Independência ou música

A cena musical independente brasileira é muito forte. Centenas de bandas de qualidade estão na batalha para mostrar sua música, sem contar com o auxilio das grandes gravadoras ou dos veículos da mídia. Muitas dessas bandas independentes enfrentam diversas dificuldades para mostrar seu som, mas o que as mantém na luta, é a crença no potencial de sua música.

A originalidade sonora é um dos pontos principais para que uma banda se diferencie das demais. Nesse quesito, a banda paulistana Feira Livre (foto) se destaca. O grupo, como o próprio nome anuncia, é uma feira livre de ritmos e gêneros musicais, que são fundidos com uma linguagem bem moderna.

Estilos como o funk, o jazz, ritmos latinos, e pitadas da energia da música eletrônica (drum`n´bass), associam-se as raízes da música brasileira, principalmente ao samba e a bossa nova. A banda faz versões diferenciadas para clássicos da MPB como Canto de Ossanha (de Vinícius e Baden Powel) e A Rã (de João Donato). O grupo também tem diversas músicas próprias, que ilustram muito bem a salada rítmica produzida por seus integrantes. As apresentações ao vivo da Feira Livre são bem dançantes e descontraídas. Vale conferir.

Outra banda que vem se destacando no cenário independente é a Fantástica Fábrica de Groove. O grupo, que aposta no poder do funk grooveado, é bem conhecido no circuito universitário de festas. Entre as referências da banda, ícones do funk/jazz como o baixista Jaco Pastorius, Herbie Hancock, The Meters e Maceo Parker. Destaque para a versão funkeada da música tema do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço.

Agora, uma boa notícia para as bandas independentes de rock e afins que procuram um lugar ao sol. No dia 9 de agosto começam as eliminatórias do 1° SP Music Festival, evento que vai reunir 140 bandas independentes e cerca de 8 grupos convidados. Um júri selecionará as sete melhores bandas, que serão premiadas com uma série de benefícios, como a gravação de um CD, contratos com gravadoras independentes e toda a divulgação para que os grupos realmente decolem.

As inscrições para o SP Music Festival já estão abertas. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser consultados no site MundoRock. Será uma ótima oportunidade para tirar sua banda da garagem.

A riqueza musical brasileira não se restringe apenas aos artistas que estão presentes nos catálogos das grandes gravadoras. Existe muita música de qualidade sendo feita nas garagens e nos estúdios caseiros do nosso país. Fique de olhos e ouvidos abertos para as bandas independentes brasileiras.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme

10 presentes diferentes para agradar o mozão no Dia dos Namorados

Pra fazer bem bonito nesta data especial e aumentar a barrinha do amor através de alguns mimos

6 dicas infalíveis para se sair bem na arte de paquerar no Instagram

Já que a rede social está ali disponível e dando bobeira, partiu flertar online

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Atenção foliões: saiba como substituir o glitter feito de microplásticos por um que não agrida o meio ambiente!