Conheça Millie Brown, a artista que vomitou na Lady Gaga

A artista britânica causa polêmica ao criar arte com vômito e tinta; saiba mais!.

No mundo da arte performática tudo pode acontecer. E em uma era na qual o desafio de inovar é cada vez mais difícil, alguns artistas se destacam. É o caso da brintânica Millie Brown, que usa uma técnica nada ortodoxa para compor os seus trabalhos. Invocando o dripping de Jackson Pollock, ao invés de usar tintas e pincéis, Brown utiliza o próprio corpo, vomitando líquido colorido sobre a tela.

+ Assista ao vídeo de Millie Brown vomitando em Lady Gaga
+ Conheça as gigantes esculturas realistas de Ron Mueck
+ Tom Eckert e suas esculturas de madeira
+ Conheça o canl de Cultura do Portal ObaOba

Uns torcem o nariz, outros acham fantástico. A questão é que a artista conquistou o seu lugar no mundo da arte contemporânea, expondo em importantes galerias inglesas e faturando mais de 1000 libras por quadro. Recentemente, se apresentou ao lado de Lady Gaga, no festival SXSW, o que rendeu ainda mais marketing em torno de sua persona – sim, ela vomitou em cima da cantora. Almas gêmeas? Revolucionário ou não, a questão é que o método de Brown é, no mínimo, interessante. Ficou curioso? A gente te conta um pouco mais da artista. Se liga!   

 

Bom, você já sabe que ela vomita sobre a tela - literalmente. Mas não faz mal para a saúde da coitada? Como isso, Brasil? O líquido usado por Brown nada mais é que leite de soja com corante. Entre uma performance e outra, existe um espaço de, pelo menos, um mês e sabe-se, também, que ela chega a ficar dois dias sem comer antes de colocar a ação em prática. "É definitivamente não recomendado forçar o corpo desse jeito, mas eu geralmente levo uma vida saudável, então acho que isso balanceia o resto". Isso é ela quem explica, em entrevista ao Daily Mail. A comunidade médica chora.  

Millie Brown 

E a galera dos transtornos alimentares também. Seria isso uma ode à bulimia? Quem não gostou nada nada disso foi Demi Lovato, e fez questão de deixar bem claro: glamorizar uma doença? Desnecessário. Brown se defende. Em entrevista à Noisey, ela diz:

"Nós não glamorizamos nada. Todas as minhas performances são destinadas a inspirar os espectadores a questionarem o conceito de beleza clássica e feminilidade. Eu acho que há uma diferença óbvia entre usar meu corpo para criar algo bonito e de me expressar, em vez de usá-lo para prejudicar a mim mesma e estar de acordo com os padrões da sociedade. Meu trabalho se rebela contra os padrões! Eu entendo como isso pode se desencadear para alguns, mas como artista eu não posso me censurar para manter todos felizes". 

Não quero defender nenhum lado, mas meio acho que ela arrasou. This is art, baby!  

Millie Brown

Nascida na Inglaterra, passou boa parte da infância na Espanha e no sul da França, seguindo o lifestyle meio gipsy meio boêmio dos pais. De rebelde punk a estudante de intercâmbio em L.A., Brown se encontrou na arte, aos 17, iniciando a sua jornada na performance e audiovisual. 

Millie Brown

Toda essa história de vomitar arte, literalmente, começou em 2005, e desde então foi ganhando seu espaço na mídia. Foi a própria Lady Gaga que ajudou com isso, já que a performance do SXSW não foi a primeira parceria das duas. Em 2010, Brown participou do Exorcist Interlude, vídeo da Mother Monster para a turnê The Monster Ball. Adivinha o que ela fez? Vomitou, é claro. Ah, depois tem a Gaga comendo um coração fake, mas isso não vem ao caso.

Millie Brown

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

7 dicas de livros incríveis que vão acalmar o seu coração

Obras que falam sobre sentimentos, problemas cotidianos e sobre 'estar tudo bem' em ser você mesmo (a)

Conheça as rainhas de bateria do Carnaval 2017 no Rio de Janeiro

Saiba quem será a rainha de bateria da Portela, Mangueira, Salgueiro e das outras grandes escolas neste carnaval!

Confira 11 programas divertidos - e gratuitos - para aproveitar a Avenida Paulista aberta aos domingos

O programa "Rua Aberta" tem se mostrado uma ótima iniciativa!

7 instalações de arte ao redor do mundo que são de tirar o fôlego

Alguns artistas não medem esforços para criar grandes obras

Confira 10 documentários nacionais que vale a pena assistir

Projetos que vão além da face "bonita e moldada" do país

7 livros que quem quer emagrecer - e fazer uma reeducação alimentar - tem que ler

Um empurrãozinho pra se alimentar com mais prazer e sem culpa

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.