Guia da Semana

A herança histórica e cultural do Peru se traduz de muitas maneiras nos dias atuais - principalmente na gastronomia. Sua culinária típica é influenciada por diversas outras nacionalidades, como a japonesa, a chinesa, a espanhola e a italiana. Mesmo assim, trata-se de uma comida com personalidade forte, que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo todo.

Em São Paulo, não seria diferente! Conheça 9 points gastronômicos em SP que vão fazer você se sentir no Peru e saboreie uma das culinárias mais ricas do mundo:

1. Huaco Culinária Peruana


Anny Sollis/Divulgação Huaco (via assessoria)

O Huaco, restaurante que nasceu na Vila Madalena e que recentemente se mudou para os Jardins, conta com uma cozinha peruana contemporânea, mas com uma base bem tradicional, utilizando ingredientes importados diretamente do Peru. A casa conta com uma grande variedade e sabores diferentes do ceviche, pra quem não se contenta apenas com o tradicional: o Nikkei (foto), por exemplo, leva atum fresco, leite de tigre de tamarindo, ponzu e massa harumaki (R$ 47).

Huaco Culinária Peruana

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1057 - Jardins
Telefone: (11) 3064-0642

2. Suri Ceviche Bar


Reprodução/Instagram @suricevichebar | Reprodução/Facebook Suri Ceviche Bar

O Suri Ceviche Bar, restaurante especializado neste prato da culinária peruana, fica localizado em Pinheiros. No ambiente moderninho da casa você encontra um balcão amplo e espaçoso, onde os clientes podem se acomodar para provar variações deliciosas do ceviches. A carta de drinks também dá destaque para o pisco, bebida etílica, feita a partir da fermentação da uva, que é típica do Peru.

Suri Ceviche Bar

Endereço: Rua Mateus Grou, 488 - Pinheiros
Telefone: (11) 3034-1763

3. Lima Cocina Peruana


Reprodução/Facebook Lima Cocina Peruana SP | Reprodução/Facebook Lima Cocina Peruana SP

O Lima Cocina Peruana, com duas unidades em SP, foi o primeiro restaurante peruano da cidade a oferecer rodízio, para comer à vontade (disponível apenas nas unidade Jardins). Com ingredientes frescos vindos diretamente do Peru, a casa oferece uma grande variedade de pratos típicos, indo muito além do ceviche no cardápio e do pisco na carta de bebidas. Não deixe de provar o Tataki de Salmón (foto), que leva salmão em crosta de gergelim, molho Nikkei e arroz com frutas e vegetais, e a sobremesa Churros Morados, feitos com farinha de milho roxo e servidos com doce de leite, creme tres leches e mazamorra morada.

Lima Cocina Peruana

Endereço: Alameda Lorena, 1784 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3891-2182

Endereço: Rua Adolfo Tabacow, 269 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 4327-0623

4. La Peruana Cevichería


Reprodução/Instagram @laperuanabr | Reprodução/Instagram @laperuanabr

O La Peruana Cevichería, localizado no Jardim Paulista, nasceu como um foodtruck, e hoje tem um cantinho descolado e moderninho para chamar de seu. A cozinha, comandada pela chef peruana Marisabel Woodman, tem o ceviche como destaque, que aparece em diversas versões - e pode até ser pedido via delivery. O restaurante conta com um anexo, o bar El Balcon, que fica no número 1333 da mesma rua e serve drinks clássicos repaginados com o pisco, como o Pisco Mule, por exemplo.

La Peruana Cevichería

Endereço: Alameda Campinas 1357 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3885-0148

5. La Mar Cebicheria Peruana


Reprodução/Facebook La Mar São Paulo | Reprodução/Facebook La Mar São Paulo

Com unidades pelo mundo todo, a filial brasileira do La Mar Cebicheria Peruana fica instalada em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi. O local é inspirado nas milhares de cebicherias que existem pelo Peru, tendo o ceviche como foco do cardápio. Mas não é só disso que vive o local: dividido em cinco seções, o menu traz receitas super tradicionais, dos tiraditos (peixe cru no molho picante) às causas (bolinhos feitos de batata). O diferencial da casa é que, às sextas, sábados e domingos, você escolhe a dedo o peixe que vai para o seu prato.

La Mar Cebicheria Peruana

Endereço: Rua Tabapuã, 1410 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3073-1213

6. Pisco Restaurante


Reprodução/Instagram @piscorestaurante | Reprodução/Instagram @piscorestaurante

Sob o comando do chef peruano Oscar Vásquez-Solis, o Pisco Restaurante abriu as suas portas no segundo semestre de 2017 nos Jardins. O cardápio busca oferecer a gastronomia peruana "raiz", com receitas originais e tradicionais, como o ceviche norteño, cóctel de camarões, causa de cangrejo, leche de tigre e lomo saltado, por exemplo. Nem é preciso dizer que a carta de bebidas da casa é totalmente voltada para os drinks com pisco, né?

Pisco Restaurante

Endereço: Alameda Campinas, 656 - Jardins
Telefone: (11) 3171-3421

7. Qceviche!


Reprodução/Instagram @qceviche | Reprodução/Instagram @qceviche

O Qceviche!, que conta com unidades em Pinheiros e na Barra Funda, traz a cultura peruana tanto na gastronomia, quanto na decoração, com murais, símbolos e máscaras que remetem ao Império Inca. Apesar do ceviche, ser a estrela do cardápio (com opção vegana inclusa), a casa também conta com pratos quentes, sanduíches, sobremesas e sugestões para petiscar no happy hour.

Qceviche!

Endereço: Rua Tavares Cabral, 61 - Pinheiros
Telefone: (11) 3093-7200

Endereço: Avenida Marquês de São Vicente, 1619 - Barra Funda
Telefone: (11) 3576-5517

8. La Cevicheria


Reprodução/Instagram @la_cevicheria_peruana | Reprodução/Instagram @la_cevicheria_peruana

Como o nome já diz, o restaurante La Cevicheria é o local certo para quem quer provar de uma grande variedade de ceviches frescos. Entre as sugestões da casa, o destaque vai para o ceviche misto com lula, peixe, polvo e camarão. O cardápio oferece ainda as causas, bolinhos de massa de batata prensada com pimenta e limão, oferecidas nas versões de frango e "acevichada".

La Cevicheria

Endereço: Rua dos Pinheiros, 444 - Pinheiros
Telefone: (11) 3969-3893

9. Barranco Pisco Bar


Reprodução/Facebook Barranco Pisco Bar | Reprodução/Facebook Barranco Pisco Bar

Recém-inaugurado na Vila Olímpia, o Barranco Pisco Bar é um bar e casa noturna latina, onde a especialidade são os drinks com pisco. Para sorte dos aventureiros gastronômicos de plantão, o local também conta com um cardápio de comidinhas típicas, que abrange desde o ceviche peruano, até o chorito chileno e o tequenho venezuelano. A casa abre às sextas-feiras, com o melhor da música latina na pista para animar os paulistanos.

Barranco Pisco Bar

Endereço: Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1639 - Vila Olímpia
Telefone: (11) 3842-4453


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

6 lugares para tomar drinks com pisco em São Paulo

Do clássico 'Pisco Sour' a receitas exóticas e diferentonas com a famosa aguardente peruana

8 tendências gastronômicas para experimentar e ficar de olho até o final de 2018

Sorvete feito na chapa, churrasco preparado na mesa, temperos contrastantes e muito mais

9 lugares em São Paulo para ter um jantar romântico sem falir

Para vocês terem o jantar perfeito a dois sem torrar todo o salário numa noite só!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 7 Jan 2019.