Jazz ou Blues?

O jazz e o blues vão passar pelo Bourbon Street Music Club nesta semana. Um americano legítimo e um brasileiro com pinta de americano vão apresentar, respectivamente, sofisticados repertórios de jazz e de blues.

Esse norte-americano legítimo é o vibrafonista Stefon Harris, que se apresenta no Bourbon na próxima quarta e quinta, dias 23 e 24 de julho. Com apenas 30 anos, Stefon é um dos maiores nomes do jazz contemporâneo em seu instrumento, o vibrafone. Ele, que passou pelo Brasil em uma das edições do Chivas Jazz Festival, já tocou com músicos do quilate de Wynton Marsalis e Joe Henderson.

Stefon Harris se destaca por associar energia a muita melodia em seu estilo de tocar. Seus shows são bem equilibrados graças a essa combinação balanceada entre solos virtuosos e levadas melódicas, proporcionadas pelo timbre doce do vibrafone. Ele apresenta, principalmente, as composições do novo CD, The Grand Unification Theory (foto), lançado pela Blue Note, trabalho que mescla várias vertentes do jazz, música africana e, até mesmo, música clássica.

Ele vem para o Brasil acompanhado por George Colligan (piano), Matthew Parrish (baixo) e Kim Thompson (bateria), todos ótimos jazzistas. Apesar da pouca idade, Stephon já teve dois de seus quatro discos indicados ao prêmio Grammy, o Oscar da música mundial.

O bluesman brasileiro Big Gilson é a atração do Bourbon Street na terça, dia 22 de julho. Ele apresenta, acompanhado pela banda Blues Dynamite, as músicas de seu CD Live at the Blue Note, gravado ao vivo na casa de shows Blue Note, em Nova York, um dos maiores templos do jazz e do blues do mundo. A música de Big Gilson, que também é guitarrista da banda Big Allambik, já recebeu elogios até de B.B. King, que disse: "...Quando vejo um jovem tocando blues tão bem assim e tão longe da América, sinto que minha missão nesta vida está cumprida..."

Jazz ou blues? Faça sua escolha. Ou, para não se arrepender, confira os dois shows.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme

10 presentes diferentes para agradar o mozão no Dia dos Namorados

Pra fazer bem bonito nesta data especial e aumentar a barrinha do amor através de alguns mimos

6 dicas infalíveis para se sair bem na arte de paquerar no Instagram

Já que a rede social está ali disponível e dando bobeira, partiu flertar online

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Atenção foliões: saiba como substituir o glitter feito de microplásticos por um que não agrida o meio ambiente!