Rio Parade 2003

Está marcado para o dia 19 de janeiro, véspera do feriado de São Sebastião da Cidade Maravilhosa, a primeira edição de um verdadeiro carnaval de música eletrônica que acontecerá, à princípio, na orla do Rio de Janeiro. O evento é a versão carioca do Love Parade de Berlim ou do Street Parade de Zurique, onde dezenas de trios elétricos (que os gringos chamam de love mobiles) marcham pela cidade, com DJ´s tocando diferentes vertentes da música eletrônica e arrastando um público de mais de 1 milhão de pessoas.

O evento, que acontece também na Espanha, Itália, França, Áustria, Israel, Africa do Sul e até na China (será?), tem como emblema a idéia de paz, amor e tolerância. É, de fato, a celebração da face de "movimento hippie" que existe na cultura eletrônica, só que através da catarse coletiva ao som da e-music e do amor sem fronteiras. Como a música eletrônica é totalmente globalizada, o movimento ganha contornos de mobilização mundial em torno desses valores contemporâneos.

A idéia de trazer o evento para o Rio partiu do DJ suíço AJ Crypt (batizado Adrian Halter) e já foi incorporada pelo empresário Roberto Medina do Rock in Rio. Ele planeja trazer cerca de 120 DJ´s em 30 trios elétricos para a festa e reunir cerca de 500 mil pessoas na orla de Copacabana, começando às 16h no Leme e indo até o Posto 6. E a produção segue a todo vapor.

Porém, recentemente o prefeito César Maia parece ter voltado atrás nas combinações da Prefeitura com a organização do evento e resolveu botar água no chopp do povo. César baixou um decreto proibindo que as secretarias dêem licença para a realização do evento na orla de Copacabana. A justificativa teria sido um possível nó no trânsito que o evento poderia acarretar. Foram oferecidos o Autódromo de Jacarepaguá, ou mesmo a avenida Presidente Vargas para sediar o evento.

Enquanto a produção corre atrás do tempo para reverter a decisão do prefeito, estão marcadas um monte de festas de "esquenta tamborins" para o Rio Parade 2003. Confira as datas abaixo. Fala-se nos bastidores que o prefeito deve voltar atrás e liberar o evento - assim espera-se - uma vez que não tinha idéia da repercussão mundial a parada teria na terra do carnaval. Alguns falam que poderá acontecer no Aterro do Flamengo, uma pena, no entanto.

Party Tournée Rio Parade 2003

29.11.02 Josefine Belo Horizonte (MG) Brazil
07.12.02 Divina Taubaté (SP) Brazil
12.12.02 Fashion Club Recife (PE) Brazil
13.12.02 Fashion Club Brasilia (BR) Brazil
14.12.02 Fashion Club João Pessoa (PB) Brazil
14.12.02 Bunker Rave Rio de Janeiro (RJ) Brazil
14.12.02 Fulltronic Porto Alegre (RS) Brazil
19.12.02 Seven Joinville (SC) Brazil
28.12.02 Ideal Rio de Janeiro (RJ) Brazil

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Aplicativo lança serviço de passeios para pets com funções de agendamento e monitoramento do trajeto

A DogHero ainda seleciona as melhores pessoas para cuidar do seu cãozinho com muito amor

10 produtos criativos e inovadores que vão revolucionar a sua vida

De tênis que amarra sozinho a canudo de vidro e acessórios impressos em 3D

5 escritores contemporâneos para seguir nas redes sociais e se inspirar

Sentimentos, crises, autoestima e amor próprio são alguns dos temas que

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme