9 filmes/documentários imperdíveis para quem gosta de música eletrônica

As histórias por trás de um dos ritmos mais amados ao redor do mundo.

O cenário eletrônico já passou por muitas fases, e com um histórico cultural tão amplo, é preciso investir em filmes e documentários que mostrem as diversas facetas do eletrônico, seja ele o estilo techno, house, EDM, trap, etc.

+ Festivais de música eletrônica e raves que acontecem no Brasil em 2016 
Sunset parties para curtir a estação do calor em São Paulo 
+ 8 baladas que abriram e outras que fecharam em São Paulo em 2015
  

Caso você queira saber mais sobre produção musical, festivais ou a cena urbana, temos boas dicas pra quem adora eletrônico, muito além das pistas de balada:

FILMES  

Música, Amigos e Festa 

Zac Efron interpreta Cole, um jovem de 23 anos que sonha em se tornar um DJ de sucesso. Ao ser apadrinhado por James, experiente e renomado profissional da área, ele começa a crescer e consegue ir aos poucos ganhando destaque no cenário eletrônico. Por mais clichê que o filme possa ser, a história no geral mostra bem como é a vida de um DJ e não gourmetiza tanto o assunto.

Assista ao trailer:

Human Traffic

O filme retrata a época dos anos 90 e a cultura dos clubes que gloriavam a música eletrônica. Um tanto quanto cômico, o foco segue em um grupo de jovens que vivem para festas durante os fins de semana. Buscando algo além da rotina chata e tediante de suas vidas normais, o grupo procura conforto nas músicas, drogas, clubes e outras ferramentas que os tirem do mundo pacato.

Assista ao documentário completo:

 

It's All Gone Pete Tong

Lançado em 2004, o longa conta sobre a vida de Frankie Wilde, um dos DJs mais requisitados de sua época e que acabou ficando surdo por seus excessos com drogas. O filme é um prato cheio de emoções fortes e não faltam cenas que mostram a luta e garra do DJ para superar seus problemas auditivos. Com depoimentos de DJs e produtores famosos, por exemplo, Tiësto e Carl Cox.

Assista ao trailer:

 

What Difference Dois it Make: A Film About Making Music

Por mais de 15 anos, o Red Bull Music Academy vem buscando por sons inovadores no cenário musical e este documentário fala um pouco sobre o que há por trás da equipe do projeto. Conheça toda a trajetória e o que inspira a equipe a encontrar novos artistas ao redor do mundo.

Assista completo aqui:

DOCUMENTÁRIOS  

O que é Nosso: Reclaiming the Jungle

Centrado na cultura paulistana, o domentário abre a visão sobre as festas gratuitas que acontecem na capital além de apresentar artistas que apoiam e organizam os eventos. O movimento vem mudando São Paulo e deixando a cultura cada vez mais acessível.

Assista completo aqui:

Real Scenes: Paris   

Publicado pelo Resident Advisor, o mini documentário aborda o cenário dos clubes em Paris em uma época onde jornais como o The New York Times Le Monde perderam a fé no cenário eletrônico francês. Mas ao mesmo tempo, as coisas estavam mudando culturamente e muitos produtores da época estavam em busca de alternativas para ressurgir das cinzas. 

Assista ao documentário completo:

Daft Punk Unchained 

Dirigido por Hervé Martin Delpierre, o documentário do duo Daft Punk é uma soma de entrevistas com depoimentos de artistas que já colaboraram com eles, por exemplo, Pharrell Williams, Kanye West e Giorgio Moroder. O Daft Punk é formado pelo luso-francês Guy-Manuel e pelo francês Thomas Bangalter. 

Contando um pouco da trajetória de mais de duas décadas do duo, que se tornou uma febre na França lá pelos anos 90, o projeto explora as criações antigas até as mais recentes do Daft Punk; e explica um pouco sobre como eles se tornaram um dos nomes mais conceituados dentro do cenário eletrônico.  

Baixe o documentário AQUI.

Under the Electric Sky

A produtora Insomniac mostrou com exclusividade os bastidores de um dos maiores festivais de cena eletrônica americana, o Electric Daisy Carnival. Mergulhando em uma produção 3D, o documentário explora a estrutura do festival além de mostrar um pouco sobre os diversos DJs que se apresentam durante o evento.

O próprio dono da produtora, Pasquale Rotella, aparece nas filmagens tomando algumas decisões importantes e explicando um pouco sobre como fazer o festival acontecer. O EDC Las Vegas é responsável por juntar mais de 300 mil pessoas e sua estrutura psicodélica é conhecida mundo afora.

Assista ao trailer:

 

Compre na Amazon AQUI.  

Too Old to be New Too New to be Classic

A independência da gravadora DFA foi transformada em um mini documentário feito pelo Red Bull Music Academy. Especializada por um estilo mais dance-punk, a gravadora já apostou e bombou com nomes como YACHT, LCD Soundsystem e Hot Chip. 

Assista completo AQUI:  

 

Atualizado em 5 Abr 2016.

Por Juliane Romanini
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

8 filmes com Adam Sandler que são surpreendentemente bons

Ator está sendo elogiado no festival de Cannes pelo drama “The Meyerowitz Stories”

10 petiscos que combinam perfeitamente com aquela maratona de filmes e seriados

O balde de pipoca vai ficar pequeno de tanta coisa gostosa que você vai querer provar.

13 filmes lançados em 2017 que talvez você não tenha ouvido falar - mas que são magníficos

Do bom drama ao suspense, sem deixar de lado obras estrangeiras que merecem destaque

Cinema de graça: 22 filmes para ver durante a Virada Cultural

"Grease", "Trainspotting" e "Donnie Darko" terão sessões gratuitas entre sábado e domingo

15 filmes do universo Marvel para ver na Netflix

“Capitão América: O Soldado Invernal” e “Thor: O Mundo Sombrio” já estão em cartaz no serviço de streaming

15 filmes da Netflix que são baseados em histórias reais e você não sabia

Histórias impressionantes que vão muito além da ficção do cinema!