Black do bom

Durante o mês de julho, o Sesc Pompéia realizará o projeto Soul+Funk, que acontece todas as sextas e sábados na Choperia, com apresentações de alguns dos principais grupos brasileiros de funk e soul.

A jam session Suburbana, responsável pelo som das concorridas noites de segunda no Espaço Urbano, abriu o projeto no último final de semana, com participações especiais de Bocato e do cantor Bukassa. Todos os shows do evento contarão com participações especiais de músicos que tem algum vínculo com a black music.

Na próxima sexta e sábado, 11 e 12 de julho, a atração do Soul+Funk é a banda mineira Berimbrown. Seus integrantes fundem elementos regionais da cultura brasileira, como a capoeira e os tambores do interior de Minas Geraes, com o groove do funk e do soul, originando uma mistura que a própria banda define como “congo-pop”. Lady Zú e o cantor Carlos Dafé, um dos grandes nomes da black music brasileira dos anos 70, devem dar uma canja nos shows.

O Funk Como Le Gusta leva seu extenso time de músicos ao palco da Choperia do Sesc Pompéia nos dias 18 e 19 de julho. No repertório do show, músicas do primeiro disco da big band, o elogiado Roda de Funk, além de composições que vão estar presentes no novo disco, que deve ser lançado em breve. Os rappers Thaíde e Xis fazem uma participação especial nessas apresentações.

Um dos grupos precursores da black music brasileira, a Banda Black Rio, encerra o projeto Soul+Funk nos dias 25 e 26 de julho. Da formação original, só o trombonista Lucio Silva permaneceu. Mas o tecladista Willian Magalhães, filho do saxofonista Oberdan Magalhães, um dos idealizadores da banda, continua mantendo vivo o espírito de uma das mais importantes bandas da década de 70. A nova versão da Banda Black Rio já produziu Movimento, disco lançado em 2001, que conta com músicas do soulman Cassiano. No show, composições do disco Movimento além dos saborosos clássicos que marcaram a história da banda, como Mr. Funky Samba e Na Baixa do Sapateiro, uma surpreendente releitura (cheia de groove) do samba de Ary Barroso.

A original fusão de ritmos como o samba, jazz, funk, promovida pela Banda Black Rio enriqueceu a black music brasileira. Com discos como Maria Fumaça (1977) e Gafieira Universal (1978), a Banda Black Rio influenciou grandes nomes da música nacional e internacional como Jamiroquai e o próprio Funk Como Le Gusta. A banda também gravou ao lado de figurões da MPB, entre eles, Jorge Ben Jor e Tim Maia. Max de Castro, Gerson King Combo e Izy Gordon devem dar canjas nos shows do Sesc.

Todos os grupos que se apresentam no projeto Soul+Funk são representantes dignos da rica tradição da black music brasileira, que tem como ponto forte a incorporação de outros estilos (como o samba) à batida do funk e do soul. É a originalidade do músico brasileiro novamente em evidência.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Cães recebem como nome os erros mais procurados do buscador a fim de dar mais visibilidade à adoção

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

De jogos de bebida a spa em casa, qual tem mais a sua cara?

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Foliões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Olinda podem contar com a ajuda do app para se localizar

10 hábitos que têm o poder de mudar o seu ano completamente

Uma magia que só hábitos saudáveis podem oferecer

7 livros impressionantes que estão entre os mais vendidos de 2018 e você precisa ler

Ótimas leituras para começar 2019 inspirado nos best sellers que bombaram ano passado

9 livros para começar 2019 com o pé direito

Histórias reais, de suspense, romance e até para melhorar suas finanças durante o ano

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.