Tributos a Bob Marley agitam Rio e São Paulo

No dia 06 de Fevereiro de 1945 nasceu na Jamaica, Bob Marley. Naquela época o mundo ainda não sabia que aquele garoto negro viria ser um dos maiores mitos da reggae music mundial. Ainda adolescente, mudou-se para Trenchtown, uma favela nos arredores de Kingston.

Foi lá que o rei do reggae montou sua primeira banda, os Wailers, formada por Bob, seu meio-irmão Bunny Livingstone, Beverly Kelso, Junior Braithwaite e Peter Tosh.

Porém, Bob decidiu abandonar a banda e ir para os Estados Unidos morar com sua mãe, onde ficou por apenas 8 meses. Quando voltou à Jamaica encontrou sua antiga banda imersa na filosofia Rastafari. Não demorou para que Bob se envolvesse profundamente com a religião de modo que ela teve enorme influência em sua arte, o que resultou em músicas espirituais e sociais.

Após muitos anos de luta a carreira da banda finalmente decolou, os Wailers foram à Suécia e depois para Londres, onde divulgavam ostensivamente seu trabalho através de turnês pela Inglaterra e os Estados Unidos. Mas os empresários logo perceberam que o The Wailers abrindo shows poderiam representar prejuízo para a atração principal.

Em 1980, quando foi acometido por um câncer virulento que se espalhou pelo corpo todo, o astro tinha a sua carreira mais do que consolidada. Era famoso no mundo inteiro e havia lançado mais de dez discos. Não resistindo a doença o Rei do Reggae morreu no dia 11 de maio de 1981.

Em homenagem aos 22 anos da morte do Rei muitos tributos são realizados em todo o Brasil e o !Obaoba separou alguns para quem gosta de curtir um reggae. O primeiro vai rolar neste sábado (17), em Vinhedo, a 40 minutos de São Paulo. O evento chama-se 22 anos sem Bob Marley e terá participação das bandas Natiruts, Planta & Raiz, Raízes Rasta, Expressão Regueira, Sensimilla, Reggae Spirit, I on I e Regueiros Brasileiros . Serão 12 horas de música no maior festival já realizado em toda a região.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, vai rolar outro Tributo também este sábado, (17), o Festival de Reggae e Forró que terá como atrações as bandas Bob Marley and The Wailers Cover, Vell Rangel, Unidade Punho Forte, Força da Gravidade e Raiz do Sana. Além da reggera estará rolando um festival de forró com a participação do Trio Pé de Serra, Trio Potiguá, Trio Nó cego e Banda Saruê .

. Para quem mora em Porto Alegre vai ter show doTribo de Jah no Opinião, o grupo irá apresentar o novo trabalho Tribo de Jah, 15 anos, que reúne os sucessos do grupo. Aproveitem!!!

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme

10 presentes diferentes para agradar o mozão no Dia dos Namorados

Pra fazer bem bonito nesta data especial e aumentar a barrinha do amor através de alguns mimos

6 dicas infalíveis para se sair bem na arte de paquerar no Instagram

Já que a rede social está ali disponível e dando bobeira, partiu flertar online

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Atenção foliões: saiba como substituir o glitter feito de microplásticos por um que não agrida o meio ambiente!