talento é comprovado projeto após projeto. Além de um cinema expressivo e autoral, ele também mostra a sua diversidade acerca dos temas. De um lutador em crise de existência, passando por uma bailarina obcecada, Aronofsky chega agora ao épico bíblico Noé. O que esperar? A gente te conta na semana que vem, depois de conferir o filme!

//FILMES

Pi (1998) 

Max é um jovem gênio da matemática que, após construir um supercomputador, consegue descobrir o número completo do Pi. Além de compreender toda a existência da vida na Terra, ele ainda pode adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores. Com tudo isso, passa a ser perseguido por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.

Réquiem Para Um Sonho (2000) 

"Uma visão frenética e perturbada sobre pessoas que vivem entre o desespero e a realização de seus sonhos". Talvez essa seja a melhor definição para Réquiem Para Um Sonho, uma das obras-primas de Aronofsky. Um Jared Leto viciado em heroína e uma Ellen Burstyn não muito mais longe do antagônico universo da adição, desta vez promovida por meio de remédios para emagrecer. Essas e outras personagens compõem essa triste, imperdível e necessária história. 

Fonte da Vida (2006) 

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência. 

 

O Lutador (2008)  

Randy "Carneiro" Robinson (Mickey Rourke) é um solitário e famoso lutador de wrestler que se sustenta através das lutas e também de "bicos" que faz em um mercado local. Após um intenso combate, Randy sofre um infarto e, depois de uma cirurgia, é informado que corre risco de morte se voltar a praticar atividades físicas. 

  

Cisne Negro (2010) 

A dedicada bailarina Nina Sayers conquista o papel principal em uma montagem histórica de Cisne Negro, substituindo Beth, a antiga primeira bailarina da companhia, que está em decadência. Na preparação, Nina desempenha bem o papel da doce Odette, mas tem dificuldade em encontrar a sensualidade e a agressividade para interpretar Odile, o Cisne Negro. Enquanto isso, a jovem tem que lidar com a rivalidade de uma bailarina nova na companhia e o delicado relacionamento com sua mãe e com Thomas, o diretor da montagem.

//CURTAS  

Confira também os curtas do diretor: 

Fortune Cookie (1991) 

Protozoa (1993) 

No Time (1994) 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 filmes da Netflix que são baseados em histórias reais e você não sabia

Histórias impressionantes que vão muito além da ficção do cinema!

Confira 12 filmes atuais da Netflix para assistir debaixo das cobertas

Para você que vai passar o fim de semana na preguiça do cobertor!

Na onda de "Santa Clarita Diet", confira 7 séries com temas polêmicos para assistir na Netflix

Canibalismo, sexo e drogas são alguns dos temas tratados

5 filmes ambientados em Las Vegas

Conheça o cenário por trás de filmes hollywoodianos e como visitá-los

16 filmes com cachorros para você morrer de rir (ou chorar)

Dos livros para o cinema: 11 obras literárias que vão virar filme em 2017

Dos best-sellers aos títulos menos comentados, a lista está cheia de surpresas!