Praias de paulista: 5 locais que os paulistanos substituem pelo litoral

Quando chega o calor, na falta de praia os paulistanos tem que se virar

Como já diz o ditado, quem não tem cão, caça com gato. Nos finais de semana e feriados em que o calor não dá trégua na selva de pedra, muitas vezes os paulistanos são obrigados, na falta de uma praia, a substituir o pé na areia, as ondas do mar e boa sombra de um coqueiro por outros programas.

+ 9 motivos que tornam uma festa de rua mais legal que uma balada
+ 5 bandas que se apresentam na noite paulistana e que você tem que conhecer

Diferentemente dos cariocas, que tem a praia ao alcance de alguns passos, os paulistanos precisam  subir a serra para poder pular umas ondas. Como essa viagem nem sempre é possível, os habitantes da metrópole são obrigados a fazer algumas substituições nos dias de muito calor, como estas cinco listas abaixo, que já merecem levar o título de praia de paulistano.

Parques

Uma das primeiras opções dos paulistanos em dias muito quentes é trocar o asfalto abafado pela vida ao ar livre nos parques da cidade. Contudo, devido ao grande volume de gente que opta pelo mesmo programa, eles logo se tornam uma avenida paulista, segunda-feira, ao meio dia.

Tem um um monte de gente se esbarrando, tentando praticar esportes, passear com o cachorro e fazer um piquenique ao mesmo tempo. A diferença é que dá para tirar a camisa ou ficar de biquíni.

Se fosse uma praia os parques seriam a Praia Grande.

Shopping

A melhor coisa dos Shoppings é que eles têm ar condicionado e dá andar e comprar as mesmas bugigangas que você compraria na praia.

O picolé do litoral e uma casquinha do MC aqui, já o queijo /coalho /milho /pastel /espetinho se transformam em alguma junk food  com o dobro de calorias, porque é muito mais fácil querer ser bonito e saudável na praia, onde não tem como esconder as gordurinhas.

Se fosse uma praia seria o Guarujá.

Cinema

Se enfiar em uma sala preta, sem janelas e cheia de gente no calor parece suicídio, mas é uma opção, apesar do ar condicionado.

Ir ao cinema ignorando completamente o sol e o bom tempo é coisa de gente muito culta, que não vê barreiras para ampliar seu conhecimento. É programa de hipster quando chega o verão.

Se fosse uma praia seria Ubatuba.

Avenida Paulista

Apesar de ser um centro empresarial, cercado de prédios e asfalto a Avenida Paulista também faz muito sucesso no calor. Ela se torna point dos donos de animais de estimação, que levam em massa seus cães para passearem por lá.

Tem bastante sombra, apesar dela não ser de um coqueiral e sim dos prédios, dá para parar nas ferinhas, tomar sorvete, cerveja e caminhar um pouco.

Se fosse uma praia seria Santos.

Minhocão

O Elevado Costa e Silva tem que servir para alguma coisa aos finais de semana, quando está fechado para trafego de veículos. Quando está muito calor, além das pessoas que já caminham e andam de bicicleta por lá, alguns coletivos fazem festas e chamam a cidade toda para se refrescar em piscinas públicas.

Em março deste ano foi instalada por lá uma piscina de 50 metros de extensão, como parte de um projeto da Bienal de Arquitetura, para que as pessoas ocupem os espaços públicos da cidade.

Se fosse uma praia seria São Sebastião.

 

 

Atualizado em 17 Nov 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Conheça Colonia del Sacramento, a Paraty do Rio da Prata

Lastarria x La Boca: saiba mais sobre os bairros mais famosos de Santiago e Buenos Aires

Dois roteiros imperdíveis nas cidades chilena e argentina

Cataratas do Niágara vistas pelo mundo através da ficção

Superman, Piratas do Caribe e outros filmes onde a paisagem virou cenário.

6 baladas inusitadas na noite de Berlim e Amsterdã

Conheça os points agitados e descolados que você não pode deixar de conhecer.

Porto de Barcelona é o 4º mais importante no setor de Turismo

O porto de Barcelona é um dos mais requisitados do mundo pelos cruzeiros marítimos

Conheça a surpreendente vida noturna de Lisboa

Ótimas indicações de baladas, shows, bares e restaurantes para incrementar seu roteiro.