Homenagens e e-music internacional no Hype

Nesta terça-feira começa a segunda edição do Hype - festival de música eletrônica e arte sônica. O evento acontece no Sesc Pompéia e se estende até o dia 10 de maio, sábado. O 2Hype dedica três das cinco noites às novas tendências alemãs (Klangscape) e francesas (Avant Garde) e duas noites aos artistas nacionais em shows especiais.

Assim como na edição passada, onde foi apresentando o espetáculo Experiências Tropicais em homenagem ao maestro e arranjador Rogério Duprat, o Hype mais uma vez escolhe um felizardo para receber as honras, e desta vez será Walter Franco, que fará uma nova versão de seu segundo disco, Revolver (1976). O disco pertence a fase experimental de Walter, onde utilizava recursos eletrônicos, como sintetizadores e loops de fitas.

Outro artista nacional que tem encontro marcado com o evento é o grupo LCD. Dedicado a música experimental, a live-eletronic e improvisação livre, o grupo paulistano, formado por Paulo Beto (teclados), Eloi "Dr.Silvestre" Chiquetto (instrumentos eletrônicos inventados e computadores obsoletos) e Miguel Barela (guitarra), farão uma homenagem a Zé do Caixão. A base do show serão as músicas presentes nos filmes do cineasta e canções do próprio José Mojica Marins. Além das projeções de imagens desses filmes, o personagem Zé do Caixão encerra o show com a narração de um conto de terror, sob uma trilha sonora executada ao vivo.

Já as atrações internacionais serão marcadas por Ellen Allien e o duo Laub, Klangscape, que mostram a nova paisagem da cena eletrônica alemã. Rubin Steiner da França, que apresenta (entre outros) seu mais recente trabalho Wunderbar Drei, onde demonstra seu talento como arranjador. E Stereo Total da França e Alemanha, formado em 1992 pela francesa Françoise Cactus e pelo alemão Brezel Goring, e que já contou com integrantes escoceses e palestinos, entre outras nacionalidades. As influências, também múltiplas, são de gêneros como a chanson francesa, disco, hip-hop, rockabilly, garage, punk rock, electro, new wave, além da sonoridade de sintetizadores antigos, guitarras feitas em casa, amplificadores valvulados e equipamentos eletrônicos de segunda linha. Sem dúvida um experimental de primeira linha.

Todas as noites os shows serão abertos pelo Estúdio Bijari, apresentando trabalhos de VJs convidados como Angelo Palumbo, Spetto, Duva e Embolex. Além dos trabalhos desses artistas, imagens da edição passada do festival serão mixadas com novos vídeos produzidos para o 2Hype.

Programação:

06/05 - Klangscape - A Nova Paisagem eletrônica Alemã, com Ellen Allien + Laub
07/05 - Avant Garde com Rubin Steiner
08/05 - Stereo Total
09/05 - Zé do Caixão e Seu Estranho Mundo Sonoro com LCD e José Mojica Marins
10/05 - Revolver com Walter Franco

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Aplicativo lança serviço de passeios para pets com funções de agendamento e monitoramento do trajeto

A DogHero ainda seleciona as melhores pessoas para cuidar do seu cãozinho com muito amor

10 produtos criativos e inovadores que vão revolucionar a sua vida

De tênis que amarra sozinho a canudo de vidro e acessórios impressos em 3D

5 escritores contemporâneos para seguir nas redes sociais e se inspirar

Sentimentos, crises, autoestima e amor próprio são alguns dos temas que

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme