Destaques pop rock do ano que acaba

Em 2002, o mundo pop rock passou por muita coisa. Artistas morreram, novos apareceram, bandas voltaram à ativa, músicos abandonaram suas bandas, enfim, nos últimos doze meses rolou de tudo.

O maior destaque internacional foi Michael Jackson(foto), Em 2002, o famoso artista pop recebeu o prêmio de artista do século no Grammy, foi chamado de "bomba-relógio financeira" por um assessor e foi processado por um empresário que o acusa de ter quebrado um contrato do shows. Jackson deixou fãs e não-fãs boquiabertos com os resultados de sua mais recente plástica, acusou a indústria fonográfica de racismo e terminou o ano escandalizando grupos de proteção a crianças ao sacodir seu filho adotivo de nove meses na sacada de um hotel em Berlim

Em termos de Brasil, na cena pop rock os maiores destaques foram a volta dos Paralamas, do RPM e a revelação CPM 22. Os Paralamas voltaram depois de um ano e meio do acidente que vitimou Herbert Viana e matou sua esposa Lucy. Eles iniciaram em 2002 uma turnê que se estende no novo ano. O RPM foi uma banda de sucesso nos anos 80 que parou e ressurgiu novamente com o sex symbol Paulo Ricardo no comando. O CPM 22 é uma banda paulista de hardcore melódico, um estilo que a muito tempo agrada os adolescentes americanos e agora empolga os brazucas também.

Nesse ano o Brasil também recebeu grandes nomes internacionais mesmo num ano de alta de dólar e em que foi cancelado o Freejazz, principal evento de música do país nos últimos. Fizeram show no país a musa da discoteca Gloria Gaynor, os californianos do Red Hot Chili Peppers, os canadenses do Rush vieram ao Brasil pela primeira vez pra alegria de fãs que esperavam a até 20 anos, também compareceram por aqui os suecos do A-Ha, os australianos do INXS e os ingleses Roger Waters (ex-Pink Floyd), Charlatans, The Mission e Echo & the Bunnymen.

Várias bandas nacionais trocaram ou perderam algum componente. Os Raimundos perderam primeiro o vocalista Rodolfo que formou a banda Rodox, e depois o baixista Canisso. O grupo O Rappa perdeu o baterista e letrista Marcelo Yuka. E a supresa maior foi a saída de Nando Reis dos Titãs depois de tantos anos.

Bom final de ano! Boa virada e um Feliz Ano Novo. São desejos do !ObaOba pra você.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Aplicativo lança serviço de passeios para pets com funções de agendamento e monitoramento do trajeto

A DogHero ainda seleciona as melhores pessoas para cuidar do seu cãozinho com muito amor

10 produtos criativos e inovadores que vão revolucionar a sua vida

De tênis que amarra sozinho a canudo de vidro e acessórios impressos em 3D

5 escritores contemporâneos para seguir nas redes sociais e se inspirar

Sentimentos, crises, autoestima e amor próprio são alguns dos temas que

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme