Esportes mais praticados nas praias do Rio de Janeiro

Slackline, frescobol, vôlei, surf e outros esportes praticados na praia

Kit indispensável para para os atletas de plantão: muito protetor solar, garrafas de água para a hidratação constante, equipamentos de segurança (quando necessários), bonés, viseiras e óculos de sol, muita disposição e bora para praia. Vamos curtir o Rio em todas suas dimensões! Não dizem que esporte é vida? Então escolha o seu preferido e vá viver!

 + Nos dias de chuva, veja esportes para praticar em ambiente fechado no Rio de Janeiro 
+ 10 atletas que viraram atores
+ Quando atletas se transformam em músicos

O ObaOba trouxe os esportes amplamente praticados no Rio, é só passar pela orla e você verá pelo menos uma dessas modalidades, se não todas. Se liga:

Vôlei

Os espaços para a prática desse esporte são super disputados nas areias cariocas e, além dos meros mortais, podemos encontrar muitos atletas e artistas nas partidas. Para quem quer ficar por dentro de tudo, campeonatos, regras, títulos, a dica é conhecer o site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol

Corrida

A vantagem desse esporte é ser intimista, correr permite ter um tempo com você mesmo para pensar, refletir, quase meditar. Outra opção é curtir sua playlist preferida, podendo relaxar e exercitar o corpo sob o lindo visual carioca. Veja algumas dicas para melhor aproveitar a prática desse esporte.

Futebol

Quem acha os esportes intimistas uma droga, o futebol de areia é umas das opções preferidas no Rio. Trabalho em equipe e muita diversão para curtir o verão carioca. 

Ciclismo

Alternativa para praticar esporte, relaxar e curtir o visual carioca. As ciclovias são muito populares, principalmente, as vias da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Leme à Barra da Tijuca. Esse esporte trabalha diversos músculos corporais e tem alta perda calórica. 

Futevôlei


Genuinamente brasileiro, esse esporte utiliza a base do vôlei de praia, mas jogado sem as mãos. Ou seria a base do futebol, mas jogado por cima da rede de vôlei? Se alguém descobrir, conta aqui pra gente! Várias celebridades e atletas podem ser encontrados praticando essa modalidade nas areias do Rio. 

Surf

 

Os redutos de surfistas se formam diante do mar com grande ondas. Assim, não é em qualquer praia que será possível praticar esse esporte. Os lugares preferidos são Arpoador e a Prainha. 

Canoagem

Embora classificado como um esporte radical, a canogem pela orla marítima do Rio pode trazer uma grande paz de espírito na imensidão do mar azul. O Clube de Canoagem Oceânica indica “onde remar”, as praias são: Flamengo, Botafogo, Vermelha, Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Grumari. Para saber mais sobre o esporte, acesse a página da Confederação Brasileira de Canoagem.

Bodyboard

Separe sua prancha e seu pé de pato, vamos praticar bodyboar! No Posto 5 em Copacabana, tem uma escola para aprender essa modalidade esportiva. Todo sábado de manhã tem aula, é só se programar! 

Frescobol

Você sabia que esse esporte surgiu aqui no Brasil? Para quem achava que era apenas um passatempo praiano, engana-se, e a Associação Brasileira de Frescobol está aí para confirmar que é, de fato, uma modalidade esportiva. O esporte trabalha a coordenação e a concentração, apenas tome cuidado para não incomodar os demais visitantes da praia.

Slackline


Essa modalidade de esporte exige coordenação e equilíbrio. A moda agora é caminhar sobre o elástico. Iniciantes costumam cair com facilidade, mas basta praticar para conseguir se manter sobre a linha por mais tempo. 

Atualizado em 17 Dez 2013.

Por Fernanda Alves
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 destinos próximos a SP para viajar no feriado de Páscoa

O paulistano pode curtir uma folga dos dias 14 a 16 de abril em uma cidade próxima da capital

9 destinos românticos próximos a São Paulo para curtir o frio a dois

Destinos montanhosos, pousadas com lareira, fondue e muito vinho - tudo o que você precisa para curtir o frio em casal!

Avião que dá volta volta ao mundo em uma única viagem tem passagens de R$ 500 mil

A viagem dura 26 dias e passa por oito países - tudo isso a bordo de um avião de luxo

Conheça Colonia del Sacramento, a Paraty do Rio da Prata

Lastarria x La Boca: saiba mais sobre os bairros mais famosos de Santiago e Buenos Aires

Dois roteiros imperdíveis nas cidades chilena e argentina

Cataratas do Niágara vistas pelo mundo através da ficção

Superman, Piratas do Caribe e outros filmes onde a paisagem virou cenário.