Filmes sobre arte e moda que você tem que assistir

Para você que quer ter uma vida com mais cultura.

Está cansado da mesmice que passa na TV e nas telas do cinema? Então, não se preocupe, pois sempre há alternativas legais para você adquirir cultura se divertindo ao mesmo tempo com os filmes.

+ 10 filmes imperdíveis que você (provavelmente) ainda não conhece
+ Assista 10 clipes de músicas famosas inspirados em filmes cult
+ Conheça 7 livros sobre música que você tem que ler

Visando uma vida mais artística, o ObaOba resolveu fazer uma seleção com os melhores filmes sobre arte e moda, para você arrasar quando for conversar com aquele seu amigo mais cult. Tome nota:

Frida (2003), de Julie Taymor

O filme dirigido por Julie Taymor retrata a arte genial da mexicana Frida Kahlo e como ela tornou-se um mito, além de seus vários relacionamentos amorosos, com homens e mulheres, entre eles o pintor Diego Rivera e Leon Trotski. O filme também traz uma das melhores atuações da atriz Salma Hayek, no grande papel de Frida.

Moulin Rouge (2001), de Baz Luhrmann

A clássica película conta a história de Christian, um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que decide se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá, ele recebe o apoio do pintor Henri de Toulouse-Lautrec, filho de família rica, que era presença constante no famoso cabaret, onde desenhava as dançarinas, o grande tema de sua obra. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine, interpretada por Nicole Kidman, a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Van Gogh (1991), de Maurice Pialat

Entre as várias biografias do pintor holandês e mestre do impressionismo, a versão de Maurice Pialat é sem dúvidas a melhor. O filme retrata os últimos 67 dias de vida de Van Gogh, interpretado por Jacques Dutronc, em 1890 quando se muda para os arredores de Paris para tratar-se, mas acaba se matando.

Caravaggio (1986), de Derek Jarman

A linda biografia do pintor italiano Michelangelo da Caravaggio, um dos maiores nomes do Renascimento, apresenta ao espectador aspectos da vida do artista, que vão desde a infância e decepções no início da carreira até a sua sexualidade, relação com o poder e com modelos, tudo que definiu a sua obra.

Os Amores de Picasso (1996), de James Ivory

Em 1943, o famoso pintor Pablo Picasso, interpretado brilhantemente por Anthony Hopkins, no auge de sua carreira convida a jovem Françoise Gilot, de 23 anos, para morar com ele. Os dois vivem 10 anos juntos, têm dois filhos, mas a infidelidade explícita do artista acaba por destruir a relação. Fantástico!

Pollock (2000), de Ed Harris

Interpretado pelo próprio diretor, o filme reproduz a história de Jackson Pollock, o primeiro grande artista plástico norte-americano, que de querido da imprensa cai em depressão e num comportamento contra si mesmo, entra numa espiral decadente destruindo o seu casamento, a promissora carreira e a própria vida.

Basquiat - Traços de uma Vida (1996), de Julian Schnabel

O filme mostra como o jovem artista de rua Jean Michel Basquiat, um dos maiores de todos os tempos, em 1981 foi descoberto por Andy Warhol e teve uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Só que esse sucesso repentino e inesperado teve um preço muito alto. Ótimo filme e ótima atuação de David Bowie como Andy Warhol.

Sabrina (1954), de Billy Wilder

Não tem como falar de moda e arte no cinema sem citar Audrey Hepburn e o famoso vestido Givenchy branco usado por Sabrina na festa dos Larrabee. Na comédia romântica, Sabrina e David vão se casar, mas se o provável casamento acontecer uma lucrativa fusão ficaria prejudicada. Assim, para o bem dos negócios da família, o irmão de David e empresário decide intervir, mas também acaba se apaixonando pela moça.

Blow Up - Depois Daquele Beijo (1966), de Michelangelo Antonioni

O filme preferido de nove a cada dez fotógrafos, conta a história de Thomas, um fotógrafo de moda que tira fotos indiscretas de um casal brigando no parque e, depois de ampliar as imagens, começa a pensar que fotografou um crime. O filme tem participação da super modelo alemã Veruschka e da cantora Jane Birkin.

Prêt-à-Porter (1994), de Robert Altman

A comédia de humor negro do diretor Robert Altman faz uma crítica à futilidade do mundo da moda e traz no elenco nomes como Sophia Loren, Marcello e Chiara Mastroianni, Anouk Aimée, Jean-Pierre Cassel, Kim Basinger, Julia Roberts, Forest Whitaker e mais aparições de Cher, Jean-Paul Gaultier, Carla Bruni, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Christy Turlington e quase todo mundo que era alguém no mundo da moda nos anos 90. Muito divertido!

Coco Antes de Chanel (2009), de Anne Fontaine

O longa conta parte da trajetória da célebre estilista francesa Gabrielle Chanel, criadora de peças que se tornaram ícones de elegância: o pretinho básico, a sapatilha bicolor e a bolsa de matelassê com alça de corrente são alguns exemplos. O filme mostra os anos de preparação de Chanel até chegar ao sucesso, partindo do momento em que ela é deixada em um orfanato na infância.

O Diabo Veste Prada (2006), de David Frankel

Um dos mais populares filmes sobre moda, o longa é uma adaptação do livro homônimo escrito por Lauren Weisberger, ex-assistente pessoal de Anna Wintour, editora da Vogue. No filme, Meryl Streep assume o papel enquanto Anne Hathaway vive a jovem jornalista que estagia e sofre bullying na revista.

Atualizado em 20 Mai 2014.

Por Leonardo Paladino
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

18 Filmes com finais surpreendentes que vão dar um nó na sua cabeça

De “Psicose” a “O Sexto Sentido”, relembre os finais mais imprevisíveis do cinema

Os 8 melhores reality shows para assistir na Netflix

Para aqueles dias em que você só quer passar o tempo com uma trama mais levinha!

10 séries estrangeiras para descobrir no catálogo da Netflix

Produções tão ricas quanto as americanas e britânicas - às vezes, até melhor

11 séries da Netflix que vão bugar o seu cérebro

De suspense a ficção científica - depois desses seriados, você não vai enxergar a vida do mesmo jeito!

11 filmes que estão concorrendo ao Oscar e merecem a sua atenção

Filmes com grandes diretores, atores renomados e roteiros pra lá de originais

26 novidades imperdíveis da Netflix para o mês de fevereiro de 2018

O mês chega com a esperada 'Altered Carbon', além do filme 'Mudo' e clássicos do cinema