Vinte anos de sobrevivência!

Após anos tentando sobreviver aos trancos e barrancos, o Circo Voador está de volta com uma programação pra lá de especial comemorando seus 20 anos de existência. Os shows de comemoração acontecem nos finais de semana do mês de outubro, na Fundição Progresso, na Lapa e terá presenças importantes de quem fez a história do Rock.

O primeiro a subir no palco será Nando Reis, no dia 04/10 e após o show a festa continua com o DJ Andread mandando rock, reggae e MPB pra galera na pista 1 e com o DJ Xeleleu juntamente com alguns Trios de forró Pé de Serra fazendo a pista 2 virar um arrastapé. No dia seguinte, é a vez de Frejat mostrar o repertório de sua carreira solo pra galera.

Pra quem não conhece a história, o Circo Voador é um audacioso misto de centro cultural e comunitário, aberto a todas as formas de manifestações artísticas e educacionais que foi concebido em janeiro de 1982 pelo Perfeito Fortuna e montado na Praia do Arpoador, para chacoalhar a cena carioca com apresentações de astros da MPB, como Chico Buarque e Caetano Veloso, e de (até então) novos grupos de rock, como Blitz e Barão Vermelho.

Três meses depois de instalado, o Circo foi despejado da Praia. Nesse meio tempo, entrava no ar a mais poderosa aliada do Circo voador: a rádio roqueira Fluminense FM, que através de seus fracos sinais, fazia os ouvintes felizes colocando no ar fitas demo de grupos iniciantes, como Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, formando um público fiel e fazendo com que o rock se nacionalizasse.

A tabelinha entre Circo Voador e Fluminense FM deu tão certo que em outubro de 82 o Circo se instalou na Lapa com um projeto chamado Rock Voador, onde os ouvintes da Fluminense tinham a chance de ver nos palcos o show dos grupos que a rádio tocava.

Tudo ia de vento em popa quando em 1996, o Circo teve seu alvará cassado. Diz que o rolo todo se deve ao fato do prefeito eleito Luiz Paulo Conde ter ido comemorar sua vitória no meio de um show dos Ratos de Porão e Garotos Podres e naturalmente ser vaiado pelos punks presentes.

Agora em 2002,após ter sido considerado Área de Proteção do Ambiente Cultural dos Arcos da Lapa, o Circo se prepara para ser reaberto com uma nova proposta arquitetônica, com o apoio e a participação de movimentos sociais e estudantis, músicos e artesãos, de movimentos teatrais e da Associação de moradores da Lapa.

Se você também quer fazer parte de um dos movimentos mais importantes da história do rock nacional, confira os shows de comemoração dos 20 anos de Circo Voador na nossa agenda e vá até a Fundição curtir muito essa história.

Atualizado em 19 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Aplicativo lança serviço de passeios para pets com funções de agendamento e monitoramento do trajeto

A DogHero ainda seleciona as melhores pessoas para cuidar do seu cãozinho com muito amor

10 produtos criativos e inovadores que vão revolucionar a sua vida

De tênis que amarra sozinho a canudo de vidro e acessórios impressos em 3D

5 escritores contemporâneos para seguir nas redes sociais e se inspirar

Sentimentos, crises, autoestima e amor próprio são alguns dos temas que

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

9 contas divertidas para alegrar o seu feed do Instagram

Perfis engraçadinhos, bonitos e até inspiradores para deixar o dia mais leve

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme