Independência ou música

A cena musical independente brasileira é muito forte. Centenas de bandas de qualidade estão na batalha para mostrar sua música, sem contar com o auxilio das grandes gravadoras ou dos veículos da mídia. Muitas dessas bandas independentes enfrentam diversas dificuldades para mostrar seu som, mas o que as mantém na luta, é a crença no potencial de sua música.

A originalidade sonora é um dos pontos principais para que uma banda se diferencie das demais. Nesse quesito, a banda paulistana Feira Livre (foto) se destaca. O grupo, como o próprio nome anuncia, é uma feira livre de ritmos e gêneros musicais, que são fundidos com uma linguagem bem moderna.

Estilos como o funk, o jazz, ritmos latinos, e pitadas da energia da música eletrônica (drum`n´bass), associam-se as raízes da música brasileira, principalmente ao samba e a bossa nova. A banda faz versões diferenciadas para clássicos da MPB como Canto de Ossanha (de Vinícius e Baden Powel) e A Rã (de João Donato). O grupo também tem diversas músicas próprias, que ilustram muito bem a salada rítmica produzida por seus integrantes. As apresentações ao vivo da Feira Livre são bem dançantes e descontraídas. Vale conferir.

Outra banda que vem se destacando no cenário independente é a Fantástica Fábrica de Groove. O grupo, que aposta no poder do funk grooveado, é bem conhecido no circuito universitário de festas. Entre as referências da banda, ícones do funk/jazz como o baixista Jaco Pastorius, Herbie Hancock, The Meters e Maceo Parker. Destaque para a versão funkeada da música tema do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço.

Agora, uma boa notícia para as bandas independentes de rock e afins que procuram um lugar ao sol. No dia 9 de agosto começam as eliminatórias do 1° SP Music Festival, evento que vai reunir 140 bandas independentes e cerca de 8 grupos convidados. Um júri selecionará as sete melhores bandas, que serão premiadas com uma série de benefícios, como a gravação de um CD, contratos com gravadoras independentes e toda a divulgação para que os grupos realmente decolem.

As inscrições para o SP Music Festival já estão abertas. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser consultados no site MundoRock. Será uma ótima oportunidade para tirar sua banda da garagem.

A riqueza musical brasileira não se restringe apenas aos artistas que estão presentes nos catálogos das grandes gravadoras. Existe muita música de qualidade sendo feita nas garagens e nos estúdios caseiros do nosso país. Fique de olhos e ouvidos abertos para as bandas independentes brasileiras.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 hábitos que têm o poder de mudar o seu ano completamente

Uma magia que só hábitos saudáveis podem oferecer

7 livros impressionantes que estão entre os mais vendidos de 2018 e você precisa ler

Ótimas leituras para começar 2019 inspirado nos best sellers que bombaram ano passado

9 livros para começar 2019 com o pé direito

Histórias reais, de suspense, romance e até para melhorar suas finanças durante o ano

Horóscopo 2019: confira as previsões astrológicas de cada signo para o próximo ano

As boas novas, os pontos para ficar atento(a) e as surpresas que vêm por aí

Saiba como plantar cactos coloridos em casa e ter um jardim alegre

Um passo a passo completo para criar um jardim de cactos exóticos

15 livros incríveis e envolventes para quem está afim de uma boa leitura

Obras que vão conquistar o coração até de quem não é muito viciado em livros

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.