5 bares inspirados em artistas no Rio de Janeiro

Bukowski, Tom, Vinícius, Angelo de Aquino, Ubaldo Ribeiro.

Que a Cidade Maravilhosa é berço de inúmeros artistas, músicos, poetas, atrizes e atores, escritores e mais um quinhão de talentos, ninguém duvida. Mas alguns nomes, cariocas ou não, brasileiros ou estrangeiros, têm também a chance de ser eternizados pela cidade. É o caso dos bares e cafés que homenageiam grandes nomes da música, das letras e das artes. Conheça agora alguns desses lugares.

Conheça as melhores baladas para paquerar no Rio
Veja um roteiro das melhores festas para todos os gostos musicais no Rio
Veja 5 bares perfeitos para fazer esquenta no Rio

 

BAR BUKOWSKI

A casa que homenageia o escritor americano Charles Bukowski, conhecido carinhosamente como "o velho safado" e autor de inúmeras obras de sarcasmo e paixões viscerais fica em Botafogo. O Bar Bukowski é um reduto do rock, das bebedeiras e da exaltação da vida, como o próprio velho Buko enfatizava. Tem programação renovada a cada fim de semana, começando cedo às 21h e indo até o sol raiar. A casa, como diz o slogan, resiste desde 1997, e se você nunca foi, não perca mais seu tempo! Vá!

BAR DO TOM

 

O bar que leva o nome de Tom Jobim, um dos maiores nomes da música popular brasileira, se localiza dentro do restaurante Plataforma, no Leblon. Tom é autor de mais de duzentas músicas, muitas delas imortalizadas por cantores de todas as partes do mundo. E como não poderia ser diferente, o Bar do Tom é espaço aberto para boas apresentações da MPB, da Bossa e também do jazz. Tem programação farta e variada semanalmente.

REX BAR

O Rex Bar fica em Ipanema e homenageia o pintor e ilustrador mineiro Angelo de Aquino. Na verdade, o nome do bar é devido ao nome de um de seus personagens mais marcantes, o cachorro Rex, surgido em 1984. A casa foi uma aposta de dois amigos do pintor, e atrai muita gente no final da praia para um drinque ou um bate-papo relaxante.

VINÍCIUS BAR 

O homenageado é nada mais, nada menos que O Poetinha. Vinícius de Moraes, poeta, compositor e mais uma zilhão de atividades é um gênio brasileiro. Autor de inúmeras canções, poetas e frases sobre o amor, a paixão e a mulher amada. O bar que leva seu nome, Vinícius Bar, é um reduto da boa música popular e serve de palco para muitos grandes nomes se apresentarem.

CAFÉ UBALDO (IPANEMA)

O prestigiado escritor baiano, membro da Academia Brasileira de Letras e vencedor do Prêmio Camões, um dos maiores em língua portuguesa, João Ubaldo Ribeiro também é uma das personalidades homenageadas pelos cariocas. Tudo bem que não é um bar, mas um amistoso café. O Café Ubaldo fica em Ipanema, mais precisamente dentro da Livraria Letras e Expressões. Além das bebidas quentes, como café, chás e cappuccinos, possui aquele espaço mágico em que você pode ler sem ser perturbado.

Atualizado em 9 Set 2013.

Por Fernanda Alves
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

11 wine bars em São Paulo para curtir o inverno com muito vinho

Que tal trocar a cerveja pelo vinho neste friozinho?

Boteco vietnamita no Centro de São Paulo oferece chope em dobro às terças-feiras

Quem comprar um chope Blondine Jackpot 777 no vietpub Bia Hoi SP ganha outro

9 bares charmosos e românticos para curtir a dois em São Paulo

Roteiro ideal para você que quer impressionar o mozão ou aquele contatinho especial!

15 bares em São Paulo para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2018

Saiba onde torcer pelo Brasil durante o campeonato de futebol mais importante do mundo!

8 bares que ficam no subsolo para descobrir em São Paulo

De casas premiadas por seus drinks a ambientes descolados no centro da cidade

9 bares com sertanejo para curtir um happy hour animado em São Paulo

Da sofrência, ao arrocha e o modão - conheça bares com shows sertanejos ao vivo!