Tudo o que você precisa saber sobre Karim Aïnouz antes de assistir ao Praia do Futuro

Estrelado por Wagner Moura, o novo longa do diretor chega ao Brasil em maio; saiba mais sobre o trabalho do cara

Da grande leva de filmes imperdíveis que chegam ao cinema este ano, um brasileiro sai à frente e se mostra como um dos grandes destaques. Depois de seis anos sem concorrentes brasileiros, o Festival de Berlim assistiu à "Praia do Futuro" de Karim Aïnouz, filme que chega ao Brasil só em 1º de maio.

+ 20 curiosidades sobre o cineasta Stanley Kubrick 
+ Por que amar Sofia Coppola em 10 motivos
+ Veja por que você precisa conhecer David Lynch 

O longa conta a história de amor entre Donato (Wagner Moura) e Konrad (Clemens Schick), que se conhecem na praia que dá nome ao filme quando o primeiro, salva-vidas, falha na missão de salvar o amigo do segundo. A trama se intensifica quando Ayrton (Jesuíta Barbosa), irmão de Donato, anos depois, se aventura em sua busca para um acerto de contas com aquele que considerava seu herói. Lugares, vidas, línguas, corpos e culturas prometem entrar em conflito em mais um enérgico filme de Aïnouz. Se liga no trailer: 

Como deu para perceber, a gente gosta bastante desse talentoso diretor e resolveu mostrar para você um pouco mais sobre a obra dele. Então faça a lição de casa e saiba tudo o que você precisa saber sobre Karim Aïnouz antes de assistir à Praia do Futuro! 

Informações básicas: nascido no Ceará, em 1966, é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, mestre em Teoria e História do Cinema pela NYU. Costuma se alternar entre Berlim e São Paulo, metrópoles onde mantém residência. Vamos aos principais trabalhos do diretor? 

#FILMES

Madame Satã (2002)Madame Satã

No primeiro e mais conhecido longa do diretor, Lázaro Ramos vive um artista performista que sonha em se tornar um grande astro. Após sair da cadeia, passar a se apresentar no bar Danúbio Azul, onde se transforma o mito que dá nome ao filme. Selecionado para a mostra Um Certo Olhar em Cannes, o filme foi premiado nos festivais de Chicago e Huelva.

O Céu de Suely (2006)O Céu de Suely

Sensível de um jeito que só Aïnouz sabe ser, o "Céu de Suely" segue a vida de Hermila, que volta à sua cidade natal, no interior do Ceará. Com um filho no colo e um marido que a deixou, ela tem a inusitada ideia de rifar o próprio corpo para conseguir dinheiro e fugir dali. 

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009)Viajo porque preciso, volto porque te amo

De volta ao sertão nordestino, Aïnouz desafia os limites entre documentário e ficção para contar a história de José Renato, um geólogo em pesquisa pelas mais oriundas terras brasileiras. Ao decorrer da viagem, ele percebe as coisas que tem em comum pelos lugares em que passa, lembrando sempre do seu grande amor. 

O Abismo Prateado (2013)O Abismo Prateado

Em "O Abismo Prateado", Aïnouz acompanha um dia na até então normal vida da dentista Violeta (Alessandra Negrini). É que sem mais nem menos, uma mensagem do seu marido a deixa transtornada: ele a deixou para nunca mais voltar. Violeta segue, então, em uma jornada atrás de seu amor. 

Catedrais da Cultura (2014)Catedrais da Cultura

O documentário que estreia em Berlim, junto com "Praia do Futuro", conta com a participação de outros cinco grandes diretores, entre eles Wim Wenders. Pautados pela pergunta "se uma construção pudesse falar, o que ela diria sobre nós?", cada um será responsável por buscar a responda gravando, em 3D, um grande projeto arquitetônico. Aïnouz ficou com o Centro Georges Pompidou, em Paris. 

#CURTAS

Seams (1993)
Seams Karim Ainouz

Em seu primeiro curta, o diretor entrevista suas cinco tias-avós deliciosamente excêntricas, sobre as visões do amor, família e casamento. O projeto recebeu o prêmio de melhor curta-metragem nos festivais de Atlanta e Michigan. 

Sunny Lane (2011)Sunny Lane

Antes de "Praia do Futuro", que alterna locação entre Brasil e Alemanha, o diretor já filmou pelas terras germânicas. É que ele é apaixonado pelo país de Weimar e lá, concebeu, também, o curta "Sunny Lane", gravado todo com uma super 8.

Venice 70 (2013)venice 70 karim ainouz

O projeto que estreou durante a 70ª edição do Festival de Veneza, conta ainda com a participação de outros 69 diretores, em uma clara celebração ao aniversário do festival. Aïnouz foi um deles. Clique na imagem para conferir o curta! 

#ROTEIRO

*Aïnouz é também roteiristas de todos os seus filmes, nos tópicos abaixo, portanto, seguem projetos dirigidos por outros cineastas, cuja participação de Ainouz é apenas colaborativa. 

Abril Despedaçado (2001)abril despedaçado

Antes de lançar "Madame Satã", o também roteirista participou da concepção da história do grande filme de Walter Salles, protagonizado por Rodrigo Santoro. 

Cidade Baixa (2005)cidade baixa

O diretor Sérgio Machado contou com a colaboração de Ainouz para a concepção do roteiro de "Cidade Baixa". Colegas não só de profissão, não é a primeira vez que os dois trabalham juntos. O filme conta com Alice Braga, Wagner Moura e Lázaro Ramos. 

Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)cinema, aspirinas e urubus

Um dos grandes filmes do cinema brasileiro tem também os talentosos dedinhos de Ainouz. "Cinema, Aspirias e Urubus" foi outro roteiro cuja concepção teve participação do diretor. 

#OUTROS 

Alice (2010) 
alice HBO

Em 2008, Aïnouz escreveu e dirigiu a série em parceria com Sergio Machado (olha os dois de novo aí). Produzida pela HBO e exibida no Brasil, em toda a América Latina e EUA, "Alice" deu origem a dois filmes para a televisão.

Tá (2007)

Em 2007, Aïnouz produziu esse premiado curta, do jovem roteirista Felipe Sholl. "Tá" levou o Teddy Bear para casa, prêmio para produções com temática gayconcedido pelo Festival de Berlim. Clique na imagem para assistir!

obs.: Karim Aïnouz é tão faca na bota que não coube nesta matérias todos os projetos do diretor. Portanto, está selecionado aqui os mais importantes e os que julgamos mais legais. :) 

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 passeios exóticos que todo apaixonado pelo mar tem que fazer uma vez na vida

O amor está no mar <3

10 lugares com água tão cristalina que você não vai acreditar que são no Brasil

Não é o Caribe, as Maldivas nem o Mar Mediterrâneo - Tudo isso aqui é BRASIL!

Conheça os melhores hostels para se hospedar ao redor do Brasil

Saiba os lugares mais legais e atraentes para se hospedar e conhecer gente nova!

8 viagens para fazer com os amigos e curtir o último feriado prolongado do ano

O último feriado prolongado deste ano cai numa terça-feira, no dia 15 de novembro. Vai ficar em casa?

12 lugares paradísiacos para conhecer com os amigos se vocês amam acampar

Que tal trocar um hotel 5 estrelas por um hotel de 5 BILHÕES de estrelas?

Confira os melhores feriados para viajar em 2017

O próximo ano vai ser DOS BONS! Vem dar uma olhada :)