O sangue latino mostra sua arte

As diversas formas artísticas produzidas pelos povos latinos vão estar presentes em São Paulo até o próximo dia 31 de agosto. A Mostra Sesc de Artes – Latinidades vai trazer artistas latinos de várias áreas para celebrar a riqueza criativa da latinidade.

Universos artísticos como a música, as artes visuais, a literatura, o teatro, o cinema, a dança e até a gastronômia estarão presentes nesse grande evento que vai trazer artistas de 22 países latinos. A Mostra tem o intuito de enaltecer as experiências artísticas contemporâneas, através de trabalhos que jamais foram apresentados no Brasil. Tudo para ressaltar o enorme potencial cultural dos povos latinos.

No campo da música estarão presentes nomes como o cantor argentino Fito Paez, que no dia 20 se apresenta no Sesc Vila Mariana ao lado de Frejat. No dia 23 Fito faz show no Sesc Santo André, junto com o ex-Titã Nando Reis. O cantor argentino é um admirador confesso da música brasileira. Ele já se apresentou no Brasil em outras ocasiões.

Um dos principais objetivos da Mostra Latinidades é viabilizar uma ponte entre os elementos culturais latinos tradicionais e os contemporâneos. Um exemplo dessa ponte será a apresentação conjunta do Sr. Coconut, grupo de música eletro-acústica liderado por um DJ alemão e que conta com integrantes da Venezuela e do Chile, junto com o Bajo Fondo Tango Club, outro grupo que mistura música eletrônica a sons latinos clássicos, e com os brasileiros do Anvil FX. Esses três grupos devem mostrar uma mistura surpreendente, associando os tradicionais estilos da música latina, como o tango, o mambo e a rumba, à linguagem moderna da música eletrônica. O show rola no dia 20 na Choperia do Sesc Pompéia.

Outro nome de destaque que se apresenta na Mostra é a cantora mexicana Lila Downs. Ela ficou conhecida pela participação, ao lado de Caetano Veloso, na trilha sonora do filme Frida, que concorreu ao Oscar. A cantora se apresenta acompanhada por instrumentos pré-hispânicos e mexicanos. Jazz, gospel e até hip hop à moda mexicana são alguns dos estilos que influenciam Lila Downs, considerada uma das principais cantoras latinas da atualidade. Ela faz shows no dia 29 no Sesc Santo André e nos dias 30 e 31 no Sesc Pompéia.

Cinema, teatro e dança serão apresentados em diversas unidades do Sesc até o dia 31 de agosto. Filmes dos diretores Glauber Rocha e Luis Bruñel fazem parte da programação da mostra de cinema Olhares Sobre a América Latina. Nomes como Paulo Lins, autor do livro Cidade de Deus, e o sociólogo francês Edgar Morin, ministrarão palestras relacionadas ao tema da Mostra.

Será uma rara oportunidade para se conhecer o que a cultura latina está produzindo em termos de arte.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 hábitos que têm o poder de mudar o seu ano completamente

Uma magia que só hábitos saudáveis podem oferecer

7 livros impressionantes que estão entre os mais vendidos de 2018 e você precisa ler

Ótimas leituras para começar 2019 inspirado nos best sellers que bombaram ano passado

9 livros para começar 2019 com o pé direito

Histórias reais, de suspense, romance e até para melhorar suas finanças durante o ano

Horóscopo 2019: confira as previsões astrológicas de cada signo para o próximo ano

As boas novas, os pontos para ficar atento(a) e as surpresas que vêm por aí

Saiba como plantar cactos coloridos em casa e ter um jardim alegre

Um passo a passo completo para criar um jardim de cactos exóticos

15 livros incríveis e envolventes para quem está afim de uma boa leitura

Obras que vão conquistar o coração até de quem não é muito viciado em livros

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.