Minority Report A Nova Lei: a junção dos gigantes

Está para estrear no dia 2 de agosto no Brasil o filme Minority Report – A Nova Lei, que traz um novo marco no cinema mundial, o encontro de dois gigantes de bilheteria: de um lado, o ainda galã (aos exatos 40 anos) com um currículo de mais de 30 filmes, na sua maioria sucessos de bilheteria, Sr. Tom Cruise. Do outro, um dos mais aclamados diretores e produtores de cinema do século 20 e quem sabe do 21 também, e com um currículo dobrado, Sr. Steven Spielberg. Eles nunca haviam trabalhado juntos, mas após vários anos de namoro (o projeto data de 1999), o filme finalmente ficou pronto. Cruise mal havia terminado de filmar Vanilla Sky, e dois dias depois iniciava as filmagens de Minority.

A história nos leva para Washington DC (EUA) no ano de 2054, num mundo onde não existem mais crimes. A tecnologia é absurdamente avançada, dando condições à polícia de detectar criminosos antes mesmo que eles cometam seus crimes através de um rastreamento psicológico de todos os moradores. E há apenas uma unidade do Departamento de Justiça que detém esta tecnologia, chamada Precrime (pré-crime).

Tom Cruise é John Anderton, criador do sistema e chefe da unidade Precrime. Sua missão é localizar e prender os criminosos antes que o crime aconteça, e nisso ele é o melhor policial de sua corporação. Até que um dia, escaneando o sistema na busca de novos criminosos, ele encontra um, particularmente conhecido: ele mesmo. E sabe muito bem o motivo que vai levá-lo a cometer esse crime, só não sabe contra quem, e nem quando. De posse dessa descoberta, ele inicia o processo de tentar despistar o sistema, que segundo sua própria criação, é infalível. Mais cedo ou mais tarde, será descoberto e preso. É o criador lutando contra a própria criação e criaturas.

Recheado de efeitos especiais, o grande mérito de Spielberg é juntar uma Washington conhecida dos dias de hoje, com elementos futuristas e modernos. Preste atenção num modelo de carro da Lexus (divisão da Toyota), versão 2054. Os carros flutuam por estradas suspensas, e também podem descer paredes de lado. O divertido será assistir esse filme realmente em 2054, e ver o que Spielberg acertou (ou não). E de adivinhar o futuro, ele vem treinando desde 1982, quando imaginou E.T.

No elenco, desconhecidos e famosos: Colin Farrel, desconhecido por aqui faz um policial amigo de Anderton; Samanthat Morton é Agatha, sua esposa (atriz do filme de Woody Allen “Através da Noite”); Max Von Sydow, o chefe superior da polícia, possui no seu histórico filmes como “Duna”, “Flash Gordon”, “Conan o Bárbaro” e “O Exorcista”.

Será quem um dia a tecnologia estará tão avançada assim a ponto e impedir que criminosos cometam crimes? Ou será apenas mais uma viagem da mente imaginativa de Steven Spielberg? Torçamos para que não.

Por Stevan Lekitsch
Stevanlek@uol.com.br

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 hábitos que têm o poder de mudar o seu ano completamente

Uma magia que só hábitos saudáveis podem oferecer

7 livros impressionantes que estão entre os mais vendidos de 2018 e você precisa ler

Ótimas leituras para começar 2019 inspirado nos best sellers que bombaram ano passado

9 livros para começar 2019 com o pé direito

Histórias reais, de suspense, romance e até para melhorar suas finanças durante o ano

Horóscopo 2019: confira as previsões astrológicas de cada signo para o próximo ano

As boas novas, os pontos para ficar atento(a) e as surpresas que vêm por aí

Saiba como plantar cactos coloridos em casa e ter um jardim alegre

Um passo a passo completo para criar um jardim de cactos exóticos

15 livros incríveis e envolventes para quem está afim de uma boa leitura

Obras que vão conquistar o coração até de quem não é muito viciado em livros

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.