Guia da Semana

Quando se fala em Disney, muitos turistas, inclusive brasileiros, associam imediatamente o lugar aos parques de Orlando. Mas nas terras do Tio Sam existe dois complexos Disney: Walt Disney World, em Orlando, Flórida, e Disneyland, em Anaheim, na Califórnia.

Eles têm características diferentes e peculiares, mas que no final vão transportar os visitantes para o encantado Reino do Mickey Mouse. Vamos dar um giro por dois dos maiores polos de entretenimento do mundo e conhecer algumas diferenças que eles apresentam.

1. O primeiro parque temático construído pela supervisão direta de Walt Disney foi o Disneyland, em Anaheim, inaugurado em 1955. Walt Disney World, em Orlando, foi inaugurado em 1971. Também foi projetado por Walt Disney para complementar o parque da Califórnia, embora o empresário não tenha participado da sua abertura, pois morreu alguns anos antes.


Disneyland, na Califórnia Crédito: Shutterstock

2. O original Disneyland Park ganhou uma expansão em 2001, o Disney Califórnia Adventure. Hoje, os dois parques da Califórnia fazem parte do complexo Disneyland Resort, que fica a aproximadamente 1 hora de Los Angeles. Já na Flórida, o complexo denominado Walt Disney World Resort é formado por quatro parques temáticos: o Magic Kingdom (1971), Epcot (1982), Hollywood Studios (1989) e Animal Kingdom (1998). Além deles, parques aquáticos, centros de esporte e entretenimento e outros resorts temáticos fazem parte do complexo.


Walt Disney World, em Orlando Crédito: Shutterstock

3. Na Disney da Costa Oeste, é possível explorar os dois parques a pé, pois eles são praticamente vizinhos. Nas proximidades, inclusive, fica Downtown Disney (centro de compras, restaurantes e lojinhas). Já em Orlando, o complexo é espalhado e exige veículo para se locomover entre os parques temáticos.


Downtown Disney, na Califórnia Crédito: Shutterstock

4. Na Disneyland está o icônico Castelo da Bela Adormecida, cartão postal do parque Fantasyland. No Disney World, quem faz o papel semelhante é o Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom. Os castelos principais são bem diferentes. O da Bela Adormecida é menos imponente e o da Cinderela é muito mais pitoresco.

5. As atrações da Disneyland são mais voltadas para as crianças, pois mantêm a proposta inicial de Walt Disney de criar um reino encantado para os pequenos em seus parques. Na Fantasyland, a “Mad Tea Party”, famosas xícaras rodopiantes de Alice no País das Maravilhas e o Elefante Dumbo, são as atrações que melhor representam essa magia. “Ousadas Aventuras de Pinóquio”, presente também na Fantasyland, é uma aventura muito querida pelas crianças, principalmente quando elas podem entrar na ‘barriga da baleia’, a famosa que engoliu Gepetto.

6. Quem visita a Disney da Costa Leste pode participar de eventos exclusivos como Flower and Garden e Food and Wine, no Epcot, e Night of Joy, no Magic Kingdom. Já os turistas que estão na Disney da Costa Oeste, podem curtir o Diamond Celebration, o Dia de Los Muertos ou o Ano Novo Lunar.

7. Disney World é um destino recomendado para férias mais prolongadas, pois é muito maior, e para aproveitar as experiências é preciso de bastante tempo. Disneyland pode ser aproveitada em uma viagem menor, inclusive, antes de chegar a destinos como San Diego ou Los Angeles.


Epcot, em Orlando Crédito: Shutterstock

8. Existem preferências e opiniões divergentes sobre os dois parques. Muitos visitantes dizem que apenas a Disneyland guarda a magia de seu criador. Outros, que a Disney World tem atrações incomparáveis no seu complexo gigantesco. Disneyland ou Walt Disney World, não importa, o que vale mesmo é o sonho encantado que espera crianças e adultos na terra do Mickey Mouse. Vale lembrar que a Disney também está presente em cidades importantes de diferentes continentes, misturando a magia da Disney com a cultura local.

Atualizado em 18 Jan 2017.