O sangue latino mostra sua arte

As diversas formas artísticas produzidas pelos povos latinos vão estar presentes em São Paulo até o próximo dia 31 de agosto. A Mostra Sesc de Artes – Latinidades vai trazer artistas latinos de várias áreas para celebrar a riqueza criativa da latinidade.

Universos artísticos como a música, as artes visuais, a literatura, o teatro, o cinema, a dança e até a gastronômia estarão presentes nesse grande evento que vai trazer artistas de 22 países latinos. A Mostra tem o intuito de enaltecer as experiências artísticas contemporâneas, através de trabalhos que jamais foram apresentados no Brasil. Tudo para ressaltar o enorme potencial cultural dos povos latinos.

No campo da música estarão presentes nomes como o cantor argentino Fito Paez, que no dia 20 se apresenta no Sesc Vila Mariana ao lado de Frejat. No dia 23 Fito faz show no Sesc Santo André, junto com o ex-Titã Nando Reis. O cantor argentino é um admirador confesso da música brasileira. Ele já se apresentou no Brasil em outras ocasiões.

Um dos principais objetivos da Mostra Latinidades é viabilizar uma ponte entre os elementos culturais latinos tradicionais e os contemporâneos. Um exemplo dessa ponte será a apresentação conjunta do Sr. Coconut, grupo de música eletro-acústica liderado por um DJ alemão e que conta com integrantes da Venezuela e do Chile, junto com o Bajo Fondo Tango Club, outro grupo que mistura música eletrônica a sons latinos clássicos, e com os brasileiros do Anvil FX. Esses três grupos devem mostrar uma mistura surpreendente, associando os tradicionais estilos da música latina, como o tango, o mambo e a rumba, à linguagem moderna da música eletrônica. O show rola no dia 20 na Choperia do Sesc Pompéia.

Outro nome de destaque que se apresenta na Mostra é a cantora mexicana Lila Downs. Ela ficou conhecida pela participação, ao lado de Caetano Veloso, na trilha sonora do filme Frida, que concorreu ao Oscar. A cantora se apresenta acompanhada por instrumentos pré-hispânicos e mexicanos. Jazz, gospel e até hip hop à moda mexicana são alguns dos estilos que influenciam Lila Downs, considerada uma das principais cantoras latinas da atualidade. Ela faz shows no dia 29 no Sesc Santo André e nos dias 30 e 31 no Sesc Pompéia.

Cinema, teatro e dança serão apresentados em diversas unidades do Sesc até o dia 31 de agosto. Filmes dos diretores Glauber Rocha e Luis Bruñel fazem parte da programação da mostra de cinema Olhares Sobre a América Latina. Nomes como Paulo Lins, autor do livro Cidade de Deus, e o sociólogo francês Edgar Morin, ministrarão palestras relacionadas ao tema da Mostra.

Será uma rara oportunidade para se conhecer o que a cultura latina está produzindo em termos de arte.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme

10 presentes diferentes para agradar o mozão no Dia dos Namorados

Pra fazer bem bonito nesta data especial e aumentar a barrinha do amor através de alguns mimos

6 dicas infalíveis para se sair bem na arte de paquerar no Instagram

Já que a rede social está ali disponível e dando bobeira, partiu flertar online

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Atenção foliões: saiba como substituir o glitter feito de microplásticos por um que não agrida o meio ambiente!