Sexo Virtual, uma prática cada vez mais comum

Também chamado Cybersexo, ele tem feito parte da rotina de jovens solteiros e apaixonados.

Curiosidade. Esse é o principal motivo que leva cada vez mais internautas a aderirem ao cybersex, de acordo com a psicóloga Luciana Nunes, do Instituto PsicoInfo. Para doutora Nunes, "cybersexo é toda e qualquer atividade sexualmente online orientada para satisfazer os desejos ou fantasias eróticas". Ou seja, se você simplesmente teclou algumas sacanagens, viu algum vídeo de pornografia em tempo real ou fez um strip-tease via webcam, já cometeu coito internético. "Antes acreditávamos que os internautas se envolviam nisso pela satisfação sexual, mas estudos demonstram que o motivo - de início - é a curiosidade. Porém, o fator que leva à prática do cybersexo é mesmo a evasão do estresse emocional relacionado ao dia-a-dia", revela a especialista.

O sexo virtual pode parecer frio aos que não o conhecem, mas, para quem pratica, o negócio é passa longe de uma relação frígida. É o que diz a jovem publicitária Alice, 29, (que aderiu à prática com o namorado que mora na Europa): "É claro que ao vivo é muito melhor, mas essa foi a forma que encontramos para continuar esquentando nossa relação mesmo estando longe". Alice e seu parceiro se veem durante o ato e, além disso, teclam, falam e exprimem seus sentimentos sobre as diversas ferramentas disponíveis na internet. "Isso nos possibilita ficar mais próximos de alguma forma... Santo Skype!", ela brinca. Mas existe sim um aspecto que Alice considera o sexo virtual e o real semelhantes: faria com algum estranho? "Jamais faria com quem não conheço! Fazemos isso porque nos amamos e porque queremos manter um lance de desejo e de sedução. Não faz sentido ter esse tipo de relação sem gostar, sem conhecer a pessoa e sem saber como é na vida real", completa .

Para o engenheiro químico Douglas*, 36, é diferente. "Já fiz sexo online com duas namoradas, mas acho que com quem não conheço é bem melhor. Tem esse negócio de não saber como a pessoa é e eu gosto mesmo é disso", afirma. Douglas - que usa nomes de alguns personagens famosos como Super Homem e Wolverine para entrar em chats - acredita que somente teclando ou ouvindo a voz (sem ver quem está do outro lado) é mais excitante. E até agora, segundo os estudos da psicóloga Luciana, é exatamente assim que funciona. "O anonimato faz com que o internauta possa vivenciar ´personas´ ou se expor sem que mostre sua verdadeira identidade. Nesse tipo de relacionamento, não há a preocupação com a auto-percepção da imagem ou de características não desejadas e, além disso, é possível expor fantasias e desejos reprimidos sem ser julgado. Ser anônimo, nesse caso, é sinônimo de ser livre", defende-se o Don Juan cibernético.

Pelo visto, com todas suas diferenças e avanços (?) em relação à vida real, o cybersex ainda esbarra no velho dilema da guerra do sexos: eles querem prazer, elas querem amor. E não há máquina que mude isso! *O entrevistado optou por não revelar seu verdadeiro nome.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Cães recebem como nome os erros mais procurados do buscador a fim de dar mais visibilidade à adoção

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

De jogos de bebida a spa em casa, qual tem mais a sua cara?

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Foliões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Olinda podem contar com a ajuda do app para se localizar

10 hábitos que têm o poder de mudar o seu ano completamente

Uma magia que só hábitos saudáveis podem oferecer

7 livros impressionantes que estão entre os mais vendidos de 2018 e você precisa ler

Ótimas leituras para começar 2019 inspirado nos best sellers que bombaram ano passado

9 livros para começar 2019 com o pé direito

Histórias reais, de suspense, romance e até para melhorar suas finanças durante o ano

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.