Tudo o que você precisa saber sobre Darren Aronofsky antes de assistir ao filme Noé

Prestes a lançar Noé, confira um pouco mais sobre a diversificada carreira do diretor

Enquanto alguns cineastas ficam presos a seus lugares comuns, sem muita novidade estética ou narrativa, outros saem a frente encarando desafios e mostrando novidade filme após filme. Sem dúvidas, um grande exemplo disso é Darren Aronofsky, que após dirigir "Pi", "O Lutador" e "Cisne Negro", se arrisca no épico-bíblico-blockbuster Noé.

+ Tudo o que você precisa saber sobre Wes Anderson
+ Tudo o que você precisa saber sobre Karim Aïnouz  
+ Confira o canal de Cultura do Portal ObaOba

Assista ao trailer:

 

O filme chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta, 3 de abril, e é claro que o ObaOba vai conferir e te contar tudo sobre esse instigante projeto. Antes, a gente faz uma retrospectiva do multifacetado cineasta. Se liga!

//HIP-HOP KID

"Brooklyn hip-hop kid". É assim que Aronofsky descreve a sua juventude no bairro americano onde foi criado. Entre grafites no metrô e filmes amadores na Times Square, chegou à Harvard, onde estudou cinema. Concluiu o curso com o curta Supermarket Sweep, em 1991, que, além de reconhecimento internacional, lhe garantiu também uma pós-graduação em Belas Artes no American Film Institute.

Não demorou para que seu primeiro longa fosse gravado. Em 1998, lançou Pi, sucesso de público e crítica - os prêmios em Sundance e no Independent Spirit Awards estão aí para comprovar a tese. Mas foi dois anos depois, em 2000, que chegou ao mainstream com o ótimo e cultuado Réquiem Para Um Sonho.

Desde então, seu talento é comprovado projeto após projeto. Além de um cinema expressivo e autoral, ele também mostra a sua diversidade acerca dos temas. De um lutador em crise de existência, passando por uma bailarina obcecada, Aronofsky chega agora ao épico bíblico Noé. O que esperar? A gente te conta na semana que vem, depois de conferir o filme!

//FILMES

Pi (1998) 

Max é um jovem gênio da matemática que, após construir um supercomputador, consegue descobrir o número completo do Pi. Além de compreender toda a existência da vida na Terra, ele ainda pode adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores. Com tudo isso, passa a ser perseguido por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.

Réquiem Para Um Sonho (2000) 

"Uma visão frenética e perturbada sobre pessoas que vivem entre o desespero e a realização de seus sonhos". Talvez essa seja a melhor definição para Réquiem Para Um Sonho, uma das obras-primas de Aronofsky. Um Jared Leto viciado em heroína e uma Ellen Burstyn não muito mais longe do antagônico universo da adição, desta vez promovida por meio de remédios para emagrecer. Essas e outras personagens compõem essa triste, imperdível e necessária história. 

Fonte da Vida (2006) 

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência. 

 

O Lutador (2008)  

Randy "Carneiro" Robinson (Mickey Rourke) é um solitário e famoso lutador de wrestler que se sustenta através das lutas e também de "bicos" que faz em um mercado local. Após um intenso combate, Randy sofre um infarto e, depois de uma cirurgia, é informado que corre risco de morte se voltar a praticar atividades físicas. 

  

Cisne Negro (2010) 

A dedicada bailarina Nina Sayers conquista o papel principal em uma montagem histórica de Cisne Negro, substituindo Beth, a antiga primeira bailarina da companhia, que está em decadência. Na preparação, Nina desempenha bem o papel da doce Odette, mas tem dificuldade em encontrar a sensualidade e a agressividade para interpretar Odile, o Cisne Negro. Enquanto isso, a jovem tem que lidar com a rivalidade de uma bailarina nova na companhia e o delicado relacionamento com sua mãe e com Thomas, o diretor da montagem.

//CURTAS  

Confira também os curtas do diretor: 

Fortune Cookie (1991) 

Protozoa (1993) 

No Time (1994) 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série

O seriado estreou na última sexta-feira, 25 de novembro

7 motivos empolgantes para não perder a Comic Con 2016

O evento geek acontece de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

7 séries de demônios e espíritos do mal para assistir morrendo de medo

Seriados que misturam terror, suspense e possessão! Quem gosta?

20 séries que estreiam na Netflix em 2017

Novas temporadas, histórias, muita Marvel e motivos pra ficar em casa curtindo o serviço de streaming

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3