Guia da Semana

A cidade de São Paulo se destaca pela vida boêmia – e a quantidade de bares existentes na capital é uma grande responsável por esta fama. A cada ano, o número de novos estabelecimentos aumenta, fato esse que agrada e muito os paulistanos que amam bom point para curtir um happy hour ou tomar bons drinks no fim de semana.

Para quem gosta de conhecer lugares novos e sair do óbvio, o Guia da Semana fez uma lista com os novos endereços da cidade. Conheça 15 bares que abriram em São Paulo em 2019 e aproveite este roteiro recém-saído do forno:

PERIQUITA GIN & CLUB


Foto: André Ligeiro/Divulgação Periquita & Gin Club (via Agência Tão Produção e Comunicação)

O Periquita & Gin Club, que acaba de abrir as portas nos Jardins, conta com os mesmos sócios do Vaca Véia, Só Shots e Madureira Sucos à frente do negócio. O bar especializado em drinks promete ser destino certo para quem procura lugares para apreciar a boa coquetelaria paulistana em horário prolongado (até às 3h da manhã de terça a sábado). A carta da casa conta com 50 rótulos de gin - cada um é utilizado no preparo de uma receita exclusiva assinada pelo Gin Club.

Endereço: Rua Vitorio Fasano, 35 - Cerqueira César

ROOFTOP AUGUSTA


Foto: Reprodução/Instagram @rooftopaugusta | Reprodução/Instagram @rooftopaugusta

O Rooftop Augusta, que antes ocupava o terceiro andar da Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta, reabriu as portas em um novo espaço em fevereiro deste ano. Agora na Rua Oscar Freire, o espaço multicultural continua reunindo exposições de arte, música, palestras, workshops e bar de drinks, com um agradável deck de madeira ao ar livre. A casa não tem programação fixa, por isso é bom ficar de olho nas redes sociais antes de ir conhecer.

Endereço: Rua Oscar Freire, 565 - Jardim Paulista

G&T GIN BAR


Foto: Reprodução/Instagram @gtbar_jardins | Reprodução/Instagram @gtbar_jardins

O G&T Gin Bar também está de endereço novo neste ano. Desde o dia 1º de fevereiro, a casa passou a funcionar na Rua Oscar Freire, coração dos Jardins, em um ambiente mais amplo e espaçoso do que o anterior. A carta de drinks do bar, que foi um dos pioneiros a se especializar no gin em São Paulo, conta com mais de 150 tipos diferentes de coquetéis, contemplados por mais de 100 marcas diferentes do destilado.

Endereço: Rua Oscar Freire, 604 - Jardim Paulista

GLASS BAR


Foto: Reprodução/Instagram @glassbarsp | Reprodução/Instagram @glassbarsp

Inaugurado no início de fevereiro (com direito a show da cantora Lia Clark e tudo mais), o Glass Bar é o novo point LGBT+ dos Jardins. A casa conta com dois andares e une os conceitos de bar, balada e espaço para pequenos shows e apresentações de DJs. A programação musical é bem eclética e agrada diversos gostos durante a semana.

Endereço: Rua Haddock Lobo, 885 - Cerqueira César

ESTOQUE BAR


Foto: Reprodução/Instagram @estoquebar | Reprodução/Instagram @estoquebar

Anexo ao Low BBQ, casa de carnes defumadas na Rua dos Pinheiros, acaba de ser inaugurado o novíssimo Estoque Bar, que funciona no piso superior da casa. O bar de drinks traz em sua carta coquetéis clássicos e autorais, que harmonizam com as opções de pratos do restaurante. A talentosa bartender Alice Guedes está à frente do cardápio etílico do empreendimento.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 1235 - Pinheiros

ARLETE BAR E MERCEARIA


Foto: Reprodução/Instagram @arlete.bar | Reprodução/Instagram @arlete.bar

Inaugurado há pouco no bairro de Pinheiros, o Arlete une os conceitos de bar e mercearia em um só lugar. Com entrada larga e balcão que dá para a rua, o ambiente acolhedor e descontraído convida os transeuntes a entrar e provar sanduíches e aperitivos especiais, sobretudo queijos e embutidos, apresentados em tábuas escolhidas a dedo. Para beber, tem carta de drinks assinada pelo Apothek Cocktails & Co., além de uma seleção de cervejas e vinhos.

Endereço: Rua Vupabussu, 101 - Pinheiros

BAR DAS PATROAS


Foto: Reprodução/Instagram @bardaspatroassp | Reprodução/Instagram @bardaspatroassp

O Bar das Patroas, inaugurado em fevereiro no Itaim Bibi, homenageia as mulheres com uma programação voltada ao universo do sertanejo, com música ao vivo durante a semana e drinks temáticos. Os visitantes são recebidos por um tapete vermelho e um trono de 2 metros, que promete ser point de boas fotos na casa. O banheiro feminino se destaca pelos espelhos de camarim e pela presença de uma profissional para retocar a maquiagem e o cabelo das clientes.

Endereço: Rua Tabapuã, 1410 - Itaim Bibi

BAR DO COFRE


Foto: Pedro Augusto Negri/Divulgação Farol Santander (via assessoria)

Desde o dia 1º de fevereiro, o subsolo do Farol Santander abriga o Bar do Cofre SubAstor, instalado no antigo cofre bancário de São Paulo, tombado como patrimônio histórico. A casa ocupa três salas que mantiveram as características originais da estrutura, como as portas circulares feitas de concreto e aço reforçado. O novo empreendimento conta com ambiente intimista e segue os passos da matriz, focando a carta de drinks nos coquetéis clássicos e criações sofisticadas.

Endereço: Rua João Brícola, 24, Centro [subsolo]

BAR DOS ARCOS


Foto: Tales Hidequi/Divulgação

Apesar de ter sido inaugurado no finalzinho de 2018, o Bar dos Arcos entra na lista de novos de 2019 pela espera e expectativa. Localizado no subsolo do Theatro Municipal - na estrutura centenária que abrigava os antigos dutos de ventilação -, o bar manteve as características do salão original para oferecer alta coquetelaria e gastronomia aos paulistanos. Os clientes são acomodados em um labirinto de mesas iluminadas, para promover a sociabilidade entre os visitantes.

Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República

GREENHOUSE


Foto: Divulgação

A marca de cerveja Hoegaarden inaugurou em São Paulo no mês de março o bar Greenhouse. Trata-se de um espaço com 360 metros quadrados que recria o estilo de vida simples e rústico do vilarejo onde nasceu a cerveja. O local, que fica no Largo da Batata, em Pinheiros, é um grande convite para os consumidores repensarem suas prioridades em meio ao caos da cidade e se reconectarem com a natureza.

Endereço: Rua Fernão Dias, 672 – Pinheiros

APÊ DO JUSTINO


Foto: Divulgação

O Pracinha Seu Justino, tradicional bar da Vila Madalena, acaba de inaugurar uma extensão da casa: o Apê do Justino. O novo bar, em estilo speakeasy, ou seja, escondido no segundo andar da casa, funciona de sexta e sábado com restrição de visitantes: apenas 80 pessoas por dia. Como o lugar é bem pequeno, é preciso pegar uma fila e esperar ter disponibilidade para entrar.

Endereço: Rua Harmonia, 117 - Vila Madalena

BLUE NOTE


Foto: Divulgação

O Blue Note, renomado clube de jazz nova-iorquino, ganhou em fevereiro uma filial no distinto complexo multiuso Conjunto Nacional, em São Paulo. Conhecido por receber grandes músicos de alta excelência, sempre em shows intimistas e exclusivos, a casa aposta em boa música com alta gastronomia. A filial paulista conta com uma novidade: durante a semana, de segunda a sexta, almoço com cool jazz ao vivo, uma oportunidade aprazível de quebrar a rotina.

Endereço: Avenida Paulista, 2073 [Conjunto Nacional]

BOTECO DO 28


Foto: Divulgação

Depois da abertura do Bar do Cofre SubAstor, o Farol Santander inaugurou o Boteco do 28. Trata-se de um bar descontraído em um andar dedicado às experiências gastronômicas. O andar, planejado para ser um ambiente informal, recebe uma programação rotativa: em duas noites do mês o espaço recebe um restaurante convidado, que apresenta suas vivências aos clientes. Para fazer reserva em algum desses eventos ou saber quando vai acontecer a próxima edição do jantar especial, fique de olho na agenda do Farol Santander.

Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro [28º andar]

SPUTNIK BAR


Foto: Reprodução/Instagram @sputnikbarsp | Reprodução/Instagram @sputnikbarsp

Os últimos segundos de 2018 foram agraciados com a abertura do Sputnik Bar, um espaço novo, descolado e inspirado no retrofuturismo que promete agitar ainda mais o centro da cidade. O cardápio de comes e bebes teve como referência o Leste Europeu, então por lá é possível encontrar mais de 20 rótulos de vodka, além de pratos típicos da região, que podem ser saboreados entre uma bebida e outra. Um dos cenários marcantes do novo projeto é a pista de dança inspirada no fenômeno da Aurora Boreal.

Endereço: Largo do Arouche, 330 - República

NIT BAR DE TAPAS


Foto: Reprodução/Instagram @nit_bardetapas | Reprodução/Instagram @nit_bardetapas

O NIT, bar de tapas, foi inaugurado no final de setembro em uma das ruas mais sofisticadas de São Paulo. A casa oferece aos paulistanos a experiência gastronômica da Espanha em um ambiente moderno e bem montado. Com apenas 55 lugares, o lugar é a pedida certa para beber drinks bem preparados com aperitivos espanhóis.

Endereço: Rua Oscar Freire, 153 - Jardim Paulista

CHEZ JOHNNIE

Foto: Divulgação/Chez Johnnie (Via Assessoria Enbranco)

A Johnnie Walker fez uma parceria com o restaurante Chez Oscar e, juntos, abriram o Bar Chez Johnnie, um bar exclusivo de whisky. A ideia tem como objetivo educar sobre o destilado e encantar o público mostrando que existe whisky para todos os paladares. Na carta, aparecem os rótulos de whisky do portfólio da Diageo e drinks assinados pelo especialista em alta coquetelaria Kennedy Nascimento. Os drinks exploram os diversos sabores – frutado, cítrico, amargo e defumado – e são feitos com os vários estilos do destilado como o Bourbon, Blended Scotch Whisky, Blended Malt e até Single Malt.

Endereço: Rua Oscar Freire, 1128 - Jardins.

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 29 Nov 2019.