7 sabores de cerveja que vão revolucionar seu paladar

Tem cerveja com toque de rapadura, de pimenta e muito mais. Vem ver!.

Não é novidade pra ninguém que a cerveja é uma das grandes paixões do brasileiro, certo? É aquela bebida que não tem hora e nem lugar – vai bem tanto no fim da tarde, pra dar aquela relaxada, quanto no almoço, acompanhando aquele prato que você tanto gosta.

+ 11 razões para você gostar (mais ainda) de vinho
+ Tá de dieta? Confira os drinks menos calóricos e dicas para não passar vontade

E por falar em harmonização, a variedade de sabores de cervejas existentes hoje no mercado é surpreendente. É possível encontrar exemplares para todos os gostos e casá-las com os mais variados pratos.

Pensando nisso, fizemos uma lista com cervejas que vão revolucionar o seu paladar. São sabores diferentes e surpreendentes que você precisa conhecer. Confira!

Bock

Image and video hosting by TinyPic

A Bock é uma cerveja avermelhada de baixa fermentação e alto teor alcoólico, da família das Lager. Em sua composição encontram-se maltes de Viena e Munique. Com paladar adocicado e aroma levemente tostado, é uma cerveja encorpada, originalmente produzida em monastérios, especialmente para festas religiosas. Ela harmoniza com queijos fortes, carne de porco, salsichas alemãs e até mesmo com sobremesas à base de chocolate.

Dry Stout

Image and video hosting by TinyPic

Essa cerveja de origem inglesa e coloração escura possui aroma proeminente de café e malte, seguido por uma leve nota de chocolate e cacau. Sua coloração transita do preto ao marrom, com um colarinho bege bem espesso e cremoso. No paladar, é uma cerveja macia e cremosa, com um final seco, que lembra o café, e caráter flutuante entre o doce e o amargo, que remete ao chocolate. Esse tipo de bebida vai muito bem com frutos do mar, embutidos e pratos mais encorpados, como o chili e a feijoada.

Duchesse de Bourgogne

Image and video hosting by TinyPic

Da família Sour Ale, essa cerveja belga da vertente Flanders Red Ale é delicada e possui o equilíbrio entre acidez e dulçor. A Duchesse é conhecida por ter as notas mais vinificas dentre as cervejas, sendo possível perceber tons de frutas secas, melaço e balsâmico em sua composição. Harmoniza com caldos, sopas, queijos fortes e até mesmo algumas sobremesas mais cítricas. Esse tipo de cerveja “azeda” é relativamente novo no Brasil e vem surpreendendo os paladares dos amantes da bebida.

Hop Arabica

Image and video hosting by TinyPic

Já pensou juntar duas paixões do brasileiro em uma só bebida? É isso que essa cerveja te proporcionará: a mistura do café Arábica com a cerveja. Nascida de uma parceria entre uma cervejaria e um café, essa America Pale Ale de cor cobre é uma bebida leve e refrescante. Os lúpulos frutados de sua composição conferem um toque cítrico e floral à bebida, o que contrasta com a acidez do café, gerando uma bebida única e diferente de tudo o que você já provou. A Hop Arabica harmoniza bem com carnes grelhadas, hambúrgueres, queijos cremosos e até mesmo com feijoada.

Cerveja com rapadura

Image and video hosting by TinyPic

No intuito de explorar sabores regionais, a cervejaria paulista Colorado resolveu revolucionar o sabor da cerveja acrescentando rapadura artesanal em suas misturas – e pode-se dizer que acertaram em cheio! Desse “experimento” nasceram duas marcas deliciosas:

  • Indica: trata-se de ume cerveja forte e escura, do tipo India Pale Ale´. Tem o teor alcóolico de 7% e um gostinho de rapadura ao fim do gole. Possui aroma e amargor bem marcantes e harmoniza bem com carne de caça, queijos fortes e pratos picantes.

  • Vixnu: essa Imperial IPA nasceu da mistura de lúpulos com a já conhecida rapadura, o que garante um equilíbrio entre o sabor do malte e do maracujá. É uma cerveja mais forte (seu teor alcóolico é de 9,5%), com aroma bem marcante e amargor acentuado. É boa para acompanhar queijos fortes e carnes secas.

Eisenbahn 5

Image and video hosting by TinyPic

Essa Amber Lager de coloração cobre foi criada especialmente para comemorar 5 anos da cervejaria Eisenbahn. Possui um aroma bem marcado de lúpulo e um paladar que mescla o caramelo, malte, pão e lúpulo. Bem amarga, ela vai muito bem com hambúrgueres, carne de porco, grelhados, queijos azuis, aperitivos e até mesmo com peixes e frutos do mar.

Coruja Labareda

Já pensou em tomar uma cerveja picante, marcada pelo ardente da pimenta? A Labareda te proporcionará isso. Essa Spice Beer de coloração âmbar possui aroma maltado e defumado. Seu sabor é, inicialmente adocicado, seguido de um amargor sutil e com um final equilibrado com uma picância bem marcada. Para aproveitar ao máximo o sabor dessa bebida, ela deve ser harmonizada com receitas que acomodem a sensação picante, como, por exemplo, derivados do leite.

Dentre tantas opções fica difícil escolher uma só, não é mesmo? Para você que gosta de trazer novas experiências ao seu paladar, essas são ótimas sugestões para começar!

Queremos saber a sua opinião sobre cada uma delas. Não deixe de nos contar abaixo, nos comentários!

Atualizado em 5 Ago 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 dicas e truques que vão facilitar a vida dos amantes da cerveja

Como não amar uma boa *gelada*?

8 motivos para amar beber tequila

Menos ressaca, menos caloria e mais saúde

7 maneiras inusitadas e deliciosas de fazer drinks com vodka

Conheça outros jeitos deliciosos e divertidos de consumir essa tão tradicional bebida

Aprenda a fazer drinks típicos de cada país que já venceu a Copa

Para acompanhar os jogos, nada melhor que um bom drink; aprenda 8 receitas!

Cinco passos para você fazer a sua própria cerveja

Estude, monte o seu laboratório e convoque os amigos para a produção

Conheça as bebidas alcoólicas mais fortes do mundo

8 gorós que servem para acender até churrasqueira

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Oba Oba

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Newsletter do Oba Oba
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.