Guia da Semana

As famosas quedas d’água situadas no território dos Grandes Lagos, fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, já serviram de cenário para vários filmes. Muita ação, aventura e romance foi rodado no local desde os anos dourados de Hollywood. As Cataratas do Niágara estão entre os pontos turísticos aquáticos mais famosos do mundo e faz jus ao título, tanto entre os turistas que a visitam, quanto nas exibições das telonas. Relembre alguns filmes ambientados na região:

Torrente da Paixão (1953)

O suspense norte-americano de título original “Niagara”, foi um dos maiores sucessos da década de 50. Um dos primeiros filmes protagonizados por Marilyn Monroe, que interpretava Rose, que, com problemas no relacionamento com o marido (Joseph Cotten), vai de férias para um hotel nas Cataratas do Niágara. Lá conhecem o casal em lua-de-mel Polly e Ray, e a trama toma rumos surpreendentes. O diretor Henry Hataway explora muito bem a beleza impressionante da locação comparando a incontrolável força da natureza com a personagem principal da história.

Superman 2 (1980)

Este clássico dos HQs continua mostrando a saga do Homem de Aço (Christopher Reeve) contra o poderoso Lex Luthor (Gene Hackman). O filme tem uma das melhores cenas justamente nas Cataratas do Niágara, quando Superman salva, de forma fantástica, pessoas caindo nas estrondosas cachoeiras.

Operação Canadá (1995)

Neste filme, o presidente dos Estados Unidos (Alan Alda) precisa aumentar sua popularidade e simula uma invasão do Canadá aos Estados Unidos. A manobra política toma rumos inesperados quando Bud B. Boomer (John Candy), um xerife da Niagara Falls, resolve organizar um destacamento e invadir o Canadá. Essa espécie de “sátira política” do relacionamento entre os dois países teve grande parte das cenas rodadas nas Cataratas do Niágara.

Despertar de Um Pesadelo (1996)

O suspense policial conta a história da dona de casa comum Samantha Caine (Geena Davis) que sofre de um tipo de amnésia. Ao sofrer um acidente e bater a cabeça ela lembra que era uma agente policial que todos davam como morta, inclusive bandidos que queriam vingança. Perseguida novamente recebe ajuda do detetive Mitch Henessey (Samuel L. Jackson). No filme há uma cena importante que envolve uma bomba química, rodada no centro das Cataratas do Niágara.

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007)

Nesse terceiro filme da série, Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geoffrey Rush) partem para Cingapura em busca do mapa que os conduzirá ao fim do mundo para resgatar o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp). Uma das cenas mais imponentes foi feita nas Cataratas do Niágara.

Camille - Um Amor do Outro Mundo (2008)

A jovem Camille (Sienna Miller) parte do Kentuchy para a tão sonhada lua-de-mel com seu marido Silias (James Franco), único amor da sua vida. No caminho muitas desventuras atrapalham os planos do casal e colocam a vida da protagonista em jogo, mostrando que seu parceiro foi um ‘bady boy’ no passado.

***

Visitando Niagara Falls

O Rio Niágara é um dos mais curtos do mundo, percorrendo apenas 40 quilômetros entre o Lago Eire e o Lago Ontário, na região dos Grandes Lagos, entre Estados Unidos e Canadá. Em contrapartida, tem desníveis de mais de 100 metros, onde se formas as cataratas. No lado americano as quedas têm cerca de 60 metros de altura e 300 de largura; no canadense, chegam a 63 metros de altura e quase mil metros de largura.

O nome Niágara vem de “trovoadas de água”, pois no inverno blocos de gelo desmoronam emitindo sons impressionantes. O desenvolvimento e rodoviário da região em meados do século 20 propiciou grande expansão no turismo. Se você procura onde ficar no Canadá, o lugar oferece uma ótima infraestrutura hoteleira e muitas atividades turísticas.

Quer conhecer este cenário incrível? É possível tanto para os turistas que estão em viagem ao Canadá quanto para os que estão nos Estados Unidos buscando o que fazer em Nova York ou Boston, as duas cidades são bem próximas e têm excelentes estradas que chegam até as Cataratas do Niágara. Aproveite e boa viagem!

Filmes inspirados em lendas urbanas

Sexta-feira, 13, A Bruxa de Blair, Candyman e muitos outros filmes inspirados em lendas urbanas

9 destinos brasileiros imperdíveis para os solteiros nesse verão

Saiba os melhores points para curtir a solteirice com muito sol, drinks e gente bonita.

7 séries que marcaram a adolescência dos anos 90 e que você pode rever na Netflix

Muitas e muitas temporadas para você assistir e relembrar! <3

Atualizado em 24 Jan 2017.