Guia da Semana

A essa altura do campeonato você já deve saber que o plástico é um dos maiores inimigos da sustentabilidade no século 21. O material, amplamente utilizado em embalagens e produtos descartáveis, demora muito para se decompor na natureza, o que resulta numa poluição dos oceanos em larga escala, além de interferir na vida animal marinha.

Se você se importa com o mundo que estamos deixando para trás e quer fazer algo a respeito, saiba que pequenas mudanças fazem uma grande diferença! Confira 8 dicas sustentáveis para usar menos plástico no seu dia a dia e faça parte desse movimento:

1. Recuse os canudinhos plásticos em restaurantes, lanchonetes e afins


Shutterstock

O canudo é um dos maiores representantes do mal que o plástico pode causar ao meio ambiente. Leva-se 1 minuto para fabricar, é usado por apenas uns 30 minutinhos e demora 20 anos para se decompor, o que resulta em aproximadamente 1000 mortes de espécies marinhas ao ano. Se você puder consumir a sua bebida diretamente do copo, por que não recusar o canudo?

2. Ou você pode investir em um canudo reutilizável, feito de metal, vidro, entre outros materiais


Shutterstock

Por questões de higiene e praticidade, sabemos que não é tão fácil abrir totalmente mão dos canudinhos. A solução para você, então, são os canudos reutilizáveis, feitos de metal inox, vidro, bambu, entre outros materiais sustentáveis. Alguns destes produtos já vêm até com a escovinha para auxiliar na limpeza do canudo! A loja Mentah ficou famosa por seus canudos de vidro, vendidos por R$ 17 a unidade.

3. Não use sacolinhas plásticas na hora de ir ao mercado


Shutterstock

Invista em uma sacola de mercado reutilizável, que além de ser mais resistente e comportar mais volume, não vai acabar sendo confundida com uma água-viva por uma tartaruga marinha.

4. Adote uma caneca no escritório ao invés de usar um copinho descartável para o café


Shutterstock

Essa regrinha vale para o copo de água também! Fuja dos descartáveis levando a sua própria caneca térmica ou copo para o escritório. Se a sua empresa disponibilizar essas peças de louça, fica mais fácil ainda.

5. Quando te oferecerem a sua via do cartão de crédito/débito, educadamente recuse!


Shutterstock

O recibo geralmente é impresso em um papel que contém pedaços de plásticos (os famosos microplásticos), característica que impossibilita a sua reciclagem.

6. Na hora de pedir delivery, peça para não trazerem talheres de plástico


Shutterstock

Lembre-se: menos plástico é mais! Use os talheres que você tem em casa mesmo - você vai ter que lavar depois, mas o meio ambiente agradece.

7. Se você é mulher, invista no coletor menstrual


Shutterstock

O coletor menstrual é uma alternativa sustentável aos absorventes, por ser reutilizável e não produzir lixo. Além disso, o copinho é hipoalergênico e mais higiênico do que os métodos tradicionais, ao contrário do que muitos pensam. Você também ganha na economia! Como não amar?

8. Seja no Carnaval ou na make bafo, desapegue do glitter


Shutterstock

Sim, o glitter, por conter microplásticos, é um grande vilão do meio ambiente! Tudo o que você colocar no rosto e na pele vai pelo ralo e acaba poluindo rios e oceanos. Uma alternativa é o glitter ecológico, que pode ser feito com pó de mica, corante de alimentos ou até mesmo ser comprado pronto! Saiba mais aqui.

11 brechós online para quem não quer gastar muito na hora de comprar roupa

Pra garimpar e renovar o guarda-roupa :)

6 aplicativos úteis que vão facilitar a sua vida em São Paulo

Serviços que facilitam na hora de andar pela cidade, descobrir lugares novos e evitar filas

10 produtos criativos e inovadores que vão revolucionar a sua vida

De tênis que amarra sozinho a canudo de vidro e acessórios impressos em 3D

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Jun 2018.