Novidade para o cinema Brazuca

Um cantor e compositor com a importância de Paulinho da Viola para a formação musical de nosso país tem de ser valorizado. Nada mais justo que dedicar – lhe um documentário. Trata-se do mais recente trabalho da diretora Isabel Jaguaribe, Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje. O objetivo desse trabalho é apresentar ao público seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorrer a discreta e peculiar rotina do artista.

Quem é fã de seu trabalho terá uma ótima oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre ele, e para os que não o conhecem, essa é uma ótima chance fazê-lo. O documentário traz reflexões de Paulinho da Viola sobre o tempo, além de participações especiais como Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

Vale a pena tecer breves linhas sobre a biografia desse homem. O contato de Paulinho com a música deu-se durante a infância, filho de violinista, o menino presenciava os ensaios do pai ao lado de figuras como Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre muitos outros músicos que se reuniam para fazer choro e eventualmente cantar valsas e sambas de diferentes épocas.

Durante os anos 70, Paulinho da Viola já havia saído do anonimato e chegou a gravar um disco por ano, ganhou diversos prêmios e apresentou-se em diversas cidades, no Brasil e no Mundo. Nos anos 80, teve uma produção mais lenta, fez 4 álbuns e solidificou sua fama de um dos sambistas mais famosos do Brasil. Finalmente, no começo da década de 90, Paulinho ressurge com um trabalho mais maduro, mas sem abandonar o apelo popular, prova de que pode ser versátil, sem abandonar seus valores estéticos.

Essas e outras histórias podem ser conferidas no documentário que tem estréia prevista para o dia 25 de julho no Rio de Janeiro e 08 de Agosto em São Paulo. Confira a programação dos cinemas e não perca!

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme

10 presentes diferentes para agradar o mozão no Dia dos Namorados

Pra fazer bem bonito nesta data especial e aumentar a barrinha do amor através de alguns mimos

6 dicas infalíveis para se sair bem na arte de paquerar no Instagram

Já que a rede social está ali disponível e dando bobeira, partiu flertar online

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Atenção foliões: saiba como substituir o glitter feito de microplásticos por um que não agrida o meio ambiente!