Guia da Semana

Todo dia que se inicia é um bom momento para investir em hábitos para uma rotina mais saudável e feliz, mas é claro que o começo de um ano acaba dando um ótimo empurrãozinho. E verdades precisam ser ditas: você não precisa de muito para melhorar a sua vida, apenas vontade.

Então aproveite este ciclo que está começando e o fôlego e passe a praticar alguns hábitos que vão transformar o seu ano - e você como pessoa:

Dedicar um tempo a si mesmo(a)


Foto: Shutterstock

É a correria do dia a dia e o estresse no trabalho, por exemplo, que acabam tirando o seu foco para com a pessoa mais importante da sua vida: você. Por isso, é válido tirar um tempo para investir no que faz você feliz. Seja se maquiar, cantar, tomar um banho relaxante, passear pela cidade, ler um livro, fazer um spa day em casa... você tem a total liberdade para escolher e aproveitar esse momento!

Parar com o preconceito em relação aos livros de autoajuda


Foto: Shutterstock

Reza uma falsa lenda que livros de autoajuda são piegas - mas e se forem? Há um número inestimável de pessoas tentando evoluir e se encontrar por aí e diversas obras podem ser um começo para se amar mais, enxergar problemas de outra maneira, se cobrar menos. No fim, vale dar uma chance para a categoria, que já inspirou tantos mundo afora.

Praticar um exercício pela saúde e não balança

Foto: Shutterstock

A rotina marombeira não é para todos, ou melhor, a arte de adorar uma academia e o hábito de levantar pesos. É por isso que tantos outros exercícios existem, da dança ao pilates, corrida, natação e lutas marciais. Se movimentar traz benefícios incríveis para a saúde, e um deles é a fabricação de serotonina, substância que proporciona aquele sentimento de felicidade, sabe? Sendo assim, não foque na balança, deixe que os quilinhos a menos venham por bem e não por sofrência.

Viver uma vida mais off e menos on


Foto: Shutterstock

Um celular sem bateria, um local sem wi-fi. Aparentemente estes são alguns dos maiores medos da sociedade atual. Se desconectar é uma afronta, mas nos dias de hoje é mais do que necessário ficar um tempo off para se reencontrar ou simplesmente se livrar da pressão das mensagens de whatsapp ou validação das redes sociais. A vida, no fim, acontece no mundo real, então que tal postar menos e aproveitar mais o agora fora do celular?

Meditar antes de dormir ou durante o dia


Foto: Shutterstock

A meditação é uma das técnicas milenares que já provou ser benéfica para o corpo e mente. É claro que conseguir se concentrar no agora e desligar os pensamentos é um desafio e tanto, mas vale lembrar que é a prática e força de vontade que determinam a sua caminhada! Para facilitar a jornada, tente meditar debaixo do chuveiro ou antes de dormir.

Começar um trabalho voluntário


Foto: Shutterstock

Existem muitos lugares em São Paulo que precisam de voluntários e você pode ser a próxima pessoa a ajudar um animal ou ser humano. Fazer o bem ser olhar a quem é uma máxima que faz a vida de qualquer um mais significativa e abençoada, lembre-se disso. E ah, você não precisa investir dinheiro, só de doar o seu tempo para alguém já é um começo e tanto.

Dizer mais sim e menos não


Foto: Shutterstock

Impossível negar que existem dias que o corpo chama por um momento de relaxamento, mas a vida é uma só. É por essas e outras que talvez seja hora de começar a considerar os convites que aparecem durante os dias da semana - e até aquelas propostas que seu 'eu do passado' não pensaria duas vezes em aceitar por ser fora da zona de conforto. O novo pode até dar medo, mas a alegria das pequenas conquistas e das surpresas que um bar em plena terça pode trazer compensam.

Ensinar algo novo para alguém


Foto: Shutterstock

É comum não perceber que diversas ações que já fazemos no automático, como acessar o e-mail ou mexer nas redes sociais, podem ser difíceis para alguém, como idosos e pessoas de classes sociais menos favorecidas. E talvez passe despercebida a importância que você pode ter na vida de alguém ao ensinar algo básico. Vamos mudar a vida de um ser humaninho por aí? :)

Fazer mais coisas sozinho(a)


Foto: Shutterstock

Esse fato é duro, talvez até cruel, mas a verdade é que todos morrem sozinhos. Sendo assim, é visível que você não depende de ninguém para ir ao cinema ver um filme, assistir a um show ou experimentar um prato diferente em um restaurante que você gosta. Nós somos a nossa melhor companhia, somos por inteiro, e quando outras pessoas entram em nossa vida é para somar.

Aprender a controlar os gastos


Foto: Shutterstock

Uma viagem, um curso, um conforto a mais para a sua qualidade de vida...existem tantas coisas que se tornam possíveis a partir do momento que determinada quantia é poupada. Será que você precisa mesmo dessa blusa? Desse acessório? Seguir uma moda que nem é tão a sua cara? Se conscientizar financeiramente pode, inclusive, determinar o seu futuro!

8 produtos de beleza que vão revolucionar sua maquiagem e cuidados com a pele

Item que promete um preenchimento labial natural, esponja esfoliante e maquiagens coringas para o dia a dia

9 livros sobre autoaceitação que vão te ensinar muito sobre amar a si mesmo

Uma lista de ouro para se sentir melhor consigo mesmo e levar a vida de um jeito mais leve

9 livros para começar 2019 com o pé direito

Histórias reais, de suspense, romance e até para melhorar suas finanças durante o ano

Por Redação Oba Oba

Atualizado em 9 Jan 2019.