Festival de Filmes Curtíssimos chega ao Brasil

O festival acontece neste final de semana, nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília.

Começa amanhã e vai até 26 de abril, no Rio de Janeiro e em Brasília, o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos . Esta é a segunda vez que o evento, uma compilação de filmes de no máximo três minutos, acontece no Brasil. Como nas edições anteriores, os filmes serão exibidos simultaneamente (às 16h, 18h, 20h e 22h, horário de Brasília) em 82 cidades de 17 países.

No Rio de Janeiro, o festival rola na cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna). Já na capital federal, o Cine Brasília recebe além das mostras nacionais e internacionais, oficinas de sensibilização do olhar para as artes, formação de olhar crítico para o cinema e a mostra "Palavras de Mulheres" - que exibe filmes feitos por mulheres ou que valorizem o universo feminino.

Para a mostra principal, todos os meios de captação de imagens foram aceitos. Os gêneros também ficaram a critério dos autores. Por isso, serão exibidos filmes de ficção, animações, documentários e experimentais, valorizando e respeitando a ideia de cada autor.

Já que o Festival tem um carácter competitivo, visibilidade e pretígio se tornam presentões aos vencedores. Nos filmes da mostra internacional, o público receberá cédulas para indicar o melhor. E para a mostra de curtas nacionais, o prêmio será entregue por um júri de formadores de opiniões, artistas e profissionais da área. O melhor filme produzido na capital federal receberá uma verba de R$ 15 mil da Moviecenter, para criar um filme que será exibido no Festival de Curtíssimos do ano que vem.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

13 filmes de terror atuais que estão na Netflix para assistir na sexta-feira 13

Produções focadas em espíritos malignos, psicopatas e banhos de sangue de arrepiar a espinha

Netflix: 12 filmes, séries e documentários para quem ama moda e beleza

Para quem quer se aprofundar mais ainda neste universo fashionista

15 séries atuais da Netflix para assistir debaixo das cobertas

Friozinho + maratona de séries = tem combinação melhor?

Mais de 35 filmes e séries que estreiam na Netflix em julho de 2018

O serviço de streaming traz para o catálogo filmes como 'Sobrenatural' e séries aguardadas, como 'Anne With An E', por exemplo

6 filmes da Disney que estamos ansiosos para assistir nos cinemas

O estúdio está com grandes lançamentos para 2019 e tem até produção inspirada em clássicos

6 séries fantásticas que não estão na Netflix e você precisa conhecer